origem
Eusébio +10: Gajos de estatística...

terça-feira, 13 de junho de 2006

Gajos de estatística...

Comeco a desconfiar que estatísticos e médicos é tudo a mesma cambada de broncos. Destes já se sabia que não percebem nada de bioquímica, e mesmo assim é-lhes permitido andar por aí a prescrever drogas às pessoas, e daqueles já comecava a desconfiar que há sempre um teste de hipótese mais a jeito, conforme se queira confirmar ou infirmar a dita. Assim uma espécie de tráfico de influência nas análises estatísticas.
A confirmar a minha desconfianca, hoje a Nature News (sim, da Nature, portanto respeitinho) traz uma estória a citar uns camones estatísticos que dizem que a probabilidade de uma equipa de futebol marcar golos aumenta com o primeiro. Eu não sei como é que eles chegaram à brilhante conclusão. Mas tenho duas perguntas fundamentais:
- pergunta um: qual é a probabilidade de se marcar o segundo golo antes de marcar o primeiro?
- pergunta dois: como é que se explicam os incontáveis resultados de 1-0
Se os camaradas estatísticos conseguirem desenrolar a teia em que se enfiaram, a malta agradece o esclarecimento. E como diria alguém que eu conheco: "Por que é que não fizeram o ciclo?!".
Era mais isso...

1 comentário:

Diogo disse...

Pois ai esta' uma estatistica que nao tem fundamento nenhum. Vejamos:

Se eu marcar um golo, a probabilidade de marcar 2 aumenta. Ta' bem. Sera' verdade se os meus companheiros me passarem a bola, se eu estiver no sitio certo, se nao falhar golos de baliza aberta, se a bola nao for por cima, se o guarda redes nao tiver um golpe de rins e safe a bola em cima da linha, se um dos centrais correr que nem um animal e lhe de um chuto para fora antes da chicha balancar as redes, e se eu nao for substituido ou nao me lesionar.

Alem disso, um jogo tem 11 para cada lado. Por isso, a probabilidade da outra equipa marcar um golo e' igual 'a da minha equipa marcar o primeiro, partindo do principio que a tecnica e' semelhante nos 2 lados.

Mas enfim... Um gajo tem de vender o seu peixe, e um estatistico qualquer decidiu mandar esse palpite. Como e' que ele explicara' reviravoltas no resultado, como o 5-3 do Portugal-Coreia de '66? Sera' que nos calculos entra o factor "eusebiano" ou "pelezucho" ou "maradonial" ou "schevchenko-ino"?