origem
Eusébio +10: o fim do catenaccio

segunda-feira, 9 de junho de 2008

o fim do catenaccio

o futebol italiano sempre se definiu pela enorme solidez tactica, pela simplicidade de processos, por defesas seguras, e por ataques venenosos que resultavam em golos simples e decisivos. assim foi a todos os niveis (internos e a nivel de seleccao) durante muitos anos. mas hoje, no jogo 6 do europeu, vi uma italia transfigurada para pior. uma defesa a tremer como varas verdes, um meio campo a recorrer sempre ao pirlo para ver se este desencantava um passe ou um livre de outro mundo, e uma linha avancada que metia do'. do lado oposto estava uma equipa determinada a mostrar que o futebol e' feito de processos simples, de solidez defensiva e de ataques mortiferos. ou seja, a holanda, com um esquema tactico muito interessante e movel (um quasi-4-5-1 a defender e um 4-2-2-2 a atacar), jogou... " 'a italia ". o terceiro golo e' exemplo disso mesmo: um livre cobrado pelo pirlo, o van der saar defende e, segundos depois, o van bronckhorst cabeceava para dentro da baliza italiana.

mas as diferencas nao se ficaram por aqui. tambem nos bancos e no jogo das substituicoes as diferencas foram gritantes. de um lado tinhamos um donadoni resignado com o que estava a ver. e, quando calma do banco era precisa, entram todos os avancados. o donadoni, a meu ver, perdeu muito a perceber que o camoranesi estava a ter um jogo miseravel, que o di natale passou quase 1 hora em campo sem tocar na bola, que o pirlo e o gattuso precisavam de alguem 'a frente deles. o van basten limitou-se a fazer troca por troca, sempre mostrando uma grande calma.

a italia perdeu por culpa propria. ficamos sem saber quantos golos sofreriam se fosse o lippi o seleccionador italiano.


um jogador interessante: o puto afellay. rapido, bom controlo de bola... a seguir.

1 comentário:

Nuno disse...

O melhor era mandar os azzurri para casa, para eles nao apanharem mais nenhuma vergonha. E aproveitar para mandar o Pirlo, o Zambrotta, o Gattuso, o Buffon e o Toni para o Benfica, uma mudanca de ares so' lhes faria bem.
E tal.

Ou entao, basta o Pirlo. Pronto.