origem
Eusébio +10: Reflexão

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Reflexão

Mau foi o jogo em Alvalade, pela total falta de ambição.
Mau foi o jogo em Olhão, pela falta de entrega e de inteligência.

O recente jogo de Setúbal, na saga do que foram os jogos fora com a Leiria e em casa com a Naval, foi muito mas muito difícil pelas dificuldades que os adversários foram capazes de criar. A receita tem vários ingredientes comuns. Poucos defesas, com dois centrais e um libero. Meio campo super-povoado sempre com 2-3 jogadores em cima do portador da bola. Dois avançados rápidos onde um faz a diagonal para a quina da área e o outro tenta antecipar-se aos centrais. Por fim, agressividade nos limites da violência. Resultado: ofensivamente o jogo rendilhado do Benfica é absolutamente incapaz de ultrapassar o meio campo e não se criam oportunidades de golo; defensivamente é um 'ai jesus' com os laterais a serem permanentemente apanhados em contra-pé e com os centrais a cortarem centros perigosíssimos para canto.

Em inferioridade numérica no meio campo torna-mo-nos nós a presa em vez do caçador. A pressão foi sempre imposta pelos jogadores do Setúbal, e só quando eles deram o berro e tiveram de defender um pouco mais atrás é que conseguimos controlar o jogo. Tacticamente, tal a concentração de jogadores no meio campo, ou Jesus mandava Martins, DiMaria e Saviola para a batalha que Javi e Aimar estavam a travar, ou optava por um futebol mais directo forçando o adversário a recuar e procurando o erro. Mas nem uma coisa nem outra...

Se tacticamente a tarefa era difícil, individualmente a tarde foi de muito pouca inspiração. O corredor direito em particular foi inexistente com Martins totalmente desligado e Maxi sem ser capaz de defender ou de atacar. Ramirez também não trouxe nada de melhor quando entrou. Luisão passou o jogo a resolver os problemas que Maxi criava. David Luiz, que até vinha fazendo uma série de jogos muito discretos (no bom sentido), voltou ao nervosismo e intempestividade que os adeptos tanto gostam e que invariavelmente dá nisto. Coentrão, ao contrário da opinião da maioria da critica, foi de novo o melhor jogador do Benfica. Javi e Aimar, DiMaria e Saviola não tiveram pernas nem magia para travar a agressividade dos jogadores do Setubal. Sobre Cardozo, que aliás passou o jogo inteiro a levar porrada para gozo do Sr Sousa, apenas tenho a dizer que a falta de precisão nos penaltis (apesar da acurácia) não são de agora. De resto, continua a ser de longe o melhor ponta de lança do campeonato.

Resumindo, quando a tarefa é difícil e os jogadores não estão no seu melhor, o resultado é este. Não adianta chorar... podíamos ter ganho se o Cardozo tivesse marcado o penalti... podíamos ter ganho se o Sr Sousa tem assinalado os dois penaltis claros que ficaram por marcar... mas também podíamos ter perdido, e a equipa de Manuel Fernandes fez bem por merecer mais do que um ponto.

Já sei, os Benfiquistas (verdadeiros) vão me dizer que o Benfica é o Benfica e tem mais é que cilindrar nem que jogasse todos os dias do ano... ok... está bem... a verdade é que não estivemos no nosso melhor quer física quer psicologicamente. Não aproveitámos as várias benesses que nos foram dadas e quando assim é só temos de nos queixar de nós próprios. Ganhámos um ponto, pode ser que venha a dar jeito. Mas acima de tudo espero que este jogo sirva para relembrar a equipa que só serão campeões com muito espírito de sacrifício e que a sorte é uma coisa que se conquista com muito trabalho. Comecem por ver o jogo de ontem do Braga...

Em relação ao jogo de esta noite, cujo desfecho me é totalmente irrelevante, tenho apenas um desejo: que o Benfica poupe o maior número de titulares possíveis. Perdermos por lesão o Luisão, o Maxi, o Javi, o Aimar, o Saviola ou o Cardozo, podia vir a ser dramático. O Benfica devia ter agora um único objectivo: ganhar o campeonato. Neste momento não trocava de lugar com nenhum dos nossos adversários, mas este fim de semana provou-se que a luta vai ser até ao ultimo segundo e que nem todos lutam com as mesmas armas. Sábado há mais uma final e precisamos de ter todos os jogadores disponíveis para conquistar os 3 pontos.

3 comentários:

Nuno disse...

Bem postado. Campeonato, campeonato, campeonato.
E depois, campeonato e campeonato.

Acho um disparate entrarmos hoje com titulares. Um disparate absoluto.

Concordo contigo que o Setubal teve muito merito. Mas tambem acho que houve um bocadinho de arrogancia do estilo "ah e tal isto esta' ganho"... quando os avancados nao tem bola porque nao chega la', nem sequer devia ser preciso o treinador manda-los ir 'a guerra busca-la... mas tambem concordo que o George Geesus devia ter mexido na forma de jogar da equipa para contrariar. Bombar para o Cardozo servir de farol, o Saviola e o Aimar a receberem a segunda bola... mas enfim, nao adianta agora chorar sobre leite derramado. Parabens aos gajos do Setubal que deram tudo o que tinham e jogaram bem.

Para logo, tambem so' peco descanso. Por mim, nenhum dos 16 jogadores mais utilizados passava do banco. Nem que tivessemos que jogar com o Moreira a ponta-de-lanca. (By the way, que tal dar uma oportunidade ao David Lewis de jogar a ponta-de-lanca um bocadinho? O rapaz tem bom jogo aereo, e' ok com os pezitos, e ja' mostrou que sabe acertar com a baliza... e se lhe desse um daqueles vaipes de carateca amalucado, ao menos a falta era na area dos outros, com as vantagens dai' decorrentes...)

Alem do descanso, o jogo de hoje e' perigosissimo em termos de potencial de lesoes, porque os lagartanhosos vao andar que nem caes ao osso... para compensar a falta de viagra quando foram visitar os amigos corruptos... Anyway.

Quantos dias faltam para sabado, mesmo?

Joao disse...

o que tu dizes sobre o David Luiz não é nada burro não senhor... aquela agressividade toda na luta com os defesas ia ser um quebra cabecas... ele até tem bons pés...

Diogo disse...

boa posta joao.

como eu disse num comentario a um post anterior, isto ate' com os juniores se goleava hoje. e assim descansavam-se os rapazes ate' sabado.

quanto ao cardozo, mantenho a minha: bom jogador sem duvida, mas ou precisa de ir passar uma samana com o cabanas ou precisa de por a cabecinha no jogo. e' o melhor avancado da liga (sem comparacao) mas anda muito perdulario e parece distante do jogo.