origem
Eusébio +10: Nao ha' pachorra!

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Nao ha' pachorra!

Ha' coisas que me chateiam. Ter o Beto a titular no Benfica e' uma, a titulo de exemplo. Ou ter o FS como treinador (ate' ganhar o campeonato, a taca e a Champions na mesma epoca sera' sempre de desconfiar). Mas o que me chateia mais recentemente sao os apelos dos brasileiros para os deixarem jogar.

O jogador brasileiro, de forma geral, gosta de jogar para impressionar. Fazer drible atras de drible, toquezinhos, pontape de bicicleta, etc. Mas o futebol, apesar de precisar dessa fantasia, e' um desporto em que 2 equipas jogam para ver quem ganha. Nao e' um desporto em que estao 22 macacos no campo, 11 dos quais a servir de espectadores aos outros 11, hipoteticamente mais tecnicistas e mais brinca-na-areia. Por isso, o Carlos Alberto Parreira, a Nike, o Cantona, o Ronaldinho, embora possam e devam apelar ao fair-play, nao tem o direito de chamar aos outros de duros, rudimentares ou toscos. Sao 11 contra 11, com mais ou menos tecnica. O primeiro jogo do Brasil e' contra a Croacia, cujo futebol, diga-se, nao e' dos mais duros ou mais feios. E a minha previsao e' que o Brasil ganhe, por 3 ou 4 sem resposta, mais por jogarem com 5 avancados do que por serem muito melhores. E contra o Japao ou a Australia a conversa sera' a mesma. Mas tenho quase a certeza de que se lhes aparece uma Argentina, uma Franca, uma Inglaterra, uma Republica Checa ou mesmo Portugal pela frente que a historia seja diferente. E mais uma vez, nao por sermos menos capazes, mas porque nao vamos em cantigas.

Nao estou a ver o Ferdinand a dar espaco ao Ronaldo ou ao Adriano, ou o Petit a deixar o Ronaldinho jogar. Nao estou mesmo a ver o Emerson divertir-se com a bola quando tem 'a frente dele o Messi ou o Tevez. O que me parece e' a historia de sempre: nos somos brasileiros, fomos campeoes do mundo 5 vezes portanto somos melhores que todos, abram alas que aqui vem os campeoes anunciados. Ora, como aquela besta que era lateral direito do FCPorco aqui ha' uns anos disse, "prognosticos so' no fim do jogo".

Quer-me parecer que o Parreira esta' com medo de ver o Dida levar com 3 ou 4 no bucho ainda na primeira fase e do Ronaldinho nao ser capaz de fazer o jogo dele. Ou o Robinho ser papado por todos os centrais.

Sem comentários: