origem
Eusébio +10: Temos aqui uma situacão...

domingo, 30 de julho de 2006

Temos aqui uma situacão...

(We've got a situation here...)

- como o João notou na última entrada, um mês depois do início da época, ainda não está o plantel definido

- isto está mesmo a ver-se que só tem um significado: não há dinheiro, e sem se vender o Simão, não se compra ninguém - até agora, só vieram dados (Rui Costa) e emprestados (Micolli)

- além de não haver dinheiro, há uma grande desorientacão: deixa-se um jogador ir recuperar para o clube que o quer comprar mas que o reprovou nos testes médicos?! Negoceia-se durante duas semanas com fotografias dos jantares nos jornais, a arrastar a imagem do capitão de equipa (bolas, estamos a falar do Simão, não do Beto...) para depois se mandar toda a gente à apresentacão do clube que o quer contratar mas que afinal não chegou a acordo!?

- contrata-se um treinador que toda a gente sabe que usa um sistema de jogo que é completamente diferente daquele para o qual o plante foi construído, há uns cinco anos, e para o qual vem sendo retocado?!

- para um modelo que usa um único trinco, vai comprar-se mais um quando já há uns três no plantel? E põe-se um dos outros a médio-direito?

- para um sistema que usa no máximo dois pontas de lanca, têm-se 5 no plantel, sem que nenhum deles seja "o" ponta de lanca que faz falta?

- vai-se contratar um arruaceiro que nem no Boavista jogava para quê?

- insiste-se num guarda-redes que não tem estrutura mental para jogar no Benfica, porquê? Já para não falar de capacidade técnica - o golo dos espanhóis é inadmissível para um juvenil

- dispensa-se um puto que joga a lateral esquerdo sem haver dinheiro para contratar outro, porquê? O puto era assim tão mau? Será que só os dos lagartos é que são bons? Ou será que esses são bons porque jogam e são motivados para isso?

Quem responder a estas e outras perguntas, identificar as razões para este chorrilho de asneiras, dislates, bujardas e disparates, corrigir os (muitos) erros e colocar as coisas nos eixos, pode ser que volte a dar uma contribuicão positiva para a equipa.
Sinceramente, sinto que depois de quatro-cinco anos a melhorar (a pouco e pouco, mas a melhorar), desde Camacho, passando pelo Trappa, pelo Koeman, com os jogadores que foram vindo, com a solidificacão do grupo, este ano demos um valente passo de 3-4 anos para trás.
Falta plantel (há posicões com 5 jogadores, outras com 1), falta estratégia (porquê implantar um modelo novo quando o outro está estabelecido e devidamente alimentado funciona) e falta treinador (os jogadores precisam de saber quem é o líder, não de seguir ordens do panhonha de servico, independentemente de o senhor até poder ser muito boa pessoa, e com o devido respeito ao indivíduo).
Como tenho vindo a dizer aqui ao pessoal de casa, este vai ser um ano muito longo. Porque mesmo que se chegue à Liga dos Campeões, vamos ser despachados logo para a UEFA, e aí vamos ser despachados logo por um CSKA qualquer. E quanto ao campeonato, vamos andar a discutir o terceiro lugar com o Boavista, e só porque o Braga mandou o Jesualdo embora, senão andávamos a discutir o quarto lugar com o Boavista, e só porque o Nacional mandou o MM embora, senão andaríamos a discutir o quinto lugar com o Boavista.
Pessimista, eu? Nem pensar. Sou um optimista: estamos lixados, mas conscientes disso.
Venha de lá a pré-época de 2007, com mais uma mudanca de meio-plantel.
Pode ser que aí voltemos a ter esperanca.
E oxalá, oxalá que a bola, esse corpo mágico que tudo decide, me faca engolir as palavras aqui escritas e me deixe festejar muitas vitórias este ano. Como dizem os Madredeus, "oxalá... me passe a dor de cabeca..."
Ninguém pára o Benfica, mas desta vez é preciso é alguém que o ponha a andar...

5 comentários:

Joao disse...

Nuno, um curto comentario. Eu creio q o Fernando Santos sempre foi adepto do 4-3-3. Era esse o sistema usado no sporting e creio q no AEK. Ele proprio disse isso numa das 500s entrevistas q deu no inicio do verao. Um facto e' q ele chegando ao benfica depara-se com uma realidade em q o Geovanni foi dispensado, o Simao esta de malas feitas, e os unicos alas q sobram sao o Manduca, o Manu e o Marco Ferreira. Rapidamente constatou q o 'losango' e' possivelmente a tactica q melhor se adapta ao plantel existente.

O grande erro cometido por ele (creio q a culpa e' dele) e' q as unicas duas contratacoes de jeito q se fizeram foram posicoes ja extremamente concorridas e q dificilmente trazem algum valor acrestado (Fonseca, Katsouranis). Claramente teria q ter havido uma aposta seria em a) 2 alas, ou b) 2 medios fortes defensivamente mas com capacidade de transportar a bola.

Duvido muito q essas contratacoes ainda venham a acontecer. Tudo isto parece sugerir q de facto nao ha tento nenhum na formacao do plantel. Na melhor das hipoteses, o Veiga tem uma ideia bem definida de quem serao os alvos a contratar, estando exclusivamente 'a espera de a) vender o Manel fernandes, b)vender o Simao, ou c) confirmar a passagem 'a fase de grupos da LC. Reforcos talvez so no final de Agosto. No fundo tudo se resume a um simples facto: quem tem dinheiro compra a roupa da moda no inicio da estacao; quem nao tem, espera pelos saldos e compra baratinho o q os outros nao quizeram.

José Leal disse...

O cenário não será assim tão catastrófico, em termos de resultados isto é.

Creio até que com esta táctica temos +/- 22 ou 24 vitórias garantidas, o que por si só quase nos garante o título. É claro que as vitórias serão todas semelhantes à sobre o Bordéus ou à do Sportém frente ao Benfica, isto é, sem ser um futebol bem jogado e por sistema, sendo uma coisa mais artesanal e de esperar o erro ou desconcentração do adversário.

Mau penso ser a desvalorização duma estrutura que tem sido construída ao longo destes últimos anos, à custa de muito trabalho e muita ssobiadela levada pelos nossos mister enquanto faziam o seu trabalho. Sim aqueles misters que apresentavam currículo, metodo, trabalho, mas que o pessoal queria sempre que saísse no final da época. Esta sede de mudança e de novidade...

Penso que as contratações foram bem feitas, e visam aquilo que é mais importante que é o melhoramento qualitativo do plantel.

Creio que as probabilidades de vermos um meio campo constituido exclusivamente por Beto e Petit, baixaram consideravelmente.

Saudações

Diogo disse...

Paulo, antes de mais um obrigado por postar no nosso blog.

Mas anda um pouco optimista, nao? Esta' bem que a probabilidade do Beto jogar esta epoca deve ser reduzida, mas nao posso concordar que as contratacoes tenham sido as mais acertadas. O Fonseca e' internacional mexicano e a sua qualidade sera' uma mais valia para o Benfica, mas para que mais um segundo ponta de lanca? Lembre-se que o Fonseca joga com o Borghetti na seleccao, este um jogador 'a la' Pauleta: fica la' frente, 'a espera da bola, para concretizar as recargas de bola (nao e' jogador que faca jogar muito).

Mais: O Paulo Jorge foi um erro e ha' que admiti-lo. Esta' bem, e' portugues e jovem. Mas nem todos os putos do Boavista sao o Joao Pinto ou o Nuno Gomes. Quando se erra ha' que admiti-lo.

E a direccao errou com o Paulo Jorge como errou com o Moretto, o Manduca, o Marcel ou o Beto. Assim como errou no caso do Manuel Fernandes que nao se percebe o que anda a fazer em Inglaterra. Como errou no caso do Simao, que esta' sem treinar desde que veio de ferias.

O dinheiro nao abunda e nao podemos querer o Messi, o Tevez e o Fred. Mas podemos exigir que nao nos impinjam barretes.

Quanto 'as 22-24 vitorias... calma... Quando o primeiro trinco do Setubal ou do Boavista mandar o Rui Costa para o estaleiro, ou quando o Petit tiver a primeira serie de 5 amarelos (num 4-4-2 em losango devem ser varias series, infelizmente), ou quando o Nuno Gomes fizer um estiramento da coxa, andamos aos papeis durante umas semanas...

Anónimo disse...

Q pessimismo meu deus, discutir quarto,quinto lugares..n sejamos surreais. Concordo contigo plenamente qdo dizes q temos 5pontas de lança e por exemplo nas alas temos so 1(leo,nelson), é verdade e se alguém se lesiona lá se foi o esquema tactico mas até ao fim da epoca temos dispensas e contrataçoes de Inverno
No stress
[]

Anónimo disse...

narcotic dying favors hundred diffusion defray bhandar bhatiya spellman councils pilot
semelokertes marchimundui