origem
Eusébio +10: pois e'... a importancia dos medios todo-o-terreno

quarta-feira, 26 de julho de 2006

pois e'... a importancia dos medios todo-o-terreno

A proposito dos medios versateis que tanta falta vao fazer ao Benfica esta epoca (com a devida venia ao: http://estadiovazio.blogspot.com/):

De maneira geral, pode-se dizer que nenhum jogador de ataque brilhou intensamente nesse Mundial. Então, aonde estão os destaques? Estão no meio-campo! Todas as quatro equipas que chegaram às semi-finais têm grandes destaques atuando por aquela área do campo. Maniche por Portugal, Pirlo pela Itália, Frings pela Alemanha e Vieira pela França. Além destes, ainda destaco, entre os eliminados, o jovem equatoriano Valencia, o miúdo-maravilha do Arsenal, Césc Fabregas e o ganês Essien. A parte interessante consiste no fato de todos esses jogadores terem características muito parecidas. Têm um papel defensivo muito importante, fazendo a contenção à frente dos defesas, são os organizadores nos contra-ataques e chegam ao ataque com eficiência. São os jogadores que agradam qualquer treinador, sempre dispostos a ajudar em todas as partes do campo, são praticamente completos.

Este Mundial vem para confirmar a tendência de que médios centrais com estas características são cada vez mais importantes no futebol atual. Talvez pelo fato destas seleções citadas jogarem em um 4-4-2, estes jogadores têm papel decisivo no bom desempenho de sua selecção. Defensivamente, eles têm a missão de impedir os avanços dos médios centrais adversários e auxiliar os defesas na marcação dos avançados. Durante a transição defesa-ataque, quase sempre são os responsáveis por distribuir a bola, especialmente para os flancos e fazer com que essa transição seja a mais rápida e eficiente possível, sempre tentando encontrar o adversário num momento vulnerável. No âmbito ofensivo, suas chegadas são um fator diferencial, pois chegam em condições de rematar de frente para a baliza ou efetuar um passe decisivo, deixando um companheiro em condições de marcar.

2 comentários:

Diogo disse...

Concordo com quase tudo. Dizer que as 4 seleccoes semi finalistas jogaram em 4-4-2 e' errado. Apenas a Alemanha o fez durante o campeonato todo, como Podolski e o Klose (alias, o Klinsmann nunca mostrou muita orginalidade e sempre trocou o Klose pelo Neuville, mesmo se estivesse em apuros). Talvez a Franca, a espacos, tambem usasse o 4-4-2. No 4-2-3-1 de Portugal e Italia, ai sim, ha' lugar para um medio mais criativo (Deco, Totti), 1 medio de contencao puro (Costinha, Gattuso) e um box-to-box (Maniche, Pirlo). Claro que a Italia tem outros argumentos que nos nao soubemos usar: porque nao por o Toni e o Gillardino na frente e deixar o meio campo entregue aos racudos? Ai sim, aparece um Pirlo a jogar 'a bola como nao se ve muito. O que provou que o medio criativo (Totti, Del Piero), embora influente, comeca a perder o efeito "pendular" na equipa, que passa a ser orquestrada pela formiguinha trabalhadora.

Joao disse...

nem mais, os conceitos de fantasista e formiguinha desapareceram. um medio tem q ter capacidade de luta e ser dos tecnicamente mais evoluidos