origem
Eusébio +10: desilusão

quinta-feira, 3 de julho de 2008

desilusão

Após alguns dias de ausência percorro com avidez a blogosfera na esperança de encontrar um comentário, uma fofoca, qualquer coisa que seja sobre a pré-época do Benfica.

Curiosamente, e agora que o Euro há muito já lá vai, não há nada de nada para ler... salva-se o NovoBenfica e a inteligência do Julio Machado Vaz... Convenhamos que só mesmo um psicanalista para entreter nos dias de hoje um Benfiquista.

A pré-época do Benfica não se avisinhava nada fácil. Basta ver que a substituição de Rodriguez e Rui Costa por alguem minimamente digno parece ser uma tarefa complicadissima. Para ajudar à festa temos as situações complicadissimas do Katso, Luisão e Nélson que ou ficam contrariados ou saem a preços de saldo. Parece que só sobram as incertezas do costume, os Adus, DiMarias e Coentrões...

Não é de facto nada fácil a tarefa de Rui Costa que tem visto ao longo dos dias o nome de n jogadores lançados pela imprensa aterrar noutro sitio qualquer... o que vale o que vale, eu sei...

Mas até à data temos uma mão cheia de nada. Ou seja, uns ilustres desconhecidos da nossa praça, argelinos, lagartos renegados, e esperanças espanholas adiadas. É pouco, mesmo muito pouco... para um plantel que por si só já era tão fraco.

Talvez seja verdade que nós Benfiquistas estamos habituados a ser os campeões do defeso e a desilusão de final da época. Era bom que de facto as coisas se viessem a inverter. Se calhar Rui Costa está mesmo a fazer um trabalho fantástico e todos estes jogadores vão dar o salto no próximo ano. Mas convenhamos que não se augura nada de bom... Recebi ontem o email a anunciar a nova campanha de lugares cativos e nem sequer o abri. Cheira-me que LFV está mesmo a queimar os últimos cartuchos e é pena que vá arrastar Rui Costa para a sua mediocridade.

Mais uma vez, faço o meu apelo anual. Quando as coisas começarem a correr mal e o terceiro anel começar a sacar dos lenços, por favor virem-se para a tribuna porque é lá que mora o culpado. Jogadores e treinadores fazem apenas o que sabem e podem e a mais não são obrigados. Já sei que aqueles que calam hoje na sua vã esperança de que Rui Costa saiba o que está a fazer e que LFV se tenha remetido a vendedor de kits, são os mesmos que daqui por 2 meses estão a assobiar o Bynia após o primeiro passe falhado.

4 comentários:

Nuno disse...

Concordo, Joao. Isto nao esta' facil. E a pre-epoca comeca dentro de quatro dias...
Continuamos sem um lateral-direito de jeito (para mais quando comeca a constar que o Nelson vai fazer birrinha...), e um extremo-direito que so' o Quique e' que conhece (bom, do mal o menos, o ano passado tinhamos uma jovem esperanca argentina que o treinador-entao-em-funcoes nao conhecia...). Ja' perdi a conta de medios centro, sao para ai' uns catorze, portanto assumo que a tactica vai mudar do losango para o dodecaedro.
O que me preocupa mais ainda que os reforcos que nao chegam e' que o Luis Filipe ainda nao foi dispensado... isso deixa-me mesmo assim 'a rasquinha...

Depois, o pensamento optimista de que todos os anos contratamos estrelas cadentes e promessas 'as carradas, e nunca se aproveita nada. O Carlos Martins confesso, nao sei se vale alguma coisa ou nao, mas cheira-me que e' produto da mesma imprensa que costumava considerar o Hugo Viana um grande jogador. (Sim, esse, o grande suplente do Osassuna, ou la' o que e'...).

O Katso e o Nelson, se querem ir embora, a porta fica ali ---->
Basem, e ate'. Nao percebo a cena do Katso dizer que tem a mulher na Grecia, e tal e tal. Agarre na gaja, e transporte-a para Lisboa - consta que para o segmento socio-economico do Katsouranis, nao falta acomodacao de luxo na capital. Ha' casos realmente patologicos...
O problema do Nelson deve ser que o cabeleireiro do costume esgotou o cardapio de cortes novos, e o rapaz esta' com vontade de mudar. Se o Aston Villa realmente entrasse com 10 milhoes, nao percebo como e' que podiamos recusar...

O que me anima ligeiramente a alma e' pensar que estamos a contratar jovens cheios de garra e ambicao e vontade de vencer. E que um ou outro desses talvez nem seja pior que o Luis Filipe.
Mas que quando vejo as cenas do Balboa, me vem 'a memoria o Tote... vem...

Ao menos, que se desenrasque o Aimar. E por favor, que o LFV nao venha outra vez com as merdas do costume do "melhor plantel dos ultimos trezentos milhoes de ano"...

Dou de barato que este ano nao vamos ser campeoes, ate' porque as apitadelas douradas estao ai' para se redimir. E preocupa-me que a imensa massa acefala usualmente designada de terceiro anel nao perceba isso como, alias, nao percebe nada, justamente em consequencia da acefalia. (Como discuti numa entrada ha' uns meses.)
O Maestro disse que o projecto era ser campeao dentro de tres anos. Estou disposto a esperar. Desde que os sinais sejam concordantes nesse sentido.

Joao disse...

quem diz o Tote, diz o Okunowo e o Pesaresi.....

Nuno disse...

Ui! E o Martin Pringle...

Joao disse...

esse veio de um clube desconhecido...
estava-me a referir a pseudo estrelas que era bons só porque vinham de clubes famosos...