origem
Eusébio +10: Contratações

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Contratações

Não tenho dúvidas que o Benfica acabou de contratar 3 excelentes jogadores de futebol.

Pergunto-me no entanto se estas 3 contratações fortalecem de alguma forma o nosso plantel, uma vez que são jogadores que não vêm preencher qualquer lacuna.

Quantos laterais já contratámos? Quantos trincos? Quantos médios centro? Pois... Está dito... Infelizmente nada de novo no reinado do deus-sol.

12 comentários:

João disse...

Um exercicio interessante é olhar para a equipa base de Jasus em 4-2-4 (Matic, Enzo, Salvio, Gaitan, Lima e Cardozo) e imaginar quem sai para entrarem estes novos reforços.

Dou de barato que enquanto o Cardozo, o Lima e o Rodrigo estiverem na Luz, o Markovic vai jogar tanto como o Kardek ou o Nelson Oliveira.

E o Djuricic e Sulejmani? O Benfica não joga com um médio ofensivo desde 2010/11, com a excepção de alguns jogos da champions em que Gaitan jogou no meio (4 ou 5 jogos por ano?). Por isso, que fazer a Djuricic neste modelo ao qual Jasus parece ser tão fiel? Encostá-lo a extremo? E Sulejmani, que parece jogar solto no ataque? Vai também fazer dele um médio-ala? Um Sálvio para a esquerda? Obrigá-lo a jogar no corredor? e que fazer a Gaitan, Nolito, Ola John e Urreta?

Tudo isto é um grande mistério. Será que Jasus vai finalmente jogar em 4-3-3? Todos os planteis do Benfica parecem ser feitos a pensar num 4-3-3 e depois ele acaba por jogar em 4-2-4 onde metade dos jogadores do plantel parece não encaixar...

Diogo disse...

joao, nao percebes nada disto pa'! eu passo a explicar:

o benfica 2013/2014 vai jogar com 11 jogadores que se vao por de roda da baliza adversaria, fazendo tipo um cordao, e nao vao deixar a bola sair dali. quando marcarem o 15-0 e a bola tiver que ir ao centro, mandam sarrafada no gajo que tiver a bola, fazem um circulo bem fechadinho 'a volta da bola e, toca de ir marcar o 16-0. Esta' garantido. Como mais avancados implica mais golos, entao isto vao ser resultados dignos da NFL.

Diogo disse...

Tirando a brincadeira (digna de Mordillo, diga-se):

1- o encosto de Artur para por Oblak? Pode correr bem, mas ao menor azar do miudo, toca de o queimar e, qual a historia do Roberto, insistir que o iluminado e' que sabe.

2- E' preciso perceber que Nelson, Cardozo, Kardec sao cartas fora do baralho. O rei-sol anda doido para vender Cardozo (la' se vao os 30 golos garantidos da proxima epoca...); Nelson e' tuga e nunca contou para o iluminado; Kardec e' uma nodoa mas o iluminado nao o admite e entao vai ser emprestado ate' o contrato acabar -- negocios 'a Vieira 101.

3- Alem de Cardozo, e por muito que DSO nos queira dizer que nao, Garay e Matic/Gaitan tem de sair para o clube equilibrar os juros dos muitos emprestimos obrigacionistas. Vamos vende-los a preco de uva mijona (Cardozo por 12? ok...) para depois irmos contratar um central que ontem custava 4 milhoes, hoje custa 5 mas nao me admiraria se o Benfica pagar 7 (negocios 'a Vieira 101)

4- Djuricic nao e' jogador para o iluminado. Porque? Porque sofre do mesmo de Pablo Aimar, Nolito, Cardozo ou Miguel Rosa: Tem futebol a mais naqueles pes. Por isso, como vamos jogar num 4-2-4 suicida, Djuricic vai jogar a medio de contencao, depois vai jogar como 2o ponta de lanca, depois como extremo, faz uma perninha como 8 e em Dezembro o iluminado encosta-o. E assim se queima um jogador. Sulejmani vai seguir um trajecto parecido (para os defensores do madeixas: quando ate' o Gaitan joga a lateral, nao e' de todo surreal pensar no cenario acima descrito).

4- Finalmente, o modelo: Andamos (tu, eu, o Nuno, a malta do Ontem, etc etc etc) a clamar por um 4-3-3. Tivemos Aimar, que num 4-3-3 seria ainda mais deus. Tivemos Nolito, um extremo perfeito para um 4-3-3. Temos Gaitan, que ate' ele se encaixaria bem nesse modelo. E temos medios como Matic, Miguel Rosa, Andre Gomes e Enzo que, com rodagem e minutos, fariam do miolo do 4-3-3 uma das coisas mais belas do futebol do Benfica. E, acima de tudo, tinhamos Cardozo (sim, ja' o dou por transacionado, para muita pena minha). Cardozo e' aquilo que Jackson Marinez nunca sera'. Cardozo e' aquilo que Lisandro Lopez nunca conseguiu ser. Cardozo sao 30 golos por epoca EM 4-2-4!!!! Num 4-3-3 Cardozo seria uma especie de Jardel. Ah, espera. E' que o Benfica queria um matador mas nao queria alguem que marcasse golos. Por tudo isto, o madeixas vai insistir no 4-2-4 ate' 2016. (E ai, em ano de eleicoes, com os fantasmas do Vale Tudo e dos papagaios, vai ser reconduzido 'a lideranca da equipa de futebol ad eternum. E ai estamos fodidos.)

André disse...

O Matic, aliás, "já foi"...

Tentei até (debalde) descobrir as 7 diferenças entre a notícia abaixo e a da época passada sobre a permanência de Witsel, esse grande benfiquista que chegou à Rússia e disse, com os mesmos dentes que usara para assegurar a sua permanência na Luz, que o Zenit é maior que o Benfica...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=408213

Gloriosos cumprimentos de quem viu Rui Costa chorar por marcar na Luz ao serviço da Fiorentina e parabéns pelo blog, pelos posts, e pelas opiniões sãs de quem se lembra do que o Benfica era...

Nuno disse...

E entretanto, guess who saiu da caverna outra vez? Já tinha saudades deste...

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=408357

Unknown disse...

Com a saida de Gaitan e Cardozo, faz todo o sentido estas 3 contratações

Diogo disse...

Nuno,

O Eliseu e' tipo carraca (o bicho, nao o gajo que andou pelo Benfica. Embora esse tambem tenha ar de bicho...): Todos os veroes quer ir para o Benfica.

Alguem que esclareca o homem que para bidons ja' tivemos o Luis Filipe, o Gary Charles, o Shaffer, o Emerson...

João disse...

O Gaitan e o Cardozo sairam?

E faz sentido trocar um ponta de lança que ano após ano marca 30 golos por época, por um miúdo de 19 anos do Partizan?

Ou é o Sulejmani que vai fazer esquecer o Cardozo?

Unknown disse...

João,

Claro que faz todoooooo o sentido substituir o Cardozo...sabes que idade é que ele tem? 30 anos...com esta idade no máximo faz mais 2 épocas ao mais alto nível..a questão é que com 30 anos ainda pode ser que consigas engrupir algum clube a dar 7 ou 8 milhões de eur por um jogador de 30 anos sem futuro...com 32 anos não o vendes por preço nenhum...portanto ou sai agora ou já não consegues fazer dinheiro nenhum com ele...quanto aos 30 golos por época, o Lima consegue fazer essa marca...e quanto ao "miudo de 19 anos" do que já vi dele, não o acho inferior ao Cardozo

João disse...

Que estranho. E eu q pensava q o objectivo do Benfica é marcar golos, ganhar jogos, conquistar trofeus....

Mas não.... Afinal é levar os outros a fazer maus investimentos.... É pena, porque por acaso nisso nós até somos bons....

Certamente, os 3 minutos que viste do YouTube estão perfeitamente ao nível dos mais de 160 golos marcados pelo Cardozo.

Unknown disse...

João,

O Cardozo tem 30 anos, acredito que não percebas o que isso signfica no futebol de alta competição, mas eu explico-te, significa que o Cardozo no máximo dos máximos faz mais 2 épocas ao mais alto nível, não mais que isso...portanto tu preferes ficar com um activo que dentro de 2 anos não valerá NADAAAA, em vez de o poderes vender agora por 6 ou 7 milhões de eur...está certo, exclente visão para um clube que está sobre endividado como Benfica está...

Unknown disse...

Imagino o que será o Zanetti para este senhor, alguma múmia ou um fantasma tal a provecta idade do jogador