origem
Eusébio +10: O burro e o cigano

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

O burro e o cigano

Ponto um: ninguém tem obrigacão de acertar sempre.
Ponto dois: quem ganha duzentas e cinquenta vezes o meu salário tem obrigacão de acertar duzentas e cinquenta vezes mais que eu.
Ponto três: quando se erra uma vez, dá-se o desconto, são coisas que acontecem.
Ponto quatro: quando se insiste num erro, ou não se reparou, o que implica que se é distraído, ou se reparou, e isso implica que não se considera que seja um erro.
Ponto cinco: tirando os grandes génios, que conseguem mostrar que eles estão certos e o resto do mundo errado, a maior parte do pessoal que insiste em erros não passa de burro.
E é neste ponto que se chega ao canhestro gaúcho que selecciona a equipa da FPF. Primeiro, com o Ricardo. Aconteca o que acontecer, tem lugar cativo. Depois com o Pauleta, o ponta de lanca da treta. Em seguida com os malabarismos idiotas do Ronaldo a darem direito a 90 minutos garantidos por jogo, seja a extremo, ponta-de-lanca, médio defensivo, ou apanha-bolas (e guarda-redes não porque está lá o Ricardo). Agora é a parvoeira do Ricardo Costa, que é de uma qualidade tão estonteante que nem no clube dele joga e nem sequer é porque dispute a posicão com grandes estrelas. Estou farto disto. Foi por causa do canhestro burro que ontem não fui ver o jogo. Se por definicão tenho pouca consideracão pelas "seleccões", irrita-me todos os neurónios do hippocampo e da substantia nigra que na equipa que se diz representar Portugal joguem não os realmente melhores, mas os melhores amigos do canhestro. E não me venham com a história do CV: qualquer palhaco é capaz de ser campeão do Mundo com o Brasil, desde que não invente muito (e se há coisa scolariana que seja aceite unanimemente é que o rapaz não é o mais brilhante dos criativos); mas já é preciso ter alguma dose de estupidez para perder duas vezes contra uma seleccão grega que joga tanto como as equipas do Mário Reis quando defrontam o Benfica.
E será que não está na hora de se discutir por que é que para aí em metade dos jogos há pelo menos um jogador expulso algures pelas proximidades do intervalo, deixando a equipa a jogar com 10 durante a segunda parte?
Será que a única coisa que interessa à jornalistagem é se o cigano (e eis que se fecha o título) é ou não convocado?
Se este canhestro não fosse daqueles que nasceu virado para a lua, andava a cavar batatas. Como diz um velho ditado grego, os bons não precisam de sorte, porque conseguem resolver os problemas. A sorte está cá é para os estúpidos. Isto dizem os gregos. Eu só digo que há burros com muita vaca...

5 comentários:

Joao disse...

nuno, concordo com muito, mas nao com tudo. o scolari tem muitos defeitos e muitas virtudes. o q ele fez em relacao aos poderes instituidos do Futebol Portugues para mim nao tem preco. Eu dava-lhe o cargo de seleccionador vitalicio so por ter a certeza q ele nao ia ceder as pressoes do Papa e ao seu sequito de empresarios subservientes. Evidentemente q erra, como erramos todos nos, e que e' extremamente teimoso. E se por um lado nos podemos queixar da falta de qualidade de alguns jogadores, temos de reconhecer a qualidade do espirito de grupo. Se analizarmos isto friamente pelos resultados, Vice Campeao Europeu e Semi-Finalista da Copa, confessa q nem nos teus melhores sonhos...

Confesso q fiquei irado com as recentes declaracoes dele em relacao ao desejado empate na Finlandia. Mas por outro lado, ele tem uma tarefa muito dificil nas maos. por um lado, um plantel muito mais fraco por causa das lesoes de jogadores fundamentais e porque Figos nao nascem todos os dias. por outro, e muito mais importante, porque a motivacao destes jogadores q acabaram de jogar um mundial e tentam agora impor-se nas respectivas equipas nao pode ser famosa para andar a jogar contra a Finlandia, Polonia e whatisnameistao.

Nuno disse...

