origem
Eusébio +10: de volta

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

de volta

A minha promessa de nao malhar forte e feio no Fernando Santos com a procissao ainda no adro tem me mantido algo distante. No entanto, resolvi fazer um esforco de tentar ver algo de positivo neste inicio de epoca, ou quando isso nao e' simplesmente possivel, oferecer algum criticismo construtivo:


Liga dos Campeoes (Nao nao e mais nao)

Vespera: "Uma empate e' um bom resultado". Depois do jogo: "Podiamos ter feito algo mais." Camarada Fernando Santos, um treinador (do barcelona ao olivais e moscavide) nunca, mas nunca, diz de vespera q um empate e' um bom resultado a menos q esteja a 1 ponto de ser campeao. Assim camarada amigo, o discurso para dentro e para fora e' o seguinte: "O Copenhaga e' uma equipa forte, se nao fossem nao tinham eliminado o Ajax, jogam em casa e com o apoio dos seus incansaveis adeptos sao fortissimos. Os potes nao entram em campo e quem joga em casa e' favorito. Nao quer isto dizer q o benfica venha ca encolhido. Estamos cientes das dificuldades mas sabemos o nosso valor e tencionamos complicar-lhes a vida. O nosso objectivo e' a vitoria." Depois, fazemos o nosso jogo, tentando usar as nossas armas e procurar o golo atraves de jogadas rapidas com a bola pelo chao... um empate ate pode ser um resultado razoavel. Ai dira: "Como nos bem sabiamos esta equipa e' muito forte, um empate e' um excelente resultado e nao tenho a certeza q o MU e o Celtic consigam vir aqui fazer melhor resultado. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores pela sua vontade e coragem. tentaremos em Lisboa, com o apoio dos nossos adeptos dar a volta a este resultado." Ora o q aconteceu em Copenhaga foi q o nosso amigo primeiro disse q um empate era bom (nada como comecar com uma atitude derrotista), depois passamos 90 minutos a alternar passes entre os defesas centrais e a dar chutos para o ar (nada como explorar as fragilidades do adversario) e depois do jogo diz q gostaria q os jogadores tivessem sido mais ousados (sacode a agua do capote e culpa quem de facto esteve dentro de campo a lutar). Camarada Fernando Santos, eu nao gosto de entrar em polemicas tecnico-tacticas, mas de competitividade ainda percebo alguma coisa e o q o senhor fez foi choramingar e desculpar-se ainda antes do jogo comecar e no final dizer em voz grossa q os jogadores deviam ter ambicionado mais... isso nao se faz... vem no B-A-BA do manual do treinador.

Disciplina/Arbitragens:
3 jogos 4 expulsoes. Escrevi aqui q o Benfica devia ter penalizado fortemente o Petit e o Nuno Gomes depois do jogo com o Boavista. Ficava bem ao clube mostrar mao dura e tolerancia zero em relacao a atitudes inqualificaveis dos seus profissionais. Em vez disso desculparam-se os meninos e procuraram-se reducoes do castigo. Surpresa das surpresas, 2 jornadas depois vai outro jogador para a rua por ver dois amarelos no espaco de 1 minuto. Como e' q isto e' possivel??? E' possivel porque nao se actuou como e quando se devia. Se por um lado o benfica devia ter sido implacavel com os jogadores cujo comportamento foi muitissimo vergonhoso (Petit), por outro lado devia ter-se atirado 'a Liga e ao arbitro pela dualidade de criterios demonstrada em relacao aos Boavisteiros, pela expulsao do Manu qd ele nem toca no adversario, e pelo recente fenomeno em q parece q apenas os jogadores do Benfica protestam contra os arbitros. Resumidamente e para que fique bem claro: Eu nao estou a desculpablizar os 4 jogadores q foram expulsos e acredito q o Benfica devia punir severamente o petit e o Leo por accoes q nao dignificam a camisola q vestem; ao mesmo tempo e' preciso manipular a opiniao publica e pressionar os homens do apito e questionar se de facto os jogadores do Benfica foram os unicos nos mais de 30 jogos realizados ate agora q se insurgiram contra decisoes dos arbitros.

