origem
Eusébio +10: Respostas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Respostas

Resposta de Rui Rangel às minhas questões:

1ª Como se enquadra a presença de José Veiga numa candidatura que se diz de Benfica aos Benfiquistas?
- Não se enquadra. As coisas estão muito claras nesta candidatura. O vice-presidente da direcção para o futebol é o doutor Cunha Leal e o director-desportivo será o Rui Costa. 


2. Qual a estratégia financeira a curto prazo e que medidas concretas tem para combater o passivo gigantesco sem reduzir dramaticamente a qualidade do plantel?
- A estratégia é manter o plantel até ao final da época. Tem qualidade suficiente para ser campeão em Portugal, se tiver uma estrutura que defenda o Benfica, mais do que defender outros interesses. E, durante a época, preparar alguns dos nossos jovens da equipa B, para assumirem, no início da próxima temporada, uma maior relevância na equipa principal, de forma a que se possa realizar, sem perdas de competitividade da equipa, uma ou duas vendas de jogadores do actual plantel. Depois, há toda uma estratégia de racionalização de custos, cortando nas gorduras, porque, na actual estrutura profissional do Benfica, gasta-se muito dinheiro mal gasto e sobretudo sem reflexos nos resultados. E vamos, igualmente, falar com os credores e com a banca, no sentido de ajustarmos o valor da dívida , porque não é comportável pagar mais de 20 milhões de euros de juros por ano. Sabemos que a banca está disponível para nos ajudar, porque ao contrário do que diz o outro candidato, a banca não lhe pertence, a banca não está ao serviço dele, a banca existe para procurar soluções e é isso que vai fazer quando vencermos as eleições. Os benfiquistas podem estar descansados porque a banca não está ao serviço de Vieira, a banca tem contratos assinados com o Benfica e vai cumpri-los. E está disponível para ajudar o Benfica, independentemente do seu presidente.

3. Qual a sua opinião sobre o actual projecto olímpico?
- Óptimo projecto que o Benfica e os benfiquistas podem agradecer ao meu vice-presidente, Fernando Tavares. Foi ele o mentor desse projecto e será ele, quando formos eleitos, que o renovará. O projecto olímpico do Benfica tem quase tanta importância, no contexto da internacionalização da marca, como o futebol. Tiro o meu chapéu a Fernando Tavares por ter implementado esta ideia no Benfica e sei que ele será a pessoa certa para lhe dar um novo rumo, porque, actualmente, o projecto olímpico está estagnado. E há uma coisa que tenho a certeza, nas nossas reuniões de direcção, por exemplo, o Nélson Évora nunca será tratado como o homem do pulo. 



Vou ser sincero. Eu não penso como a maioria dos carneiros e nenhuma das respostas me satisfaz totalmente.

Em relação à primeira, compreendo que seja a resposta que todos os Benfiquistas querem ouvir, e agrada-me a ideia que Veiga fique bem longe de cargos sociais do Benfica. No entanto, não tenho qualquer duvida (nem pudor) que o Veiga seja muitíssimo competente a mexer-se no esterco que é o nosso mundo da bola. Se LFV rodeou-se de Andrades e Lagartos incompetentes na administração da SAD, que tenhamos alguém competente a operar no submundo não me parece o fim do mundo.

A segunda acaba por ser a resposta possível... é preciso cortar e desinvestir, e é preciso renegociar a dívida. Rangel não apresenta nenhuma solução milagrosa ou radical, provavelmente porque ela não existe.

A terceira, apesar do meu enorme respeito por Fernando Tavares e pelo trabalho feito nas amadoras, acho que este projecto Olimpico não passa de um mero patrocínio a um grupo restrito de atletas de elite. Uma medalha da Telma tem tanto de Benfica como tem de CGD ou de qualquer outro patrocinador. Aceito que o Benfica,  dentro do ecletismo que o caracteriza, deve formar e treinar atletas de alta competição nas mais variadas modalidades. Isso é muito diferente de comprar atletas feitos, não lhes dar nada sem ser dinheiro em troco do emblema na camisola, e depois dizer que ganhámos não sei quantas medalhas.

No entanto, não posso deixar de destacar esta brilhante iniciativa, e o enorme esforço que Rangel está a fazer para se aproximar dos Benfiquistas. 

Sem comentários: