origem
Eusébio +10: JUSTIÇA!!!! (Parte II)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

JUSTIÇA!!!! (Parte II)

Depois de ler os comentários do Carlos Freitas e do Domingos Paciência em relação aos castigos impostos pelo CD, retiro o que disse no post anterior.

A decisão do CD é compreensível à luz dos factos dados como provados e perfeitamente razoáveis em função das imagens recolhidas pela imprensa e pelo sistema de vigilância do estádio.

A decisão do CD não é no entanto justa, porque de forma alguma é compensatória para as vitimas das agressões e para a equipa que saiu prejudicada pela "incapacidade" do árbitro em punir os agressores na altura certa.

Justiça seria o Benfica ter entrado para a segunda parte do jogo em Braga empatado a uma bola (porque marcou um golo legal). Justiça seria ter jogado com 11 jogadores e não privado do seu melhor marcador pelo simples facto de este ter levado 2 chapadas e 1 murro. Justiça seria o Braga ter jogado com 8, porque inequivocamente houve 3 jogadores do Braga que cometeram actos passiveis da amostragem do cartão encarnado. Justiça seria os jogadores terem sido imediatamente suspensos e não após 94 dias. Justiça seria o Vandinho não voltar a calçar até ao fim da temporada. Justiça seria o Mossoró e o Nem cumprirem os respectivos jogos de castigo apenas em jogos do campeonato, de preferência em jogos contra o Benfica. Justiça seria o Braga não poder inscrever jogadores para os substituir (não foi por acaso a contratação do Aguiar e do Olberdan). Justiça seria o Jorge Sousa e os seus auxiliares serem irradiados para sempre do futebol.

Justiça é coisa que não abunda no futebol português, porque ao invés de haver bom senso e gente honesta a gerir esta indústria, há regulamentos cretinos (feitos pelos clubes) e pessoas com interesses escondidos a manipulá-los.

Se houver o mínimo de justiça, o Benfica, por ser a equipa que de longe melhor futebol pratica será campeão nacional. Os nossos adversários, incapazes de o reconhecer, tudo farão para eternizar esta época como o campeonato dos túneis. Mas toda a areia lançada para o ar em torno do que se passou de facto nos túneis está a assentar.

- Em Braga, as imagens captadas pela SIC demonstram inequivocamente 3 agressões cometidas por jogadores do Braga à frente do auxiliar de Jorge Sousa, e um comportamento apaziguador por parte do Óscar Cardozo. As imagens do sistema de vigilância evidenciam ainda que nenhum jogador do Benfica se envolveu em qualquer agressão já dentro do túnel.

- Na Luz contra o Porto, depois de várias atitudes violentas por parte de alguns jogadores ainda no relvado (Rodriguez, Pereira e Falcão por exemplo) as imagens de segurança permitem observar: 1) comportamento desapropriado do Fernando a pontapear a manga de acesso; 2) o responsável pela segurança do Porto a chamar os jogadores aquando da entrada no túnel do Lucílio Baptista; 3) os stewards a formarem um cordão de segurança entre os jogadores do Porto e o árbitro; 4) o Hulk e o Sapunaru a agredir a murro e a pontapé um dos Stewards; e 5) o Fucile, o Helton e o Rodriguez a aproveitar a confusão para agredir cobardemente outro Steward. Nunca em toda esta confusão alguém ligado ao Benfica toma parte em qualquer acto violento. De realçar que apesar de terem sido violentamente agredidos, não há da parte dos Stewards qualquer tentativa de responder na mesma moeda.

- Em relação ao jogo na Luz contra o Nacional a poeira ainda não assentou, e como tal teremos que aguardar. Não deixa de ser curioso que o jogador que acusa o Benfica de comportamento incorrecto foi o mesmo que teve um comportamento absolutamente execrável enquanto esteve em campo, e que só depois de assinar pelo Porto recuperou da amnésia que o afectou.


Para terminar, aproveito para enaltecer a conduta da Direcção do Benfica que tendo todas as razões e mais algumas para responder violentamente a estes ataques ignóbeis, tem optado pelo silêncio e por dar tempo para que a justiça siga o seu caminho. Os resultados estão à vista. Destaco ainda a evolução moral do Domingos, que ainda há tão pouco tempo olhava para a relva quando os seus jogadores eram agredidos, e que agora considera um ataque o facto de um jogador seu ser castigado por tentar agredir um treinador. Polémica após polémica, cada vez mais enterrados na merda que regurgitam.


PS - Por falar em justiça, parece-me perfeitamente razoável que Javi seja de facto alvo de um sumaríssimo e suspenso por dois jogos (felizmente um será para a Taça da Liga e o Amorim está finalmente recuperado para o substituir). De uma vez por todas, devia ser claro que o CD da Liga só pode agir em lances não descortinados pelo árbitro. O Alves, o Rodriguez, o Meireles (e o Luisão tb) estão a salvo do CD porque todas as agressões que têm perpetrado são vistas e desculpadas pelos árbitros. Coerência em todo este processo parece haver, mas justiça duvido muito.

PS II - O Benfica tem hoje um jogo importantíssimo. Temos finalmente a oportunidade de comandar isolados e de passar alguma pressão para o Braga. Estou muito desconfiado em relação a este jogo. O Leiria não é perâ doce. A puta madeirense que vem apitar também não. Um jogo tão importante num dia de semana às 9 da noite não é bom prenuncio. Vimos de um jogo muito duro no Sábado e temo que os níveis de motivação não estejam onde deviam. Para ser sincero, prefiro jogar com a pressão de ter de ganhar, do que encarar um jogo destes sabendo que aconteça o que acontecer continuamos em primeiro. Espero que Jesus esteja consciente da importância deste jogo e que não poupe ninguém. Espero que os adeptos do glorioso não se poupem também. Eu lá estarei!

6 comentários:

Joao disse...

No seguimento dos acontecimentos de ontem, acho que ficava muito bem junto do CD da Liga castigar (severamente) tanto Carlos Freitas como Domingos. Não só são um atentado à inteligência de qualquer pessoa que tenha visto a forma escandalosa como Jorge Sousa protegeu o Braga, como são ofensivas para as entidades que regem o futebol e que se limitaram a cumprir os regulamentos criados pelos clubes.

Depois da decisão do CD, creio que o Benfica poderia tomar uma posição e com base no que foi dado como provado, exigir o levantamento de um inquérito junto da Arbitragem relativamente à actuação do árbitro Jorge Sousa. Gostava muito que alguém perguntasse qual foi o fundamento para a expulsão do Cardozo, e a razão pela qual o Mossoró, o Nem e o Vandinho não foram imediatamente expulsos sendo evidente que um dos árbitros assistentes testemunhou as agressões.

Diogo disse...

joao,

excelente. no entanto um comentario. eu acho que a direccao do benfica, em particular, tem optado pelo melhor comportamento. levantar um inquerito a quem quer que seja e' alimentar o polvo, a meu ver. se o clube acatar as decisoes, por muito erradas que sejam, entao deixamo-los a falar sozinhos.

no entanto, e' importante sempre proteger os interesses do clube e os seus atletas. dai a recente tomada de decisao de que so' se vai para o balneario quando os animais estiverem todos nas jaulas. so' para evitar confusoes.

era bom que a CD se chegasse 'a frente e castigasse o Jorge Sousa e a sua equipa severamente. mas nao acho boa ideia o Benfica sugerir a abertura de inquerito.

Nuno disse...

Justica era espetarmos sete ao Leiria, oito ao Setubal, nove aos lagartos e dez ao Belenenses.
E depois ganhar os jogos todos por 1-0 com excepcao dos Corruptos B, que tambem haviam de levar pelo menos uns sete, com seis golos marcados pelo Cardozo e o setimo assistido por ele sobre a linha de golo.

Justica era esta corja toda ter nascido num pais que os tivesse espetado atras das grades ha' muito tempo.

Justica vai ser ve-los a estrebuchar quando cada rua de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Braganca, Braga, Viana do Castelo, Evora, Portalegre, Alter do Chao, Avis, Barrancos, Beja, Estremoz, Setubal, Almada, Gaia, Matosinhos, Santarem, Leiria, Figueira da Foz, Faro, Olhao, Portimao, Monte Gordo, Seixal, Sines, Paris, Luanda, Bissau, Boston, Providence, Hamburgo, Frankfurt, Genebra, Zurique, Hanover, Dusseldorf, Luxemburgo, e muitas outras localidades onde haja um Benfiquista, estiver a rebentar de alegria e vermelhidao a celebrar as nossas vitorias alcancadas dentro de campo, contra tudo, contra todos e contra a puta que os pariu.

Anónimo disse...

Q maus q eles andam! É tudo cagança isso?

Anónimo disse...

Mas compreende-se...é muito ano a engolir sapos vivos, mortos e por aí fora!

Anónimo disse...

Mas calminha...isto só acaba em Maio...