origem
Eusébio +10: Carta Aberta ao Papadopoulos

terça-feira, 6 de junho de 2006

Carta Aberta ao Papadopoulos

Papadopoulos, meu rapaz,

eu sei que te agrada a ideia de jogar no Benfica. Como tu disseste, "qualquer jogador" gostaria. O problema está mesmo aí, percebes? Na ordem. É que de "qualquer jogador" a "jogador-qualquer" não vai grande distância. E a malta não queremos "jogadores-quaisquer" no Benfica. Eu sei que é complicado entenderes este conceito quando pensas no King e no Hassan, no Nelo e no Tavares, no Luís Carlos e no Pringle, no Everson e no Alex, no Paulo Almeida e no Karadas. Eu sei, não é fácil, concordo contigo. Mas é também por causa destes exemplos que a malta está vacinada. E não leves a mal, tenho a certeza que és um bom rapaz e um gajo porreiro, e se calhar até tens jeito para dar uns pontapés na bola. Isto não é nada pessoal. Na verdade, e como a Carla achou que ontem fui muita bruto com o gajo que treina a equipa da FPF, hoje vou mostrar todo o meu lado pedagógico, assim quase ao estilo do que faziam os filósofos gregos da antiguidade.

Eu vou dizer isto para teu bem, Papadopoulos, meu rapaz. Tu não queres vir para o Benfica. Pensas que queres porque estás a partir das premissas erradas. E como o grande filósofo Aristóteles, também ele originário das mesmas paragens que tu mostrou, quando se parte das premissas erradas chega-se às conclusões erradas, por mais certo que esteja o raciocínio. Ou seja, Papadopoulos, meu rapaz, tu não és burro, só estás a ver a coisa de maneira transviada. Mas eu vou ajudar-te a perceber por que é que tu não queres ir para o Benfica. Vamos a isso:

- Portugal. Meu rapaz, tu não queres ir viver para Portugal. Aquilo está cheio de portugueses. É de tal maneira que nós os quatro basámos. Vê os jornais para perceberes o que meia-dúzia de tugas fazem à tal equipa da FPF na Alemanha, e imagina o que seria a coisa com muitos mais. Um desastre absoluto. Todos a cantar Nel Monteiro e Chiquita. O pânico! Eu sei que na Grécia, essa terra fantástica, não é muito melhor, mas acredita em mim, Papadopoulos, meu rapaz: tu não queres viver em Portugal. Muita burocracia. Olha, pergunta ao Karyaka a tourada que foi só para o gajo conseguir arranjar uma casa. Não sei se tens filhos, mas se tiveres ficas a saber que em Lisboa não há sítio para levar os putos a passear. A zona mais verde da cidade é mesmo no centro, e normalmente não são bem criancinhas que andam por lá, já para não falar dos propósitos por que lá andam... acredita, Papadopoulos, meu rapaz, que não queres trazer os teus filhos para aquele ambiente. Se por acaso não tens filhos, ficas a saber que a coisa está negra, e as maternidades estão a fechar. Por isso, não é boa ideia ires juntar a tua digníssima esposa a essas infelizes listas de espera. Ora não é muito melhor os putos poderem nascer na Grécia, na gloriosa Atenas? Podes até baptizá-los numa cerimónia ortodoxa, mantendo assim a tradicão milenar dos teus familiares. E depois levar os putos a passear à beira do mar Egeu. Isso é que era... já pensaste?

- o teu nome. Como disse, tenho a certeza que és um bom rapaz, às tantas até éramos capazes de ser amigos se nos conhecessemos (longe vá o agoiro). Mas, meu rapaz, com esse nome em Portugal não vais longe. Não leves a mal, mas nenhum gajo chamado Nestumcommeldopoulos chegou longe, em lado nenhum, e "papa" tem uma conotacão terrível no submundo do futebol português. Acredita, meu rapaz, que tu não te queres sujeitar a uma humilhacão destas. E olha que quando digo nestum com mel estou a ser gentil: é a minha papa preferida, e nota que eu sou gourmet!

- o teu nome, outra vez. Peco-te, de novo, que não leves a mal, mas se um gajo quiser ter a gentileza de não ler comida para bebés no teu nome, lemos "papado", o que significa que foste comidito. Na perspectiva optimista, pelos defesas adversários. Ou seja, o teu nome, numa palavra só, junta comida, criancas, e "ser comido". Em Portugal, nos dias que correm, com este PGR, isto pode e vai trazer-te sérios problemas, sobretudo se fores apanhado na tal zona verde do centro da cidade que te falei ali acima. A única coisa que te poderia safar de ires parar com os ossos à cadeia era seres do PP, mas ficas a saber que se te inscreveres no PP não vais poder assinar pelo Benfica porque não vais passar os testes médicos. Ninguém, excepto o Mantorras, consegue passar os testes médicos sem rótulas e com seis fragmentos de perónio na perna direita.

- a malta do Benfica. Pá, Papadopoulos, somos horríveis, nós, pá. Aquilo é tu falhares um passe ou perderes uma bola, e a malta que minutos antes te estava a tentar oferecer uma sandes de couratos e uma bejeca desata-te a assobiar com tal potência que tu vais julgar que são os deuses do Olimpo a castigar-te (sim, eu também, acredita, também faco banzé, mas é mais aos berros porque não consigo dar aquele assobio à cabreiro com que o Trapatonni chamava o Mantorras para entrar aos 80 minutos de jogo). Se achas que estou a exagerar, fica-te barata a confirmacão: dá duas telefonadelas, uma ao Karagounis e outra ao Fyssas. Vais ver o que eles te dizem: nada - porque ainda não conseguiram recuperar a sensibilidade auditiva depois do tratamento que levaram da Bancada Sapo. Papadopoulos, meu rapaz, tu tem medo. Tem muuuuuuuito medo. Lembra-te que o Machairidis saiu fugiu de volta para a Grécia a correr, alegando uma grande depressão, que aparentemente o deu como incapacitado para o futebol (tá bem, tá... agora diz que foi da depressão... pois...) e o Sabry era estrela na Grécia e depois chegou cá, marcou um golo aos lagartos num jogo em que fomos vergonhosamente roubados pelo Lucílio Baptista, como sempre nos jogos em que ele apita, e foi encostado às boxes de tal maneira que nem para o Marítimo servia. Tu tem medo, Papadopoulos, meu rapaz!

- e finalmente, se isto tudo ainda não te fez ver as coisas pelo ângulo certo, o que decerto eu lamentaria porque comecaria a pensar que tu és um bocado lerdo das ideias, diz-me sinceramente: achas que seria um bom passo para a tua carreira ir para uma equipa treinada pelo Fernando Santos, com um adjunto de nome Rosário? Pensa bem, meu rapaz, na resposta. Tens na mão um pau de dois bicos. Se disseres que sim, provas que, ao contrário do meu raciocínio inicial, não só és burro como és uma grandessíssima besta. E o Benfica não contrata mais bestas, pelo menos enquanto não se conseguir ver livre do Ricardo Rocha - estão cheias as vagas todas. Se disseres que não, isso prova como finalmente encaraste a realidade das coisas e percebeste que não queres vir para o Benfica. E portanto está arrumada a coisa.

Ora diz lá que isto não foi uma boa conversa? Adeus, Papadopoulos, meu rapaz, e até sempre.

P.S.: Diz lá ao outro gajo do AEK, que é trinco e joga a central, ou vice-versa, que o melhor é irem os dois jogar para a Alemanha. Ou para a Turquia, Bielo-Rússia, qualquer coisa assim. No Benfica é que não. E se quiserem fazer o jeitinho de levar a equipa técnica, eu dou uns eurozitos de ajuda para a passagem aérea de sentido único.

Sem comentários: