origem
Eusébio +10: Portugal 2 - Irao 0: O jogo possivel

sábado, 17 de junho de 2006

Portugal 2 - Irao 0: O jogo possivel

Sobressaem deste jogo 3 ou 4 coisas. A primeira e' que equipas como o Irao deviam ser proibidas de jogar 'a bola. Ontem fiquei desapontado com o futebol agressivo (em termos de contacto fisico) do Mexico. Mas hoje foi demais. LEvamos mais cacetada que eu sei la'. Foi bom o Petit nao ter jogado de inicio ou tinhamos acabado o jogo com 10.

Mas em relacao 'a nossa equipa: Alguem me explique o que o Pauleta anda alia fazer? O homem nao participa no jogo, nao se faz 'a bola (passaram-lhe 2 em frente 'as trombas que era so' encostar e ele nem isso foi capaz de fazer). Depois ele queixa-se que as pessoas nao lhe dao credito e' que parece que so' marca golos a equipas como o Luxemburgo. Pauleta, amigo, ate' agora ainda nao provaste o contrario. E ao contrario de ti, se o Eusebio tivesse jogado algumas vez contra o Luxemburgo tinha marcado, so' ele, 7 golos. Para teres a certeza que isso aconteceria, ve so' o jogo de Portugal contra a Coreia de 66 e diz-me se alguma vez terias capacidade fisica e mental para tirar a equipa de um 3-0 ao marcar 4 (!!!) golos. Esta' tudo dito.

Depois o Costinha. Eu percebo a funcao dele no campo, e ate' pode ser que em forma ele seja dos melhores na sua posicao (o que me custa a acreditar), mas ele hoje pouco fez. E quando digo pouco fez e' no sentido de que se a funcao dele e' de servir como primeira barreira defensiva, houve muito ataque iraniano pelo meio... onde ele deveria estar... mas eu sou so' um adepto e pouco percebo de bola...

Por fim o Cristiano. Amigo, tu tens tudo para ser o melhor jogador do Mundo, mesmo tudo, mas o futebol e' um jogo simples. Joga-se em rapidez e com simplicidade, com combinacoes e triangulacoes com os outros medios e avancados. E ja' agora, quando se finta um defesa , nao e' preciso voltar atras e finta-lo outra vez. E outra vez. E outra vez. Ate' ele aprender a tirar-te a bola. Assim que passas o primeiro defesa cruza a bola, chuta, faz o que quiseres. Mas joga simples e ai sim, seras o melhor do Mundo.

Estou em crer que para o Mexico o 11 vai ser o mesmo. E' pena. Mas pode ser que tenhamos mais facilidade em jogar 'a bola com uma equipa que joga mais 'a bola e que querera' ganhar o jogo.

3 comentários:

Nuno disse...

Concordo. E embora hoje o Ronaldo não tenha jogado mal, porque teve um bocadinho mais juízo, também não jogou bem, aquela coisa de correr 5 metros para trás só para ter um gajo para fintar não lembra a ninguém. Mas pela facilidade de remate que o gajo tem, e até pelo jogo de cabeca, este gajo fazia um grandesíssimo segundo ponta-de-lanca. Aí sim, ele seria rapidamente o melhor do mundo.

Diogo disse...

mas e' mais nessa posicao que ele joga no Man U. Alias, foi por jogar mais por ai que o Ferguson o desafiou a marcar 15 golos. Mas Portugal nao me parece que tenha a mesma profundidade na equipa que o Manchester. Pelo menos nao a jogar em 4-2-3-1. Num 4-4-2 acho que seriamos muito mortiferos, com o Nuno Gomes e o Ronaldo la' na frente, o Deco e um medio mais defensivo no meio (Tiago ou Petit, por estarem em melhor condicao fisica), o Figo e o Simao nas alas. Mas isso sou eu a dizer...

Nuno disse...

... e isso implicaria que o casmurro do Scolari fizesse não uma mas algumas cinco alteracões relativamente à equipa que ele tinha decidido em 2003 para o Mundial de 2006. Ou seja, not gonna happen...