origem
Eusébio +10: preocupações

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

preocupações

O resultado do jogo de ontem interessava-me muito pouco... confesso que tenho receio que uma boa época europeia acabe por comprometer o único e importante objectivo de ganhar o campeonato. Sermos precocemente eliminados da Taça Europa, de preferência jogando com reservas, seria um daqueles males que vêm por bem. Resumindo, o jogo de ontem nem dava para ficar nervoso.

No entanto, Jesus optou por uma equipa com muitos titulares (só poupou Maxi e Aimar) e teve a felicidade de marcar um golo aos 5 minutos. Durante alguns minutos pareceu que o Benfica ia jogar para resolver a eliminatória na Alemanha, mas com grande pena minha não o fez... recuámos, deixámos de pressionar e a ligação entre os sectores esfumou-se. Sofremos um golo (por azar) e podíamos ter sofrido mais (só por sorte não aconteceu). Uma equipa com outro estofo tinha ido à jugular de um adversário que está completamente moribundo.

Este Benfica de serviços mínimos parece que veio para ficar... Desde Janeiro, e não obstante uma série muito positiva de resultados (creio que temos 7 vitórias e 2 empates), que a equipa se apresenta de uma forma muito diferente do que nos habituou em 2009. A pressão alta e o futebol rendilhado que produziram uma equipa confiante e demolidora, deu lugar a um futebol mais cauteloso e directo, que se traduz em menos oportunidades de golo e muito mais nervosismo.

Preocupa-me que esta série de jogos mal conseguidos seja resultado não de uma politica de poupança, mas do desgaste (sobretudo emocional) que já se acumulou nos jogadores. Jesus disse depois do jogo com os Belenenses que já estávamos a entrar na recta final do campeonato, mas pelas minhas contas ainda temos 3 meses pela frente. São 3 meses em que o Benfica precisa de se reencontrar. Precisa de ir ao divã, precisa de "charope", precisa de uma nova onde de apoio (que esteve tão amorfa no último Sábado). Precisa de recuperar a sua autoridade e sede de vitórias. Os dez jogos que faltam vão ser dez duras batalhas... Das 3 equipas que lutam pelo campeonato, irá ganhar a que tiver mais coragem e capacidade de sofrimento. Nesse capitulo, o Braga parece estar uns largos furos à nossa frente. Jesus precisa de tocar a reunir...

BENFICA ESMAGA!!!

1 comentário:

Diogo disse...

joao,

andava para escrever um post sobre isto ha' uns dias. independentemente do que se passou ontem. senao vejamos: a nossa senda gloriosa continua, incluindo uma demolicao dos especiais com meia equipa de segunda linha, e, apos quase 2 meses de jogos a cada 3 dias, continuamos (practicamente) invictos.

tudo seria fenomenal. seria, nao fora o facto de andarmos a jogar pouco, a ver se nao rebentamos antes de abril.

o jesus disse, no fim do ultimo jogo para o campeonato, que os "levezinhos" ja' nao aguentavam mais (nao por estas palavras, mas dizendo que era coisa do relvado e tal...). nos, que vemos da bancada (ou da televisao, no meu caso), ja' sabiamos que o aimar, o saviola, o ramires, o di maria, nao poderiam aguentar uma epoca com 60 jogos. nao esta. por isso, sempre defendemos (mais ou menos vocalmente) que, com um plantel vasto e com qualidade, toca de os rodar e os poupar para os jogos que contam mesmo, os do campeonato.

esta equipa do benfica que tem entrado em campo anda cautelosa, mas parece-me que apenas por questoes fisicas do que (embora queiram passar essa ideia) mentais. acho que os jogadores sabem que este ano o campeonato tem de ser nosso. mesmo se andam com uma atitude sobranceira que me irrita profundamente.

nao duvido que o rui tenha dito ao jj que o importante era o campeonato (e' so' ver o tom do discurso do jj de dezembro para ca'...) e dai que pense que o jj, por estas alturas, ande a pensar mais em ganhar os jogos (mesmo que seja por 1-0) do que esfalfar os jogadores todos. se o david luiz, o javi ou mesmo o cardozo aguentariam mais 40 jogos, os pesos plumas andam no limite. basta ver que o carlos martins agora joga muito mais do que no inicio do campeonato, com indices fisicos semelhantes nas 2 situacoes.

eu quero o benfica a ganhar tudo. e ontem ate' pensei que aquilo ia de goleada, mas a dita sobranceria tende a apoderar-se de nos. mas o mais importante e' o campeonato. para o ano o jj pode ganhar a liga europa, mas este ano vamos la' concentrar-nos em ganhar o campeonato.

este fim de semana ha' jogo critico para as nossas aspiracoes. os andrades podem lutar pelo 2o lugar, esperando lutar pela lideranca no jogo com o benfica, ou entregam este campeonato ao braga e contentam-se com o 3o lugar. tudo porque o benfica braga daqui por um mes e meio sera' escaldante.

BENFICA SEMPRE!!