João, é verdade que ele conseguiu classificacões excelentes. Mas se pensarmos no Europeu, houve meia-hora contra a Espanha e o jogo contra a Holanda. Empate com a Inglaterra, espalhanco contra os gregos. No Mundial, foi empate contra os ingleses (que jogaram com 10 meio jogo e não tinham um avancado que prestasse), ganhámos um-zero aos holandeses ainda sem se perceber muito bem como, e perdemos com os franceses, jogo no qual passámos a maior parte do tempo a ver a bola correr entre o Zidane, o Ribéry e o Makelélé. Já para não falar do jogo com os alemães, em que o espírito da equipa era mais de tou-aqui-tou-a-ir-de-vacâncias e não propriamente espírito de corpo.
O melhor guarda-redes ficou em casa porque sim, o melhor avancado passou o Mundial no banco, e o europeu também, e cada vez que entrava marcava mas nunca ganhava a titularidade. Agora chama-se um puto que não vale nada e dá-se-lhe a titularidade no centro da defesa de mão beijada, quando no banco fica um jogador que não sendo o Humberto Coelho e sendo um grande parvalhão vale duzentos Ricardos Costas (como parece que se viu aquando da expulsão). Põe o Caneira a lateral-direito, e do Paulo Ferreira, que vale alguns 500 caneiras, não se houve falar. O Deco joga mesmo que ande de muletas. Vá lá, desta vez não convocou o Hugo Viana para ir passear, ao menos levou o João Moutinho (que apesar de valer uns setecentos hugos vianas, passou o Mundial em casa enquanto o outro inútil andava a ver os jogos na bancada).
E depois, a "guerra" contra os bimbos é mesmo uma guerra ou é mais pólvora seca que outra coisa?
A mim parece-me que é a típica actuacão Pintísticadacostistica, que também se vê muito no Alberto João Jardim: ok, fazes o que eu quero, mas eu vou fingir que estou zangado e que não fizeste que é para ganhar mais ainda.
E esta "renovacão"! Que drama, saiu o inútil do Pauleta, e o Figo. Que a saída do Figo deixe mossa, tudo bem, era um líder. O da-treta, a única mossa que deixa é que quando ele não joga as defesas adversárias têm mais trabalho. De resto, só há renovacão porque o treinador insiste em pôr um coxo a defesa-central quando tem alguns vinte centrais melhores que ele, e um central-adaptado-a-defesa-esquerdo a fazer de defesa-direito.
Eu insisto que o grande mérito do Scolari é ter uma vaca leiteira que nunca mais acaba. Que é o que lhe vai valendo, porque leitura de jogo não tem nenhuma. E para gritar com os jogadores, o Manuel Embrutecido José também é capaz.

Diogo disse...

Vamos a deconstruct as analises:

1) o Scolari, goste-se ou nao, levou a equipa onde ninguem (a nao ser o Queiros e o Vingada com o juniores de 90 e 91) levou. Por muito teimoso, burro, ou por demais adjectivos se queiram usar.

2) O drama da renovacao e' um drama inventado. Perdemos o Pauleta (que marca 7 ao lichtenstein e passa o resto dos jogos da seleccao a olhar para os centrais adversarios roubarem-lhe a bola), mas FINALMENTE temos o Nuno la' na frente, a fazer o que ele tao bem sabe. E quando o Nuno estiver cansado (la' para 2010), de certeza que havera' pontas de lanca novos (Vaz Te? Vilela? Makukula?) que saibam marcar golos. Senao eu ofereco-me para jogar, e marco 8 ao lichtenstein e sou logo titular indiscutivel. O nosso maior problema esta' na teimosia em nao usar os bons que temos agora para experimentarmos com jogadores que nao servem. Perdemos uma defesa solida e renovamos com o Ricardo Costa. Erro. Nao usamos o Paulo Ferreira. Erro. Insistimos no Caneira na esquerda. Erro. Deixamos o Moutinho a marinar porque temos o Deco estoirado mas que tem de ser titular. Erro. Nao espetamos bofetadas ao Ronaldo por ele nao jogar simples. Erro. Mas no fim, quando for preciso, esta rapaziada com 20-21 anos vai aparecer e jogar bem.

3) O falso patriotismo do Scolari chateia. Mas o homem nao e' portugues e quando diz que um empate contra a Finlandia e' bom e' so' por saber que, antes do fim dos jogos de qualificacao, nos estamos qualificados em 1o lugar, com resmas de pontos de avanco sobre o segundo. Uma derrota na Finlandia seria um mau comeco.

4) O homem e' teimoso. Casmurro. Insiste nos mesmos 23 assim que os escolheu. Acho que ele ainda nao os escolheu...

5) E que tal um meio campo com o Moutinho, o Maniche e o Petit, deixando o Costinha de vez em casa, jogando com o Nani e o Ronaldo (ou quaisquer 2 marmelos que saibam fazer 2 fintas mas elaboradas e corram um bocadinho mais depressa que os outros) nas alas?

6) E, bolas, parem la' com a nao convocacao do Quaresma. O rapaz ate' pode ser muita coisa, mas se nao e' convocado e' la' porque o homem nao quer. Vem com a teimosia. Eu convocava-o, nem que fosse para ver como ele respondia 'a responsabilidade... Mas nao e' drama nenhum nao ser convocado. Agora, se e' para escolher um gajo da agremiacao do norte para entrar na equipa, entao que venha o Quaresma e deixem o Ricardo Costa em casa...

Joao disse...

relativamente 'a equipa q jogou contra a finlandia em comparacao 'a nossa equipa ideal, veja-se o seguinte, perdemos:
Miguel, Jorge Andrade, Meira, Figo, Simao e Pauleta.

Alem disso, temos varios jogadores sem ritmo (sem clube) ou com problemas fisicos: Costinha, Maniche, Deco, Ferreira e Valente.

Quem sobra?

a escolha do Caneira a lateral direito em detrimento do Paulo Ferreira e' de facto estranhissima. Se algo se passa com o Paulo ferreira, quais eram entao as alternativas: o Abel? o Nelson? tem potencial mas nunca foram internacionais... seria sem duvida um risco lanca-los tao verdes.

Em relacao aos centrais quem sao as alternativas ao Andrade e ao Meira: R Costa, R Rocha, Tonel. Evidentemente q eu preferia q jogasse o Rocha mas nao acho a escolha do R Costa completamente descabida. E' de entre os tres o q tem mais jogos como internacional e o q teoricamente sera o substituto do R Carvalho daqui por 5 anos. Evidentemente q se continuar a fazer merda como fez o mais provavel e' acabar no Ermesinde, mas nao aponto o dedo ao scolari assim tao depressa.

Defesa esquerdo, o Valente esta preso por arames, mesmo assim nao deixa de ser muito melhor q o Caneira... qual seria a alternativa, o Miguelitinhosinho?

Medios Centro, o Costinha e' bem melhor q o Petit, goste-se ou nao... Adoro o Petit para irmos jogar ao Bessa, mas como saltou 'a vista no Mundial esta uns furos abaixo do Costinha. O Maniche e' tambem muito melhor que o tiago e q o Moutinho. Quanto ao Deco, e' simplesmente dos melhores jogadores do Mundo e desde q nao tenha a perna partida tem sempre de jogar.

Extremos: figo, simao, quaresma out. Quem sobra: Boa Morte? Nani? faz sentido tirar o ROnaldo quando estamos tao limitados? E' verdade que o Ronaldo esta a travessar um momento complicadissimo e q deve ter um ou dois anos para mostrar q jogar futebol e' diferente de driblar, mergulhar e reclamar. E que fazer em relacao ao nosso mais promissor jogador? adianta alguma coisa tira-lo da equipa? castiga-lo? sinceramente nao sei... acho q e' preciso deixa-lo jogar e passar horas com ele a ver o video e a dar-lhe na cabeca.

Avancados... uff, nem sei por onde comecar... Adoro o Nuno Gomes. Mas infelizmente nao e' um matador e precisa de alguem para jogar ao lado dele. A opcao tem recaido sobre o mais vocacionado mas menos talentoso Pauleta. como este foi 'a vida, q fazer? Jogar com dois avancados? nao pode ser! tendo o Deco e excelentes desiquilibradores nas alas so podemos jogar com 1. Sera o Nuno GOmes o melhor ponta de lanca? se calhar e', mas nao deixa de meter do' ver o Nuno a marrar sozinho contra os defesas...

Vamos agora todos dar na tromba dos jogadores q tao bons resultados nos deram, despedir o scolari, deixar os jornaleiros escolher a equipa? vamos para o Mundial com o Quim, Miguel, R Carvalho, R Rocha, Valente, Petit, Tiago e Moutinho, Simao e Quaresma, Nuno Gomes. Devia dar uma coisa bonita....

Qualidade de jogo. Se ha uma coisa q nao suporto sao as pessoas q se queixam de jogarmos sempre mal e de termos muita sorte. Pois eu nao acredito em sorte e azar. ou melhor, eu acredito, porque sei q quem se esforca vai ter tendencia a ter sorte e quem nao se esforca vai ter tendencia a ter azar. Tivemos sorte porque o Rooney foi expulso? nao, tivemos sorte de o scolari ter deixado em casa todos os jogadores suficientemente estupidos para pisar os colhoes a um gajo a 2 metros do adversario. So faziamos boas meias-horas, optimo, porque essas chegaram. a espanha jogava bonito o tempo todo e foi logo para casa.

o scolari criou uma equipa de combate, super competitiva e q praticamente nao faz erros. o scolari prefere jogar mal e ganhar, eu tambem. o scolari prefere jogadores com experiencia a lancar estrelas de fim de semana promovidos pelos jornais.

