origem
Eusébio +10: benfica novo, benfica velho

quarta-feira, 20 de julho de 2011

benfica novo, benfica velho

Muitas caras novas, e ainda muito pouco futebol.

Perdoem-me os benfiquistas verdadeiros, os que só vêm defeitos nos árbitros, mas eu continuo a ver um Benfica ao pior nível dos últimos 3 anos. Depois do seu ano de glória, o catedrático da táctica insiste num modelo de jogo que parece saído de um manual dos anos 40.

Vão-me dizer que ganhámos, que o Nolito é grande, que com o Garay a defesa é outra coisa... reconheço, é verdade. E ainda assim estamos a anos luz de jogar um futebol minimamente competitivo.

Chamem-lhe 4-4-2, 4-1-3-2, losango, o que quiserem... para mim, Jesus joga num absurdo 5-1-4. Esta é a movimentação típica da equipa quando recupera a bola:
- linha de 4 defesas estáticos onde ninguém sai a jogar.
- linha de 4 avançados estáticos, onde nolito encosta na lateral esquerda, urreta na direita, cesar e cardozo estão colados no meio.
- sistematicamente, ou Artur pontapeia para a frente, ou matic vem buscar a bola entre os centrais.
- no meio fica Pablo Aimar, rodeado por 6 adversários, a 30 metros da linha defensiva (e da bola), e a trinta metros dos 4 avançados.

O que valeu a Jesus nos últimos anos foi a presença de dois jogadores fenomenais que carregaram (ofensivamente) a equipa às costas, Maxi e Coentrão. Sem eles, sem laterais de jeito, esta equipa não sabe o que fazer à bola. O que vimos hoje, e vem no seguimento do que foi toda a época passada, não é futebol... isto é descer ao nível do Quique... ou aos tempos do WM.

Jesus precisa de acordar. É teimoso e está limitado pelas suas ideias pré-concebidas sobre os jogadores. Tem excelente matéria prima e precisa de fazer muito mais com o que tem. É caso para dizer, "esta equipa tem que jogar o dobro".


Sobre os reforços, algumas surpresas e outras tantas desilusões:

- Artur é uma dádiva dos céus: segurança, competência e discrição. Brilhante.

- André Almeida não é um génio mas nunca comprometeu e ainda se aventurou algumas vezes.

- Garay não engana. Precisávamos desesperadamente de um jogador assim ao lado de Luisão.

- Emerson não comprometeu mas não teve um pormenor digno de registo. Parece ser um grande atleta mas tenho muitas duvidas sobre a sua capacidade defensiva.

- Matic tem bons pés e boa planta física... no entanto, não faz esquecer Javi... pessoalmente não me convence e acho que vai ter muita dificuldade em conseguir encaixar nesta equipa.

- Nolito é um Simão, virtuoso e lutador, o melhor reforço do ano(s). Mas Nolito é um avançado e só pode correr mal tentar fazer dele um médio esquerdo. Nolito merece que se monte a equipa em 4-3-3 só por causa dele. Preocupou-me o facto de aos 30 minutos estar com os bofes de fora.

- Urreta é um jogador extraordinário, talentoso e pronto para jogar. Tinha de caras lugar no plantel do ano passado. Pensar que o dispensámos para ir buscar o Éder Luis e o Fernandez...

- Enzo Peres pareceu bem melhor que nos jogos anteriores... dois ou três pormenores interessantes de um jogador de quem se esperava muito, e que parece sair atrás de Urreta.

- Bruno César não engana... é mete-lo num barco com viagem só de ida e manda-lo ao fundo no meio do Atlântico. Incrível como se gastam 5 milhões de euros num gajo que mais parece um javali... no mínimo deviam dar-lhe uma camisola XXL para dar menos mau aspecto...

- Witsel não mostrou nada no jogo de hoje. A jogar no mesmo lugar de Pablo Aimar, foi como da noite para o dia... ou muito me engano ou não vai pegar.

- Rodrigo Mora merecia ter jogado mais do que 20 minutos esta pré-época. Mais uma vez, Cardozo nem competição tem pela vaga de ponta de lança.

- Uma nota para Jardel, que tem sido injustamente ostracizado. Não é evidentemente o melhor central do mundo. Mas é novo e tem muito potencial. É forte fisicamente e um guerreiro em campo. Por mim tem de caras lugar no plantel. Sem Luisão e Miguel Victor, deveria ser titular na próxima quarta feira, deixando Javi regressar ao meio campo onde faz indiscutivelmente muita falta.

- Um destaque também para o cuidado demonstrado nas bolas paradas e os lances de perigo criados através delas. Numa equipa com tanta dificuldade em criar futebol ofensivo, muito jeito vão dar todas as oportunidades de bombear bolas para perto da baliza.


Finalmente, Jesus tem uma saída rápida e simples para o jogo de quarta feira: nao inventar adaptações na defesa; Javi a 6; no meio campo Gaitan encosta a Aimar; Nolito e Urreta mais perto de Cardozo.

