origem
Eusébio +10: agora que acabou...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

agora que acabou...

...vamos la' a recapitular como correu o euro.

tirando a prestacao vergonhosa da equipa do mendes (ainda nao percebi como e' que os jornalistas portugueses pensam que o cristiano e o deco deviam estar na melhor equipa do euro, mas enfim...), ouve equipas que jogaram bem, outras que jogaram mal, e outras que pura e simplesmente deveriam ter ficado em casa.


* Os herois: a Espanha.
Jogaram como se nao houvesse outras equipas contra eles, tal era a forma simples como o faziam. Nem mesmo uma eliminatoria com a Italia lhes quebrou o espirito. Foram capazes de jogar um futebol bonito, de ataque, independentemente de quem era o adversario. Acabou a maldicao de eternos underachievers, parece...



* A meia surpresa: a Russia.
O jogo dos quartos de final deixou-me de agua na boca. o jogo das meias mostrou que nao passou de um mero "blip" na prestacao russa. E o problema maior? Se o Arshavin era um jogador capaz de decidir, era um rapaz com alma e com alguma classe, o jogo contra a espanha mostrou que e' um jogador vulgar e que de fora de serie pouco tem. quem e' anulado pelo senna de maneira que nem sequer tocou na bola, sem sequer se dar ao trabalho de ir procurar jogo a outros terrenos, deixa antever uma transferencia completamente over-hyped.


* Quem procurou a sorte: a Alemanha.
Nao gosto do futebol fisico deles e a final foi um jogo terrivel pelo pouco que eles queriam jogar ou deixar jogar. Mas procuraram a sorte quando esta parecia fugir. 'A rasca passaram da fase de grupos, deram uma licao de futebol 'a equipa do mendes, e depois com mais ou menos astucia la' chegaram 'a final. mas gostei que tivessem perdido.


* A grande desilusao: Italia
Campeoes do Mundo... E chegam ao Europeu e levam tareia atras de tareia, ainda que passem a fase de grupos. Nao havia volta a dar. O Donadoni nunca deveria ter sido o seleccionador (tanto mais que a federacao italiana voltou 'a receita natural: Lippi) e a equipa pareceu sempre querer fazer uso de algo que faltou: cinismo. Futebol previsivel, um avancado pouco eficaz e um meio campo desinspirado fizeram da Italia, para espanto meu, presa facil.


* A irritacao: a Turquia.
Por muito que digam que a Turquia fez jogos fantasticos, e isto e aquilo, nunca fui capaz de entrar em euforias. Um futebol feio, mais mergulhos para a piscina que o JVP, mais queixinhas que o Ronaldo. Nao havia pachorra. Mas a finalista alemanha a ter dificuldade para os eliminar foi o cumulo.


* A tristeza: a Republica Checa.
Vitimas de uma seleccao envelhecida, a Republica Checa nao foi longe. Mas bem tentaram espalhar aquele futebol bonito do Mundial, com passes bem pensados e jogadores criativos para os executar, pecaram por um jogo do manda para a frente sempre que o Koller jogou. Para repensar e redefinir esta seleccao, que pode fazer coisas interessantes no Mundial.


* O esperado: a Franca
O pos-Zidane tem sido terrivel. Faltaram ideias, faltou organizacao e faltou, sobretudo, um seleccionador. Ficou espelhada a influenca que o Zidane tinha naquela seleccao. Os jovens ficaram aquem do esperado e os mais velhotes estao de saida. Mais 20 anos ate' a franca reaparecer?


* Para repensar: Portugal
Num clima saltill-iano, o Cristiano foi vendido todos os dias, o Scolari nao controlou o grupo, o Deco andava em viagens para Espanha e o resto do plantel queria ir para o Milan, o Man U ou o Real. Nao deu em nada, claro. Ficou-se com a ideia de que, bem pensada e estruturada, a seleccao portuguesa pode fazer um mundial muito interessante. Temos qualidade, temos criatividade, e temos camionetas de brasileiros 'a espera de serem portugueses para serem convocados, ja' que para a canarinha nem para apanha bolas servem. Mas se se comecar a pensar no problema da baliza, no rearranjar da defesa, no redifinir do meio campo e em arranjar alguem que marque golos, temos hipoteses de ir longe... o scolari trouxe algo que faltava: raca e querer ganhar. o proximo que venha e os ponha a jogar como equipa.

1 comentário:

Nuno disse...

Eu acho que a grande noticia do Euro e' que o Caravaggio fechou a loja para o Scolari.
Deve ter pensado, o Caravaggio: "porra, mas este gajo e' so' milagres? E ver se aprende a por um guarda-redes decente a titular? Assim nao ha' milagres que resistam..."

Os alemaes levaram na boca. Obrigado, Espanha. Estou 'a espera de ver o Beckenbauer e mais uns 50 milhoes de macacos virem dizer que foi por causa da mentalidade. Como eles costumam dizer quando ganham sem saber como...