origem
Eusébio +10: Nasceu mais uma estrela (cadente?)

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Nasceu mais uma estrela (cadente?)

Todos os anos temos este filme. Este ano estava a tardar. Aí há uma década, foi o filme apocalíptico porque a equipa de juvenis deixou de ter 60 putos e passou a ter o normal para um plantel - vinte e tal. Foi ver os pais dos que foram mandados embora a resmungar alto e bom som para a TVI ou coisa afim que não podia ser. Como se o Benfica tivesse obrigacão de ter lá putos a jogar para os entreter. Como se não fosse parte do jogo uns irem saindo à medida que se vai notando que pouco têm para dar a nível de jogador de futebol profissional. Claro que os papás, frustrados de nunca terem servido nem sequer para apanha-bolas, em vez de agradecerem a informacão e darem duas galhetas aos putos pelas más notas a matemática, vão reclamar para a tê-vê, ai coitadinho, está tão triste, era tudo o que ele queria. Aqui fica uma confissão: eu também queria ter sido jogador do SLB. E agora queria ser treinador. Mas não posso. Estou muito triste. E agora outra confissão, esta muito mais chocante: adorava ser cantor de ópera. Mas não posso. Tal como não tinha pés para jogar futebol (lá está, só me safava a guarda-redes), não tenho guelas para cantar, e "sol" para mim continua a ser uma estrela e nunca uma clave.
Mas não tegiversemos. Todos os anos, como escrevi acima, temos o nascimento de pelo menos uma estrela cadente. Porque todos os meses de Junho, mais semana menos semana, há um puto que fazia parte do plantel dos júniores do SLB, ou da equipa B, ao qual é dito "Jovem, foi um prazer, mas agora tens que tratar da tua vida, nós não vamos renovar o teu contrato.". Isto acontece em todos os clubes do mundo, em todas as equipas de júniores do mundo, etc, etc, etc.. Mas nem todos esses jovens se tornam em estrelas cadentes. Só os que são dispensados pelo Benfica. Ora hoje, cá temos o macaco do ano a picar o ponto. Desta vez, o símio dá pelo nome de João Vilela. Queixa-se o rapaz hoje à imprensa, sempre ciosa de coisas para dizer mal do Benfica, que foi maltratado no Benfica por não ter tido oportunidades e que sai magoado. E eu a pensar que ele tinha ido para o Gil Vicente, precisamente para ter mais oportunidades, e que conseguiu a proeza de não ter sido titular uma única vez e de ter entrado, em quatro ou cinco jogos, a dez minutos do fim. Se isto foi aquilo que ele conseguiu numa equipa que esteve até ao último minuto em vias de descer à segunda divisão, pergunta-se o que é que ele queria que lhe tivessem dado no Benfica. Tipo, titularidade absoluta, como o Scolari dá ao Pauleta?!
Mas o que é que será preciso para esta cambada de animais perceber que não basta aparecer uma vez no jornal escrito que ele é uma promessa, como aparece para TODOS os jogadores com menos de 18 anos, tipo naquela do paternalismo aos putos, ah e tal, e que eles têm que dar o couro para MERECER as oportunidades?! E que, às vezes, só dar o couro não chega, e é preciso ter um bocadinho de talento?!
Jovem, pá: vai lá para o Gil Vicente, boa sorte para ti. Ao menos escolheste um clube mais ou menos à tua medida, se tu conseguires crescer até à medida dele - o que a avaliar pela entrevista, não parece provável. Se estás muito magoado, olha: compra Hirudoid. Aplicas um bocadinho onde dói, e deixa estar que mais dia menos dia isso passa. E como já sabemos que vais ser titular contra o Benfica, para o ano, só para poderes por a tua raiva a jogar (sim, imagina: há gajos que são como os cães, vão de raiva...), até para o ano. Mas lembra-te de uma coisa: todos os anos há um parvalhão como tu que se vem auto-vitimizar para os jornais. E fala-se neles durante dois ou três dias, porque nesta altura fala-se de tudo, mas depois passa (lá está, é do Hirudoid). E hoje, dia dezanove do nobre mês de junho do ano da graca de dois mil e seis, ninguém se lebra do que disseram os Edgares Caseiros, os Hélios-não-sei-quem, os Cândidos Costas e outros rapazitos que percorreram, como tu, os primeiros metros dessa estrada que costuma não ir dar em nada, como diz na cancão.
Adeus e vai-te, pá!

1 comentário:

Diogo disse...

Por acaso pa', e' verdade. Eu nunca treinei para ser jogador da bola porque sabia que os meus talentos eram (e sao) muito limitados. Poderia ter sido o melhor trinco ou o melhor extremo do futebol portugues, mas depressa percebi que se nao souber ler e escrever entao e' que estou feito ao bife. O que estes rapazinhos nao percebem (e os pais deles) e' que Messis, Pele's e Eusebios aparecem 1 vez e em condicoes muito especiais. Sao geralmente pessoas que nao tem muito e que veem no futebol um possivel escape (embora isso nao garanta estrelato nem uma saida mais airosa). Mas vir o Joao Vilela, o Candido Costa, o Maniche e outros afins reclamarem direitos e' que nao. Opa', se o treinador dos juniores recomendou a nao renovacao e' porque voces nao tem mesmo talento, por isso mais vale acabarem o liceu e tentarem a vida doutra forma. Ou vao jogar para outro clube que vos queira dar uma ultima chance. Agora, nao e' por terem jogado nos infantis do Benfica que sao mais que os outros... O Chalana veio do Barreirense e esforcou-se para merecer o carinho que agora nos merece, a nos adeptos da bola.