origem
Eusébio +10: Portugal 1 - Angola 0

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Portugal 1 - Angola 0

E comecou a caminhada. Nao que a caminhada tenha comecado da melhor forma, mas comecou. E nao comecar da melhor forma implica mesmo dizer que foi um desastre. Eu pensei e re-pensei e nao queria dissecar a actuacao de cada um dos jogadores da seleccao nacional, mas gaita, um gajo tem de o fazer. Nao so' da seleccao, mas tambem das escolhas que foram feitas.

Sabendo 'a partida que ha' "meninos queridos" para o Sr. Scolari, foi com algum espanto que vi o Petit, o Tiago e o Simao a titulares. Se me pareceu uma ideia acertada no papel, o posicionamento deles estava todo trocado. Por o Simao a numero 10 foi uma asneira. O rapaz andou apagado toda a primeira parte e so' deu ares da sua graca quando foi encostado ao flanco (depois da saida do Cristiano Ronaldo). Se era para ter 3 alas a comecar de inicio e o esquema e' um 4-2-3-1, nao teria sido mais proveitoso ter o Cristiano no lugar do Simao, este na esquerda, e o velho na direita?

O que me leva ao segundo ponto. O que e' que o Figo trouxe 'a equipa que nao fosse cansaco e idade? Tirando o cruzamento para o golo (aos 4 minutos, quando ainda estava fresco), mais nao fez. Aos 15 estava rebentado, aos 90 ja' nem corria.

Depois tivemos ainda um caso bicudo no meio campo. Os nossos dois melhores medios, em melhor forma, comecaram o jogo, mas nao se entenderam muito bem. O Mateus teve mais espaco dado pelo Tiago e pelo Petit que sei la'. Faltou alguma coordenacao na ligacao com o ataque, mas tambem penso que tenha sido devido ao mau posicionamento do Simao. Porque e' que, se o Deco nao esta' capaz, nao se aposta num 4-4-2, ja' que se quer fazer do Figo e do Ronaldo os alas de eleicao, e se poe o Pauleta acompanhado do Gomes? Sera' que o Scolari ainda nao percebeu que o melhor marcador de franca tem sempre um avancado nas costas? Enfim...

Por fim, aquela defesa (incluindo o guarda redes). O Miguel pouco se viu, o Nuno Valente idem, os centrais tem pouco entendimento, e o Ricardo... ai ai ai...

Quando se pensava que nada podia correr pior, entra o Costinha, o Maniche e o Hugo Viana. Pergunto eu: porque? O Costinha assim que entrou comecou a distribuir fruta mas correr esta' quieto. O Maniche so' o vi tocar na bola uma vez, quando rematou forte de fora da area. O Hugo Viana acho que nunca tocou na bola.

Em conclusao: o momento alto do jogo foi ver o Mantorras entrar! :) Forca rapaz, que ainda vais marcar muitos golos neste mundial!

1 comentário:

Nuno disse...

O que eu sei é que o Benfica a jogar tinha espetado cinco secas tanto aos portugueses como aos angolanos. E o resto é conversa!