Ultima nota, o Scolari nao so mandou o Pinto da Costa levar no cu, como mandou tambem o Mourinho, e todos os empresarios q acham q conseguem manipular as convocatorias com bocas para os jornais. A prova disso e' verem como o mourinho nao abre a boca 'a q tempos sem ser para dar porrada no frances. E para os que acham q o scolari nao faz um boi porque nao passa os fins de semana a pavonear-se nas zonas vip dos estadios de todo o mundo esta redondamente enganado.

Ultimo ultimo ponto, nuno, se ganhar 'a grecia fosse assim tao facil, se eliminar a holanda sem recurso a circo fosse assim tao facil, se ganhar a inglaterra contra 10 fosse assim tao facil, se ganhar a franca fosse assim tao facil, porque sera q os outros nao conseguem?

Sera a finlandia assim tao mau q nos deviamos ter levado os juniores do sporting e ter ganho de capote? vamos perguntar a opiniao 'a polonia.

o scolari tem muitos defeitos, e a sua teimosia e' de por os cabelos em pe. mas o homem sabe levar a agua ao moinho, deixem-no estar, se calhar a teimosia nem e' tanto defeito, e' virtude. Apos anos e anos de geracoes de ouro q perdiam sempre (estoicamente) nas qualificacoes, temos agora um homem q 'a maneira dele nos leva a vitorias atras de vitorias, e nos queixamo-nos? temos saudades do oliveirinha q levava Folhas e companhia para os mundias? do tempo em q tinhamos de ir ganhar a' alemanha para nos qualificar? de sermos eliminados pela polonia, coreia, estados unidos?

fonix, quanto mais nao seja para chatear o Miguel Sousa Tavares, deixem estar o Scolari sossegado.

Diogo disse...

Joao, como sempre consegues ver as coisas por prismas menos biased do que os meus. Eu continuo a achar que o Petit e' o melhor medio defensivo que ha' em Portugal, so' mesmo batido pelo Paulo Sousa (o outro, o do joelho estragado).

Mas tens razao em muitas coisas. O Deco e' sem duvida um jogador genial. Queria-o no Benfica. So' nao acho que esteja em forma. E se nao anda em forma, e porque era a Finlandia (sim, estou a dar menos credito a eles), porque nao ver como o Moutinho se orientaria? O Maniche e' um jogador fantastico, goste-se ou nao da sua tromba e da sua atitude de chico esperto. O Tiago e' muito mole para o trabalho que o Maniche faz e sera' sempre segunda escolha. Raca e' coisa que nao se compra, e o Tiago tem menos que o Maniche.

Os alas estao entregues: Ronaldo e mais um. O Ronaldo chateia-me porque nao ha' maneira de aprender a jogar simples. Mas de resto tem uma margem de progressao imensa e dentro de muito pouco tempo sera' dos melhores jogadores do mundo. O Simao e' muito bom no Benfica mas tem falta de entrosamento na seleccao por culpa do Figo. Nao e' por culpa de um gajo qualquer... e' o Figo, um dos melhores extremos que alguma vez tivemos... Pode ser que o Simao ganhe confianca e comece a demonstrar porque e' que o Liverpool o quis tanto.

Na defesa... Acho que aqui estara' o nosso tendao de Aquiles. Sinceramente, nao queria la' o Rocha. O Jorge Andrade e mais um central (se calhar deve ser mesmo o Ricardo Costa...). As laterais sao incompreensiveis: Temos o Nuno Valente e o Paulo Ferreira, mas jogamos com centrais adaptados. Nao se percebe. Essa nunca perceberei.

Finalmente, o matador. O Nuno nunca sera' um matador, mas ao menos esforca-se. Mas e' ingrato ve-lo jogar la' na frente sozinho. Quando conseguirmos arranjar um Brian Deane tuga entao teremos uma dupla boa. Ate' la' quem sao as hipoteses? O Postiga, suplente no Standard? O Hugo Almeida, que ainda nao mostrou razoes para ser convocado? O Makukula era dado como promessa mas passou de jovem com futuro a jogador interessante.

O Scolari e' bruto, teimoso e casmurro. Mas e' bem melhor que um mano Oliveirinha, que um Manel Ze', que um Humberto, ou que um Quinito.