origem
Eusébio +10: crise? qual crise?

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

crise? qual crise?

Perdemos com uma equipa com um orcamento que deve ser 10 vezes superior ao nosso... grave? nao me parece. grave e' levar 3 no bessa e empatar em pacos. Esta tudo em aberto, precisamos de ganhar os restantes jogos na luz (Celtic e Copenhaga) e de empatar em Glasgow. Com 8 pontos tanto podemos ficar em segundo como em quarto. Se ficarmos em terceiro lugar no grupo ja sera um mal menor.

Antes de mais, uma pergunta. Os primeiros 45 minutos em que o Manchester esteve encostado 'as cordas foi imposto ou consentido? Foi de facto o benfica que empurrou o Manchester la para tras ou foi o manchester que conscientemente recuou, manteve a compustura defensiva e esperou ate estarmos com os bofes de fora para dar a estocada final? Sinceramente nao sei...

Soltas:

Fiquei virado ao contrario quando vi que o Leo seria titular. Independentemente do seu valor, e e' dos melhores do plantel, o q ele fez em Pacos e' inaceitavel. Tanto o FS como o LFV foram rapidos a apontar-lhe o dedo mas na hora de castigar o jogador mais uma vez olhou-se para o lado e recompensou-se o infractor com a titularidade num dos jogos mais apetecidos da epoca. Parece-me mal...

Luisao: Imperial. Esteve irreprensivel a defender e a bola saiu sempre redonda dos seus pes. Impressionante.

Nao culpo o Anderson no lance do golo mas custa-me ver tanta bola despachada para a frente de qualquer maneira. Para quando uma oportunidade ao Alcides de jogar no centro da defesa?

Ha uma razao pela qual o Simao nao foi vendido este Verao. O Simao nao vale 20 milhoes de Euros, se valesse alguem teria aparecido com o cheque. A questao que se poem e' quanto vale entao o Simao. Se voltar a fazer mais jogos como o desta terca-feira tao cedo nao vai valer nem 20 nem 2. Custa-me muito acusar jogadores do benfica e tento faze-lo apenas quando esta em causa a sua entrega ao jogo. nao vi o Simao fazer um desarme, um pique, uma finta... sofreu uma entrada dura (limpa) logo no 1o minuto e fez uma cara de enfado q me fez pensar q nao iria ter um grande dia. Quanto ao resto, praticamente nao tocou na bola (excepcao feita as bolas paradas) e conseguiu a proeza de nao ser substituido... gostava muito ver lado a lado um grande plano do Simao e do Paulo Jorge durante o decorrer do jogo... aposto que seria confrangedor a diferenca na entrega de um e de outro. Enfim, e' o nosso capitao e acredito q esteja a atravessar uma fase menos boa. A ele devemos muito nos ultimos anos, mas deixa-lo em campo a fazer aquela triste figura quando todos os outros jogadores lutaram q nem caes foi extremamente despristigiante para a imagem do Simao e do Benfica.

Lance do golo: resultado de uma excelente movimentacao ofensiva o benfica tem o Manchester encostado, temos 3-4 jogadores dentro da area e outros descaidos para as alas. o Petit recebe a bola a 30 metros da baliza e em vez de abrir para a bola ser jogada para a area, remata. Evidentemente q a bola ressaltou naquela selva de jogadores e foi devolvida para o nosso meio campo onde 2 contra 2 o manchester marca... O Petit e' um enigma para mim. Aquela raca e forca que podiam fazer dele um jogador temivel, levam-no muitas vezes a fazer asneira atras de asneira. A entrega desmesurada e os desarmes a partir q ficam muito bem na televisao, nao escondem as limitacoes de um jogador com uma inteligencia futebolistica do tamanho de uma ervilha. A obcessao por marcar todos os livres e cantos (normalmente mal), pelos remates de longe, e sobretudo uma grande falta de visao (e tambem de algum talento) no momento de passar a bola tornam-no num elemento algo compremetedor no nosso meio-campo. Veja-se o katsouranis q com pezinhos de la luta e desarma no meio campo, e ao mesmo tempo tem a capacidade para descobrir linhas de passe e procurar espacos vazios capazes de criar desiquilibrios. mais uma vez gostei muito deste grego. Custa-me muito ve-lo a prencher o lugar q tem sido ocupado por um profissional tao digno como Petit. Mas creio q esta na hora do Benfica apostar num so trinco e creio q esse papel devia caber ao Katsouranis.

Uma pergunta: Sem o Petit no meio campo, jogando com o Katsouranis, Karagounis e Assis, ou apenas com dois medios (gregos) e dois avancados (NGomes e Micolli) sera q nao tinhamos tido aquele dominio imenso do meio campo?

O Mantorras jogou 10 minutos e tocou mais vezes na bola dentro da area do q o Nuno Gomes.

O Paulo Jorge nem parece q ha dois anos andava na 2a divisao. Tecnica, velocidade, raca, confianca. foi o melhor do benfica ate ser substituido. Nao e' um predestinado como o Ronaldo ou o Quaresma, mas pode muito bem ser um Maniche. Fiquei furioso com a sua substituicao (acredito q estivesse rebentado) e nao gosto nada de ver o Nuno Assis a ter q jogar encostado 'a direita.

Para quem tinha levado uns dias antes uns 10 pontos na boca, o nuno Assis entrou muitissimo bem no jogo. Mais uma vez reitero q a grande contratacao para o meio-campo pode nao ter sido o Rui Costa mas sim o Nuno Assis.

O momento mais vistoso da noite com 2 defesas 'a queima roupa nao esconde o facto de o Quim ter estado muito mal nos dois remates q os ingleses fizeram 'a baliza. Para mim continua a ser o titular, mas a margem de manobra comeca a encurtar.

O Karagounis e' outro misterio para mim. Um jogador tao experiente, tao combativo, excelente tecnica quer a driblar quer a rematar, e ao mesmo tempo tem imensa dificuldade em ser um jogador de equipa. Gostei dele contra o manchester e creio q o benfica precisa desesperadamente de talento no meio campo, mas fico sempre com uma sensacao de que ele poderia ser muito mais influente do q o q e'.

Pouco se pode apontar em relacao ao Nuno Gomes. Fez o q pode sempre rodeado de jogadores adversarios, precisa desesperadamente de alguem com quem combinar ao seu lado. O benfica nao tem nenhum ponta de lanca com a capacidade de jogar sozinho na frente (talvez so o Mantorras). Como tal, urge mudar o estilo de jogo da equipa.

Quim
Alcides Luisao Rocha
Katsouranis Karagounis
PJorge Assis Simao
Micolli NGomes

Porque nao?

3 comentários:

Sir disse...

Precisamente. Grave é termos jogado para o empate na Dinamarca; perder com uma das melhores e mais ricas equipas da Europa, tendo, até, dominado boa parte do jogo, é normal.

Nuno disse...

Também acho que não há crise nenhuma. E acho patético a parvoeira dos lencos brancos ao terceiro ou quarto jogo oficial. O único resultado verdadeiramente mau foi a cabazada no Bessa. O empate com o Pacos foi uma daquelas que sai mal. Tal como contra os lagartos, podiam ter comido cinco secas sem espinhas, mas tiveram a leiteira de marcar. No último minuto. Mas pelo que li, o Benfica até nem jogou mal nesse jogo. Claro que aos jornaleiros-abutres interessa todo e qualquer indício de putativo cenário de crise no Benfica, para vender jornais... mas por que será que não dão uma vista de olhos às exibicões do FC Maia? E já agora: para o Benfica, empatar em Copenhaga foi um desastre, uma catástrofe de dimensões indefiníveis. Para a lagartagem, foi um excelente resultado o empate em Mockba, contra uma equipa que TAMBÉM está no pote 4 do sorteio... Dualidade de critérios? Ou do Benfica, porque é um grande de facto e de direito, espera-se sempre mais do que de certas colectividades associadas a viscondes e outras aristocracias decadentes?

Joao disse...

diogo, ja de volta 'a terra prometida?