origem
Eusébio +10: Observacoes de um emigrante no Estadio da Luz

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Observacoes de um emigrante no Estadio da Luz

Para grande alegria minha, estou em Portugal e fui ver o Benfica 'a Luz, no jogo contra o Nacional. Eu, pelo que li depois do jogo e pelos comentarios dos entendidos da bola que povoam os programas desportivos nos varios canais de televisao portugueses, nao percebo nada de bola. Passo a explicar.

Por lesao, o Benfica nao pode contar com a nova estrela da companhia, o "jovem" Rui. Para grande pena minha, que nao vejo o Rui ao vivo ha' mais de 10 anos. A solucao, devido 'a suspensao do Petit, passou por usar um trinco so' e 2 medios interiores com jeito de bola. O triangulo invertido contava com Katsouranis, Karagounis e Nuno Assis, tendo 'a frente nas alas o Paulo Jorge e o Simao e o Kikin la' na frente a ver se a sorte lhe sorria. O resultado, como se costuma dizer, foi melhor que a exibicao. Em terms individuais gostei muito da raca do Nuno Assis, da calma e simplicidade com que o Katsouranis joga e do empenhamento do Paulo Jorge. Estes 3 foram os meus eleitos nesse jogo. Depois tinhamos o Simao a ganhar ritmo, um Kikin muito sozinho la' na frente, um Alcides a re-aprender a jogar 'a direita e um Anderson muito nervoso. Mas o que mais nervos me deu foi o Karagounis. Esta' bem que passou de titular a dispensavel. Mas quem o ve jogar desespera. O homem ate' tm jeito, mas caramba... o jogo nao se joga a andar... pelo menos uma corridinha... Alem disso andava muito reguila e a fazer muitas faltas. Nao era raca, era vontade de mostrar servico mesmo com recurso 'a falta...

Passado um jogo que costuma ser mauzito veio o Pacos de Ferreira,la' em cima, na Mata Real. Claro que o jogo estava comprado pelos manos Oliveirinha e eu nao assino a Sport TV. Ouvi o relato na radio e vi os resumos alargados. E logo percebi que bola mesmo nao deve ser comigo. O Karagounis esteve melhor. O Leo esteve muito mal. O Nuno Assis teve azar com o golpe no labio. Mas vejamos: estava a chover, o Pacos estava a controlar o meio campo e que faz o FS perante inesperada lesao? Sai o Nuno Assis, entra o Manu para a direita, Paulo Jorge vai para a esquerda e o Simao joga a 10. Sera' que ele (o FS) nao viu jogos da epoca passada em que o Koeman insistia jogar com o minorca a 10 para ver que o homem nao pode jogar ali, por mais tecnicista que seja? Na minha opiniao, teria entrado um medio defensivo, mais forte e batalhador, como o Beto ou o Diego, para segurar o meio campo e tentar recupar o jogo nessa parte do terreno. Perdemos forca, perdemos profundidade e na segunda parte ficamos sem o Manu (que perda de tempo a entrada dele... nao e' jogador para o Benfica, na minha opiniao) por uma atitude estupida e incompreensivel do Leo (que mais uma vez, tal como o Petit e o Nuno Gomes, e' tratado como vitima... sera' que agora se tem medo de julgar e criticar os jogadores quando eles erram???). O jogo estava no fim mas o Anderson, pela 2a vez consecutiva, jogava nervoso e esqueceu-se de marcar o avancado pacense e permitiu o empate.

O FS sera' treinador do Benfica ate' junho, nao se pode fazer nada. Mas vir para as televisoes e radio mostrar-se chateado pela expulsao do Leo por ja' terem falado sobre isso no balneario. Claramente nao o fizeram. A falta de disciplina comeca com as liberdades que o treinador da' 'as madames. A ideia que nao ser pode criticar um jogador so' porque ele e' capitao ou sub-capitao e' erradissima. Esses, no caso de errarem, deveriam ser julgados PELO CLUBE exemplarmente. O resto da maralha andaria sempre na linha!

Sem comentários: