origem
Eusébio +10: muito bom e muito a melhorar

quinta-feira, 28 de julho de 2011

muito bom e muito a melhorar

Depois de ter profetizado a desgraça em relação a este inicio de época, é um descanso ver que pelo menos arrancámos com o pé direito, com uma exibição muito melhor que as anteriores e um óptimo resultado. Mais importante ainda, arrancámos com humildade e ambição, profissionalismo e muita sede de vitória.

O jogo de ontem esteve longe de ser muito bem jogado... os turcos também não ajudaram, mais preocupados em não deixar jogar... e a arbitragem foi ao nível de um Xistra... mas este jogo deixou os adeptos com um misto de satisfação e tristeza: se por um lado a atitude demonstrada e o resultado obtido são optimos prenuncios, por outro, mete dó tanto talento individual produzir tão pouco futebol.

Jesus insistiu no seu querido 4-4-2 com Aimar bem próximo de Javi, o que redunda inevitavelmente no famoso 5-1-4 quando tem a bola:
- Javi vem sempre receber entre os centrais
- Gaitan e Perez encostam nas linhas
- Aimar fica perdido no meio campo.. ou vem buscar junto a Javi e fica a 40 metros dos restantes jogadores do meio campo, ou encosta a Saviola e fica à espera do chuto para a frente.

O resultado está mais que visto. O Benfica consegui jogar até ao momento em que os turcos perceberam que bastava emparedar Aimar para todo o sistema emperrar. E verdade seja dita, entre os 20 e os 60 minutos não se jogou nada de nada, com os adeptos (pelo menos o imbecil sentado atrás de mim) a insultar Aimar como se este tivesse alguma culpa de estar completamente só no meio campo. Foi penoso ver Aimar chamar Gaitan para o centro e Jesus empurrar Gaitan para a linha. Em 60 minutos, pouco mais se viu do que algumas jogadas individuais de Gaitan e muita insistência nas bolas paradas. Aos 60 minutos a entrada de Nolito revolucionou o jogo. Aproveitando o cansaço que já se sentia e os espaços que iam aparecendo, Nolito jogou e fez jogar: marcou um grande golo, deu outro de mão beijada a Cardozo e contagiou toda a equipa para o ataque. Foi de Nolito o mérito desta vitória, e não de Jesus, que mais não fez do que mudar os jogadores que iam caindo mantendo o mesmo sistema. Este jogo comprovou a minha teoria, de que são os jogadores mais inteligentes e talentosos que estão a tapar os buracos que Jesus teima em abrir. Este Benfica vive 100% das individualidades, e 0% de trabalho colectivo. Quando se juntar o talento às movimentações colectivas, cuidado. Tenha Jesus unhas para esta guitarra.

Artur - é uma bênção divina.

Ruben Amorim - considerando que não jogava há praticamente um ano, fez um jogo muito bom, mostrando que talvez não seja preciso ir buscar uma alternativa a Maxi.

Luisão - fez um jogão a mostrar que mais do que sair, deve querer renovar. renove-se digo eu. merece ser o jogador mais bem pago do plantel.

Garay - excelente jogador e o parceiro que Luisão merecia há mto tempo.

Emerson - foi tão intransponível a defender como inofensivo a atacar. Ou muda muito a forma de jogar ou dificilmente terá um futuro promissor.

Javi - foi, como é quase sempre, o melhor jogador em campo... ainda que ninguém o reconheça.

Aimar - É uma vitima do sistema táctico e a única luz no meio do desnorte completo que é a nossa movimentação ofensiva.

Perez - Não se viu... parece ser muito batalhador mas ficou ko a meio da primeira parte e nunca se recompôs.

Gaitan - capaz do melhor e do pior, é um génio que se tivesse outra postura competitiva seria um gigante do futebol. é atroz jesus insistir em encosta-lo ás linhas. tem tudo para ser o 10 desta equipa, com Aimar e Javi como muletas preciosas.

Saviola - lutou incansavelmente mas continua na senda do ano passado em que nada de nada lhe sai bem.

Cardozo - não ganhou uma bola, não fez um passe, não fez nada de nada.



PS - profundamente disparatadas as considerações de Jesus no final do jogo. A sua avaliação do jogo do Nolito é não só profundamente errada, como também muito pouco motivadora para o maior talento que tem no plantel. Também não percebi a sua insistência em ligar o futuro do Luisão ao seu, dizendo que no futebol só existe presente, e que não sabe o futuro nem dele nem do Luisão. Curiosamente, o futuro do Luisão eu sei qual é: ser um grande jogador de futebol mais 3 ou 4 anos, seja no Benfica ou noutro grande clube qualquer. O de Jesus, não estou certo que não seja o de regressar pela porta pequena ao Estrela da Amadora.

PS2 - Os assobiadores ainda andam pela Luz. É triste. São piores para o Benfica que os nossos inimigos exteriores.

9 comentários:

João disse...

uma cronica inteligente (e rara) sobre o jogo de ontem aqui:
http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2011/07/jorge-jesus-tem-merito-mas-treina-muito.html

Diogo disse...

joao,

ainda bem que escreveste este post, que eu ontem escrevi um que apaguei em que desancava o jj.

resumindo (e como tu dizes muito bem): este conjunto de jogadores pede um 4-3-3. e' obvio e gritante. so' alguem muito casmurro (ou medroso) e' que nao o quer ver.

eu volto a dizer: real, barca, manchester (a espacos, mas mais que nunca), chelsea, liverpool, inter de mourinho, milan. para dizer alguns. todos jogam em 4-3-3.

temos materia prima para o fazer: bons defesas (a dupla luisao-garay da', finalmente, garantias, 'a la' mozer-ricardo), temos medios para todos os gostos, e temos avancados temiveis. e ainda temos rodrigo e nelson oliveira.

na minha equipa entravam:

artur;
maxi, luisao, garay, capdevilla;
javi;
aimar, gaitan;
nolito, enzo;
saviola;

por agora, saviola da-me mais confianca que cardozo; aimar e' aimar; gaitan precisa de umas chapadas mas tem tudo para ser um fora de serie; nolito e' de outro mundo; enzo e' extremo e tem de ser extremo; e javi e' um pendulo.

eu ate' admito um 4-3-3 com 2 medios defensivos (javi e matic, por exemplo) quando o adversario e' mais movel e rapido. mas caramba: jesus parece querer cortar as pernas a metade da nossa equipa.

palavra final para jesus: nolito joga muito sozinho? e gaitan? e que fez cardozo? o que devias ter dito, jj, era que nolito joga muito. ponto final, paragrafo.

BENFICA SEMPRE!!!

João disse...

Mainada....

Anónimo disse...

Diogo, falta um jogador nessa tu equipa...WITSEL... tem de ser titular... este sim, era o jjogador que faltava para fazermos os equilibrios...

Diogo disse...

anonimo,
pensei nisso. mas quem sai? aimar? gaitan? javi? eu trocava-o pelo gaitan, mas o gaitan e' daqueles rapazes que da' vontade de esbofetear todos os dias: tem um pezinhos maravilhosos, mas falta-lhe tanta garra... porque se me dizes que sai enzo para entrar witsel, ai discordo, ja' que witsel tem de jogar no miolo.

João disse...

concordo que um meio campo com Javi, Aimar e Gaitan possa ser algo macio... imagino que dê para a maioria dos jogos em casa, mas tem definitivamente falta de poder de choque. Certamente que há muitas alternativas para a posição 8 que podem dar mais solidez ou criatividade em função das características de cada jogo. Pode jogar ali Ruben Amorim, Matic, Witsel ou Aimar. Há ainda uma carta fora do baralho que na minha opinião pode ter muito valor para a posição 6 ou 8: Yebda.

Enfim, alternativas há imensas (e boas) para qualquer uma das posições. A única coisa onde me parece não haver alternativas é no sistema táctico: 4x3x3

No entanto, nao percebo esta obsessão que a maioria dos benfiquistas tem com o Witsel. Na minha opinião ele ainda não mostrou nada para além de ter bons pés. Ontem assim que entrou em campo teve logo duas perdas de bola muito comprometedoras. Não estou a dizer que ele não seja, ou possa vir a ser, um craque... mas para mim, ainda não mostrou nada que leve a sequer considerar-se tirar o Aimar.

Sou só eu que vejo que com Aimar em campo, mesmo quando as coisas não lhe correm particularmente bem, toda a equipa joga com outra clarividência?

Anónimo disse...

a minha ideia seria um meio campo com javi a 6 witsel a 8 e aimar a 10 e o gaitan no lugar do enzo... ao witsel so lhe falta mostrar uma coisa...melhor entrosamento....equilibra a equipa, o aimar sozinho nao consegue, e joga simples e com muita inteligencia... nao vai demorar mto pa ser titular...so espero que nao seja para o lugar do aimar


anonimo das 09:10

João disse...

ok... eu consigo ver que isso seja a evolução natural.

Mas o Gaitan como extremo num 4x3x3 já não... não tem pique nem agressividade para esse lugar... mais vale um desmiolado tipo Jara.

Num 4x3x3 há imensas opções para cada lugar:

#6: Javi, Matic e Amorim (e Yebda)
#8: Aimar, Wietsel, Amorim, Matic, David Simão (e Yebda)
#10: Aimar, Gaitan, Wietsel, David Simão e (valha-me deus) Bruno Cesar.
#7: Perez, Urreta, Jara e (valha-me deus) Bruno Cesar.
#11: Nolito, Urreta, Jara e (valha-me deus) Bruno Cesar.
#9: Cardozo, Saviola, Jara, Mora, Rodrigo, Nelson Oliveira

Bons jogadores há com fartura.

Anónimo disse...

olha que eu acho que ele do lado direito do ataque ia partir tudo, e podia perder bolas a vontade que tinha alguem a tras para recuperar.