origem
Eusébio +10: Voltar ao passado (ou: vamos para a frente com o que temos)

segunda-feira, 31 de julho de 2006

Voltar ao passado (ou: vamos para a frente com o que temos)

E assim foi a pre epoca. Muito preocupante. Nao so' as questoes da indefinicao do plantel mas o verificar que em jogos com equipas mais ao nosso nivel falhamos redondamente. Engolir 4 golos, nao marcar 1 que seja, contra equipas do nosso "campeonato" e' duro. Mas mostra bem o desnorte que por ali anda. Escrevi na semana passada (creio que num comentario a um post) que o Koeman levou 10 jornadas a perceber que o esquema tactico a usar, por muito que o treinador tenha preferencias por A ou B, e' o 4-2-3-1. Nao vou por em causa a qualidade do Fonseca como ponho em causa as do Paulo Jorge (no fim de contas, um e' internacional mexicano, o outro nem nos tugas B esta'). Mas claramente e' o jogador que nao precisamos. Senao vejamos:

Se o esquema tactico a por em pratica e' o da pre-epoca (o tal losango, com um trinco, 2 medios de transporte e um numero 10, mas sem alas), entao as contratacoes deveriam ter sido diferentes. Sim, o Rui Costa encaixa bem no esquema, mas perder o Manuel Fernandes, entregar papeis mais criativos ao Petit, ou encostar os gregos 'as alas e', claramente, errado. O Fonseca tera' sido contratado para colmatar a falha de argucia e 'letalidade' dos que la' estavam, mas continua a ser um segundo ponta de lanca. O Brian Deane, nesse caso, era mais util. Nao era matador, mas deu esse papel ao Nuno Gomes e resultou relativamente bem.

Mas este 4-4-2 em losango tera' sido feito sem contar com o Simao com quem, pelos vistos, contaremos. Ou seja, para aproveitar bem o Simao (e se e' para jogar com 2 pontas de lanca, o losango tem de abrir e tornar-se mais linear (mais 'a inglesa) encostando o Simao 'a esquerda e o Manu (ou um outro ala) 'a direita. Continuamos com excesso de trincos, excesso de pontas de lanca e apenas um criativo.

No entanto, o Simao ficando, e olhando para o plantel e tendo em conta os mecanismos da equipa que vem a ser trabalhados 'a 4 epocas (!!!), o 4-2-3-1 torna-se imperativo. Alias, parece-me, com ou sem Simao, a aposta mais segura. Pelo menos a rapaziada ja' sabe onde andar. Reformar o esquema tactico implica reformar os mecanismos e obriga a diferentes atitudes por parte dos jogadores (num 4-4-2 os medios terao de defender muito mais - incluindo o criativo (vide Tiago ou Maniche) - e nao esperar que o Petit faca o trabalho todo sozinho).

Se e' para jogar no 4-2-3-1 entao e' aplicar o esquema HOJE! Fazer com que o Katsouranis e o Petit se entendam de olos fechados, fazer do Miccoli um ala direito, dar o trabalho de criativo ao Rui Costa e, na eventualidade do Simao sair, perceber rapidamente que e' o novo ala esquerdo. Ou seja, estamos hoje como estavamos no fim da epoca passada: precisamos de substituto para o Simao, precisamos de um ala direito de jeito, precisamos de um matador. Para nao falar dos suplentes para os laterais.

E nao ha' que ter orgulhos e tem de se despachar uma serie de rapazes: Moretto (o caso mais gritante), Paulo Jorge, Karyaka, Beto, Marcel. Para comecar. Depois ha' que apostar nos putos. Como o Nuno disse, sera' que o Tiago Gomes e' assim tao mau? Sera' que temos de ir gastar 5 ou 6 milhoes num lateral que tera' de se adaptar, tera' mais de 30 anos, e que tera' o mesmo nivel do miudo? Bolas, nao e' so' em alvalade que aparecem putos a jogar 'a bola! Os nossos sao tao bons ou melhores que os outros, tem e' de jogar mais!!!!

Estamos a 1 semana do jogo mais importante da epoca (pelo menos ate' ver) e continua uma grande confusao para os lados da luz. E nao vai ser numa semana que tudo se vai decidir parece-me. O que nao augura nada de bom para este comeco de epoca. Espero que a regressao nao tenha sido maior que a evolucao que se fez em 5 anos...

Sem comentários: