origem
Eusébio +10: O que dizem os factos e o que diz a estatística

quinta-feira, 6 de julho de 2006

O que dizem os factos e o que diz a estatística

O pessoal da imprensa gosta de dizer que, segundo a estatística, Pauleta tem quarenta e tal golos marcados pela seleccão. Isso são factos, não são estatísticas. Mas, com esses factos, há umas estatísticas interessantes para se fazer. Aí há tempos eu andei a estudar promotores de alguns genes, para ver que factores de transcricão é que podiam regular a expressão desses genes.
Rapidamente apanhei meia-dúzia de factores de transcricão que regulam tudo e mais alguma coisa, e facilmente se percebeu que tinha que se aplicar uma estatística para ver se os ditos factores de transcricão regulavam especificamente a família de genes que eu estava a estudar. Isto levou a que eu comparasse a frequência com que o factor de transcricão aparecia associado àquela família de genes comparativamente à da populacão geral: os constitutivos apareciam tanto como num conjunto estocástico de genes (ou seja, apareciam tanto como se esperaria por acaso), outros apareciam muito mais vezes - ou seja, estavam enriquecidos na família de genes que eu estudava.
Isto traz-me ao debate Pauletista. O homem marcou quarenta e tal golos, facto, ponto final. Marcou cerca de 75% desses contra equipas sem qualquer expressão. Facto, ponto final. Mas marcou, ninguém lhos tira. Agora, há umas perguntas a fazer:
- quantos jogos fez Pauleta para marcar os quarenta e tal golos?
- se calcularmos a média de concretizacão de um ponta-de-lanca médio numa equipa média, reparamos que normalmente aqueles gajos que fazem a época nas equipas médias (Braga, Belenenses, etc), marcam cerca de 10-12 golos no campeonato inteiro, ou seja, em cerca de 30 jogos (já descontando os castigos e as lesões e tal e tal). Acho que o próprio Pauleta, a jogar numa equipa média, marcou 15 o ano passado. Ligeiramente melhor, até, do que a média dos medianos. Agora a pergunta: considerando essa média dos "medianos", quantos golos se esperaria que um ponta-de-lanca marcasse no número de jogos que Pauleta fez como titular? E quantos marcou ele?
- depois, claro, há os detalhes que têm que ser considerados para interpretar a estatística. Como por exemplo, quantas assistências recebem, quantas oportunidades de chutar têm, quantos passes perdem, a quantas jogadas dão sequência, quantas jogadas acabam nos pés deles, etc, etc, etc. Quem tiver os números, que faca as contas. Se as contas mostrarem que Pauleta é mais do que um mediano, mesmo considerando que é servido por um meio campo claramente acima do nível "mediano", então faca-se justica ao homem. Se, como presumo, as contas mostrarem que Pauleta tem aqueles golos todos mas, no tempo que ele jogou, e servido como ele foi, um jogador mediano no lugar dele teria muitos mais (estatisticamente, claro), então faca-se justica a todos nós, e mandem o gajo pastar para os verdejantes prados de São Miguel, essa terra fantástica que ainda não tive, mas espero ter, o prazer de visitar.

1 comentário:

Eduardo Mira disse...

O que deixa mais azia em tudo isto é ter um avançado que no Euro 2000 foi um ds melhores marcadores. E não aproveitamos um ponta de lança que na Selecção se transcendia.Tal como Maniche se transcendeu.Agora este Pauleta que se mostra de uma modéstia falsa, o homem só marca golos a equipas fracas. Só me lembro do golo de livre frente à Inglaterra e um à Holanda de que eu me lembro. De resto não me lembro demais equipas fortes que tenham sido sufocada pela "qualidade" de Pauleta (PARADO). Eu espero que abdique de representar a selecção porque não tem capacidade para o fazer. Nuno Gomes marcou 5 no Euro2000 e um frente à Espanha no Euro2004. E Pauleta nem jogando em casa fez um golo que seja. A malta fica revoltada porque se fomos até à meia-final com 10, tento imaginar a equipa a jogar com 11. Mas quem nos pôs lá em cima também não teve a capacidade de ouvir as criticas tal como ouviu e trocou no EURO2004. EU PERGUNTO AO SCOLARI O PORQUÊ DESTE JOGADOR JOGAR A TITULAR? Que nulidade de jogador, não é por nada que tem vindo a decair durante a carreira...