origem
Eusébio +10: desilusao...

quinta-feira, 27 de julho de 2006

desilusao...



A contratacao anunciada esta noite do ponta-de-lanca 'Kikin' Fonseca nao desvia um milimetro da politica de contratacoes q tem caracterizado as ultimas 3 epocas do Benfica. Um jogador com alguns creditos (bi-campeao mexicano, internacional 20 golos 33 jogos), com alguma margem de progressao, e evidentemente barato (1-2 milhoes de Euros).

Nao deixa no entanto de ser um jogador oriundo de um campeonato pouco competitivo, q vai passar metade da epoca a viajar para a America Central para jogar contra os Barbados no apuramento para a Concacaf (ja para nao falar no famigerado apuramento para os Campeonatos do Mundo).

Apesar de ser um forte apologista do comprar bem e barato, confesso q fico algo desiludido com esta contratacao. Com a recente campanha Europeia, as vendas do Simao e Manuel Fernandes, e a dispensa do Geovanni e Robert, nao so atestamos a tesouraria como baixamos consideravelmente os encargos com salarios. Depois da perda do Simao estava com esperanca que finalmente se fosse buscar um ponta de lanca de creditos firmados - um homem golo. Nao tenho ilusoes q o benfica nao compete com o Chelsea e o Inter (financeiramente), e q o Svechenco e o Trezeguet nao sao para o nosso dente, mas estava mesmo convencido q iamos buscar alguem de estalo... fiquei logo de pe atras quando o tao anunciado ponta de lanca nao apareceu na apresentacao e fiquei convencido q mais dia menos dia iriamos anunciar outro Delibasic... nao falhei por muito.

Espero agora q o dinheiro q nao foi investido no ponta de lanca seja aplicado no meio campo: jogadores versateis, talentosos, lutadores, q infelizmente abundam nos planteis dos nossos rivais. O nosso meio campo esta dividido em trolhas (Petit, Katsouranis, Beto) e flores de estufa (Rui Costa, Karagounis e Assis), faltando o meio termo: a raca, o talento, o virtuosismo combinados num Maniche, Tiago, Rochemback, Luxo, etc.

Para terminar, sera esta contratacao o fim da era Mantorras - a alegria do povo?

8 comentários:

Diogo disse...

Joao, boa posta. Deixa-me adicionar algo que me lembro ter ouvido alguem dizer ha' ja' uns anos: no futebol moderno, o papel de uma fantasista comeca a ter cada vez menos proeminencia. Se por um lado ficamos todos contentes com o amor ao clube demonstrado pelo Rui Costa, nao deixa de ser algo de entristecedor saber que ele, apesar da sua qualidade tecnica - incomparavel em muitos medios ofensivos - nao vira' atras para defender. Um medio como o Maniche, o Tiago, o Pedro Mendes, o Manuel Fernandes, o Pirlo, o Essien, sabe ir buscar a bola aos pes do Petit e po-la na frente nos pes do Nuno Gomes. O Rui Costa, o Karagounis ou o Nuno Assis vao querer que o Petit transporte a bola ate' eles para que eles tenham um momento de genio e criem a jogada mais bonita do jogo todo. A raca nao se compra, nasce-se com ela.

Diogo disse...

O ponta de lanca de eleicao foi o Fonseca? Esta' bem. Nao vai render o mesmo que um Luca Toni, mas esse faz parte de outros campeonatos. Pode ser que marque 20 golos, mais 5 que o Nuno Gomes. Se juntarmos os 10 que o Simao vai marcar (afinal a saida dele nao esta' tao certa como isso), os 3 do Petit, os 7 do Rui Costa, e os 3 do Miccoli ja' vamos com 58 golos. Nada mau. Com o Luisao e o Anderson a controlarem e o Moreira a ganhar a titularidade ao Quim (com o Nandinho a "empresta-dar" o Moretto ao Barreirense) temos quase uma autoestrada aberta ate' ao 2o lugar. Mais uns pozinhos de sorte e somos campeoes! :)

Nuno disse...

Não sei se este caramelo (ou taco, porque mexicano) vale alguma coisa. Fiquei logo um bocado arrepiado porque ele foi apresentado como alguém que marcou um golo ao Ricardo. Mas pergunto-me para que é que se vai contratar um ponta-de-lanca mediano (com aquele currículo, não se pode chamar matador ao rapaz, porque marca mais ou menos 0,6 golos por jogo... no México...) para fazer concorrência a:
- Nuno Gomes
- Micolli
- Marcel
- Mantorras
sendo que só dois vão jogar.
A menos que se tenha feito luz na cabeca escurecida daquele gajo que dizem ser o treinador, e o "losango" vá às malvas para a malta jogar num 4-3-3 imparável:
- Moreira
- Nélson
- Anderson
- Luisão
- Léo
- Petit e Katsouranis a médios defensivos, ficando o Katsouranis a fazer de médio de transporte, já que o nosso melhor médio de transporte (único?) está a querer ir embora para esse grande clube que é o Portsmouth. Não se pode contratar o Maniche, e obrigá-lo a pagar com grandes golos e espectaculares exibicões aquela saída macaca para a bimbalhada, não?
- Rui Costa a vértice do triângulo do meio-campo
- Nuno Gomes e Micolli nas costas do ponta-de-lanca, com um a abrir para a esquerda e outro a abrir para a direita.
- o ponta-de-lanca pode ser um gajo qualquer desde que marque golos

Parece-me que uma das chaves da coisa vai estar na capacidade de os médios defensivos dobrarem os laterais quando estes sobem. E, sobretudo, de os laterais subirem, e muito. Por isso é que o Nélson deve jogatinar em vez do Alcides, a menos que seja preciso ser retranqueiro (tipo estarmos a dar 14-0 ao Manchester em Old Trafford e termos que defender), e por isso é que é fundamental arranjar um substituto capaz para o caso do Léo se lesionar (o que, não havendo substituto, vai ser logo na primeira jornada...).
Se o gajo a quem o pessoal chama treinador puser a malta em 4-3-3, ainda pode ser que vá ao sítio. Com este plantel, jogar naquela porcaria do "losango" vai espetar com o Benfica no quarto lugar, atrás dos bimbos, lagartos e axadrezados. Eu não sei muito de história da táctica, e não tenho muito boa memória para estas coisas, nem grande pachorra, mas há três cenas que me parecem mais ou menos lineares:
- o "losango" nunca ganhou nada
- o último campeonato que o Benfica ganhou (mas mesmo ganhar, tipo, comer aquilo tudo) em 1994 baseou-se numa frente de ataque que tinha Iuran, João Pinto e Isaías atrás do Rui Águas.
- e como não há matador, a única solucão é ter uma frente de ataque tão móvel que parta os defesas todos e consiga correr e desmarcar-se brutalmente durante o jogo todo
- nada disto vale se, como no jogo de ontem com o lagartedo, a malta não tiver a bola

Diogo disse...

O 4-4-2 e' o esquema das equipas inglesas que, quando jogavam o Simoes, o Coluna, o Torres e o Eusebio, fez maravilhas pela europa, dando-nos 2 tacas dos campeoes europeus, e so' nao deu 3 em 3 finais porque a balanca pende sempre para os lados de Madrid. Mas temos de perceber que o Katsouranis, o Karagounis, o Rui Costa, o Nuno Gomes, o Mantorras e mais os outros rapazes que la' estao hoje, nao sao a rapaziada dos idos anos 60. Temos um puto que acha que a melhor direccao para a carreira dele e' ir lutar para nao descer de divisao em Inglaterra, um extremo que ainda nao sabe se vai ou se fica, um trinco que foi posto a jogar a extremo, um central adaptado a lateral direito, um numero 10 que quer mostrar servico sem mostrar servico nenhum, um ponta de lanca que e' apanhado em fora de jogo sempre, um outro ponta de lanca que esta' mais preocupado com o cabelo do que ser letal, um italiano que tem metro e meio e joga la' na frente ao lado do cabeludo, e 2 gregos que ainda tem de perceber que jogar 'a bola e' mais do que vestir a camisola. Para ja' nao falar da enchilada, que espero que nos contrarie a todos e se farte de marcar golos. Mas concordo com o mandar o 4-4-2 para as urtigas (nao temos gajos para esse sistema) e usar o esquema das ultimas 3 temporadas, com reajustes nos interpretes, esse tal 4-3-3 tipo arvore de natal. Poe-se o Kasouranis e o Petit a escavacar o jogo adversario, o Rui Costa nas costas do ponta de lanca e o Miccoli e um gajo com jeito para extremo a descairem para as faixas. O ano passado o Koeman levou 10 jornadas a perceber que o plantel nao dava para mais. Que eu veja, o plantel nao mudou muito e o Fonseca e o Rui Costa nao obrigam a uma mudanca tactica tao radical.

Joao disse...

eu vou discordar em 2 pontos:
1) Muitas equipas tem usado o 4-4-2 losango com muito sucesso, por exemplo o Porto campeao europeu jogava com Costinha (trinco) Maniche e P Mendes (interiores) e Deco (criador), com o McCarthy e o Derlei na frente. Nesse ano o Mourinho comentou q quase todas as equipas do campeonato estavam a imitar o seu sistema. O Sporting actual joga num 4-4-2 losango com o Custodio (trinco) C Martins e Moutinho (interiores) e Romagnoli (criativo), Liedson e Deivid 'a frente. 2o ponto, o problema nao e' a falta de qualidade do sistema mas sim dos interpretes. Eu acho q apesar de tudo, este ainda e' o q se coaduna melhor com os nossos jogadores. por e simplesmente nao temos extremos de qualidade para jogar pelas alas. por outro lado temos 2 excelentes laterais no capitulo ofensivo. a grande lacuna esta na falta de consistencia no meio campo onde ha muita falta de talente em detrimento de forca. O benfica precisa sobretudo de trabalhar em termos de movimentacoes e nao mudar entre esquema A B ou C. Qq esquema e' bom desde q bem interpretado. Este losango tem condicoes para resultar caso seja bem interpretado... jogar com alas (Manu e Paulo Jorge) em detrimento do Micolli, isso e' q me parece um erro tremendo.

Joao disse...

Mais um curto comentario. Um dos melhores jogadores do Sporting e' o Douala. No entanto o Sporting esta prestes a vende-lo por tuta e meia porque o Paulo Bento viu o q ninguem antes dele quiz ver: "o doula e' um excelente jogador, muito rapido e com muita tecnica, mas o Sporting nao tem um plantel nem um sistema de jogo onde ele encaixe, como tal, tem q ir 'a vida dele".

Joao disse...

nuno, o katsouranis como medio de transporte? ele e' um defesa central adaptado a trinco. esperar q ele varra tudo e' o mais q se lhe pode exigir.

O teu comentario e' exactamente algo a que eu tenho vindo a apontar o dedo ha mais de um mes. Se ha uma posicao onde o Benfica tem excesso de jogadores e' a medio defensivo: Petit, Beto, M Fernandes, Diego. No actual sistema onde cabe so um, irmos buscar um quinto jogador para esta posicao e' de loucos... acabamos com o Petit a medio direito como se viu ontem...

Anónimo disse...

bom comeco