Contratacoes:
Este primeiro mes de competicao vem mostrar q as minhas preocupacoes em relacao 'a politica de contratacoes eram de facto muito fundamentadas.
Agua: Kikin - nao porque o rapaz seja mau jogador, mas actuando o Benfica com um 10 e dois alas nunca vai haver espaco para mais do q um ponta de lanca. Ora tendo nos o NGomes, o Micolli, o Mantorras, o Marcel e o Karadas (estes dois despachados), q sentido faz gastar 1-2 milhoes de euros numa 2-3 opcao? Manu - e' muito rapido mas nao segura uma bola. creio q fara as delicias de qualquer equipa do manel machado mas para o benfica parece ser manifestamente curto.
Submarino ao Fundo: Miguelito - tapou uma lacuna clara do plantel uma vez q tinhamos apenas um lateral esquerdo. Dadas as recentes actuacoes do Leo, talvez venha a jogar mais do q se pensava inicialmente mas ainda se esta para ver o verdadeiro valor do homem.
Barco de dois ao fundo: Katsouranis - Aparentemente o grego e' bom de bola. Infelizmente vem para o lugar de um dos jogadores mais seguros do plantel (petit). Resta saber agora o q fazer. Jogam os dois em cima um do outro, ou um tem de sair? ate agora, nao se pode considerar uma grande mais valia em relacao aos q ja ca estavam.
Barco de tres ao fundo: Rui Costa - o talento e a paixao estao la, resta saber fisicamente o q vale o Rui Costa, este inicio de epoca nao promete nada de bom. Felizmente q o Nuno Assis parece estar a re-encontrar a boa forma e pode ser, a par do Karagounis, dos jogadores mais importantes para a epoca q se avizinha. Paulo Jorge - fui rapido a condenar este baixinho no inicio da epoca mas aos poucos tem vindo a demonstrar algum talento, velocidade e muita garra. Para o q custou, parece ser uma alternativa muito razoavel como medio (ala/interior) direito. Espero q com o tempo consiga ser mais consistente porque tem mostrado bons pormenores.

Futuro
Depois do empate com o Pacos:
— Ainda não conseguiu vencer um jogo fora de casa. Admite que poderá começar a ser contestado?
— Porquê?
— Pelos resultados...
— Sim, mas também ainda não perdemos... quer dizer, perdemos com o Boavista... mas não estou preocupado com isso... penso que não.
Alguem pode dizer ao homem q perdeu 3-0 com o Sporting, com o AEK e com o Boavista, empatou com o Copenhaga e com o Pacos, e ganhou 'a rasca ao Nacional!! E' verdade q nos ultimos jogos temos mostrado algum fio de jogo (so estamos a treinar 'a praticamente 3 meses) mas convinha q o Fernando Santos deixasse de se fazer desentendido. Ele sabe q nao vai para a rua tao cedo mas tambem escusa de estar a fingir q esta tudo na maior.

Presidente
LFV anuncia a recandidatura 'a presidencia do Glorioso. Sauda-se e ignora-se a choraminguisse do costume. Procura-se agora adversario 'a altura, capaz de promover o dialogo sobre o futuro do Benfica e q deixe em casa as resmas de ronaldinhos q ira trazer se for eleito. Ao LFV deseja-se a vitoria, a continuidade de uma politica de gestao responsavel, a luta pela verdade desportiva, e sobretudo uma maior transparencia no que diz respeito a gestao do clube.

Benfica
Com ou sem Simao, com ou sem Fernando Santos, com ou sem Luis filipe Viera, com ou sem vitoria frente ao Manchester, seremos sempre O BENFICA. VIVA O BENFICA!

1 comentário:

Cassiano disse...

Era importantissimo aparecer um candidato com algum peso, não para ganhar ou perder, mas para se debater os assuntos, haver diálogo no sentido de se identificar problemas e as respectivas soluções.

Quanto às contratações, não posso estar mais de acordo.

Quanto ao Benfica, será sempre o Maior Clube do Mundo.

VIVA!