Mau foi o jogo em Alvalade, pela total falta de ambição.
Mau foi o jogo em Olhão, pela falta de entrega e de inteligência.
O recente jogo de Setúbal, na saga do que foram os jogos fora com a Leiria e em casa com a Naval, foi muito mas muito difícil pelas dificuldades que os adversários foram capazes de criar. A receita tem vários ingredientes comuns. Poucos defesas, com dois centrais e um libero. Meio campo super-povoado sempre com 2-3 jogadores em cima do portador da bola. Dois avançados rápidos onde um faz a diagonal para a quina da área e o outro tenta antecipar-se aos centrais. Por fim, agressividade nos limites da violência. Resultado: ofensivamente o jogo rendilhado do Benfica é absolutamente incapaz de ultrapassar o meio campo e não se criam oportunidades de golo; defensivamente é um 'ai jesus' com os laterais a serem permanentemente apanhados em contra-pé e com os centrais a cortarem centros perigosíssimos para canto.
Em inferioridade numérica no meio campo torna-mo-nos nós a presa em vez do caçador. A pressão foi sempre imposta pelos jogadores do Setúbal, e só quando eles deram o berro e tiveram de defender um pouco mais atrás é que conseguimos controlar o jogo. Tacticamente, tal a concentração de jogadores no meio campo, ou Jesus mandava Martins, DiMaria e Saviola para a batalha que Javi e Aimar estavam a travar, ou optava por um futebol mais directo forçando o adversário a recuar e procurando o erro. Mas nem uma coisa nem outra...
Se tacticamente a tarefa era difícil, individualmente a tarde foi de muito pouca inspiração. O corredor direito em particular foi inexistente com Martins totalmente desligado e Maxi sem ser capaz de defender ou de atacar. Ramirez também não trouxe nada de melhor quando entrou. Luisão passou o jogo a resolver os problemas que Maxi criava. David Luiz, que até vinha fazendo uma série de jogos muito discretos (no bom sentido), voltou ao nervosismo e intempestividade que os adeptos tanto gostam e que invariavelmente dá nisto. Coentrão, ao contrário da opinião da maioria da critica, foi de novo o melhor jogador do Benfica. Javi e Aimar, DiMaria e Saviola não tiveram pernas nem magia para travar a agressividade dos jogadores do Setubal. Sobre Cardozo, que aliás passou o jogo inteiro a levar porrada para gozo do Sr Sousa, apenas tenho a dizer que a falta de precisão nos penaltis (apesar da acurácia) não são de agora. De resto, continua a ser de longe o melhor ponta de lança do campeonato.
Resumindo, quando a tarefa é difícil e os jogadores não estão no seu melhor, o resultado é este. Não adianta chorar... podíamos ter ganho se o Cardozo tivesse marcado o penalti... podíamos ter ganho se o Sr Sousa tem assinalado os dois penaltis claros que ficaram por marcar... mas também podíamos ter perdido, e a equipa de Manuel Fernandes fez bem por merecer mais do que um ponto.
Já sei, os Benfiquistas (verdadeiros) vão me dizer que o Benfica é o Benfica e tem mais é que cilindrar nem que jogasse todos os dias do ano... ok... está bem... a verdade é que não estivemos no nosso melhor quer física quer psicologicamente. Não aproveitámos as várias benesses que nos foram dadas e quando assim é só temos de nos queixar de nós próprios. Ganhámos um ponto, pode ser que venha a dar jeito. Mas acima de tudo espero que este jogo sirva para relembrar a equipa que só serão campeões com muito espírito de sacrifício e que a sorte é uma coisa que se conquista com muito trabalho. Comecem por ver o jogo de ontem do Braga...
Em relação ao jogo de esta noite, cujo desfecho me é totalmente irrelevante, tenho apenas um desejo: que o Benfica poupe o maior número de titulares possíveis. Perdermos por lesão o Luisão, o Maxi, o Javi, o Aimar, o Saviola ou o Cardozo, podia vir a ser dramático. O Benfica devia ter agora um único objectivo: ganhar o campeonato. Neste momento não trocava de lugar com nenhum dos nossos adversários, mas este fim de semana provou-se que a luta vai ser até ao ultimo segundo e que nem todos lutam com as mesmas armas. Sábado há mais uma final e precisamos de ter todos os jogadores disponíveis para conquistar os 3 pontos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Bem postado. Campeonato, campeonato, campeonato.
E depois, campeonato e campeonato.
Acho um disparate entrarmos hoje com titulares. Um disparate absoluto.
Concordo contigo que o Setubal teve muito merito. Mas tambem acho que houve um bocadinho de arrogancia do estilo "ah e tal isto esta' ganho"... quando os avancados nao tem bola porque nao chega la', nem sequer devia ser preciso o treinador manda-los ir 'a guerra busca-la... mas tambem concordo que o George Geesus devia ter mexido na forma de jogar da equipa para contrariar. Bombar para o Cardozo servir de farol, o Saviola e o Aimar a receberem a segunda bola... mas enfim, nao adianta agora chorar sobre leite derramado. Parabens aos gajos do Setubal que deram tudo o que tinham e jogaram bem.
Para logo, tambem so' peco descanso. Por mim, nenhum dos 16 jogadores mais utilizados passava do banco. Nem que tivessemos que jogar com o Moreira a ponta-de-lanca. (By the way, que tal dar uma oportunidade ao David Lewis de jogar a ponta-de-lanca um bocadinho? O rapaz tem bom jogo aereo, e' ok com os pezitos, e ja' mostrou que sabe acertar com a baliza... e se lhe desse um daqueles vaipes de carateca amalucado, ao menos a falta era na area dos outros, com as vantagens dai' decorrentes...)
Alem do descanso, o jogo de hoje e' perigosissimo em termos de potencial de lesoes, porque os lagartanhosos vao andar que nem caes ao osso... para compensar a falta de viagra quando foram visitar os amigos corruptos... Anyway.
Quantos dias faltam para sabado, mesmo?
o que tu dizes sobre o David Luiz não é nada burro não senhor... aquela agressividade toda na luta com os defesas ia ser um quebra cabecas... ele até tem bons pés...
boa posta joao.
como eu disse num comentario a um post anterior, isto ate' com os juniores se goleava hoje. e assim descansavam-se os rapazes ate' sabado.
quanto ao cardozo, mantenho a minha: bom jogador sem duvida, mas ou precisa de ir passar uma samana com o cabanas ou precisa de por a cabecinha no jogo. e' o melhor avancado da liga (sem comparacao) mas anda muito perdulario e parece distante do jogo.
Enviar um comentário