11 comentários:

Anónimo disse...

Foi um tédio este jogo do Benfica.
Odeio esta táctica do Benfica e temos tantos e tão bons jogadores para um 433 fenomenal. Todos este jogos foram terríveis para mim.

Quanto aos jogadores não gostei nadinha do Bruno césar, um roger sem débora secco, quanto ao emerson é cedo, não quero estar a mandar a baixo. Não concordo com a percepção que tens do Witsel, acho que é um grande jogador.

Para mim, este era o onze.
Artur
Maxi - Luisão - Garay - Capdevilla
witsel - javi - aimar
gaitan nolito
saviola

Temos outras soluções e muito boas, mas o sistema táctico do Jesus é que não.

João disse...

Enquanto o Pablo Aimar aparecia no campo todo a receber e a passar a bola, o Witsel parece q se andou a esconder dela.

Em relacao ao Emerson, bem sei q ele acabou de aterrar, mas não tive um feeling nada bom... parecia q se assustava cada vez q a bola ia na direcção dele. Mas acredito que se faça... nao acredito é q seja uma solução válida imediatamente.

Gosto da tua equipa: agrada-me o Saviola como avancado.

Diogo disse...

quando vi o 11 inicial pensei: 4-3-3. mesmo com o javi a central (por falta de outro ou para lhe dar minutos -- aposta que na 4a joga ele a central?), pensei num esquema em que se tem javi, aimar e gaitan no meio, nolito 'a esquerda, urreta 'a direita, saviola no meio (pela velocidade que cardozo nao tem). quando as coisas tem de ser mais defensivas, entao que se faca um 4-4-2.

nao vi o jogo (2 da tarde nao da' para sair e dizer ao patrao que vou ver a bola para casa...), mas confio na tua analise, joao.

e pelo que percebi (se e' que nao era obvio nas fotografias pelos jornais), bcesar e' um roger gordo. e' para devolver 'a procedencia.

queria ter o andre almeida a suplente do maxi, quero o david simao a jogar a medio, quero o nelson oliveira nesta equipa.

BENFICA SEMPRE!!!

João disse...

Pois é Diogo, eu quando vi a constituição da equipa pareceu-me que o Jesus tinha aprendido a lição: Matic, Aimar e Cesar no meio campo, e Nolito e Urreta no apoio a Cardozo.

Ao fim de dois minutos, quando vejo o Bruno César estacionado ao lado do Cardozo deu-me vontade de chorar. Não só o idiota continua a insistir no sistema dos 4 avançados, como ainda por cima aposta num gajo que parece um hipopótamo para jogar ao lado do Cardozo.

Este Bruno César é parecido com o Carlos Martins mas sem explosão... é mesmo muito mau... talvez disfarce no meio campo fazendo uns passes a rasgar mas correr atrás dos outros não é para ele. E extremo é que ele nunca vai ser porque não tem velocidade. Ponta de lança então nem na segunda divisão. Foram 5 milhões enterrados no cu de um empresário qualquer.

Bola7 disse...

Bom texto e com coragem...pq dizer a verdade doi a muita boa gente...

Anónimo disse...

Vejo muita anticipação nas análises aos jogadores novos.
Almeida é elogiado, no entanto aínda não vi nada de especial. Não é seguro a defender, deixou fugir o adversário diversas vezes. Emerson, aínda agora aterrou e já não presta, bom, bom, era o Alex (o sr 10 milhões, suplente de Léo).
Witsel, Matic (12 milhões ao todo), pelos vistos também não servem. Esta malta anda mal habituada com tanta qualidade demonstrada no passado.
César, a jogar fora do lugar, aínda em adaptação, à procura do seu espaço, é aplidado de javali, também não deve servir.
Isto está bonito, só falta os assobios na Luz, aguarda-se.

Benfica Sempre

João disse...

Eu NUNCA assobio um jogador do Benfica.

Isso não me impede de usar o blog para partilhar ideias sobre as estrelas e fiascos que nos saiem na rifa cada vez que aterra um camião de jogadores novos na Luz.

Erro algumas vezes e acerto muitas mais. Há dois anos era capaz de jurar que Fabio Coentrão nem na segunda liga se ia impor... errei estrondosamente... gosto muito de errar nestes casos... Nao me enganei quando disse que Bergessio era patéticos ao primeiro toque que deu na bola... e aí tenho pena de ter razão...

Uma coisa é certa... nao endeuso jogadores só por vestirem a camisola do Benfica, e certamente não vejo necessidade de lhes dar o beneficio da duvida. Quando o Bruno Cesar, que é um profissional de futebol, depois de 3 (?) semanas de estágio está gordo que nem um porco, arrasta-se em campo e não é capaz de segurar uma bola, não preciso de pedir licença a ninguém para entender que o lugar dele é nos distritais do Rio Grande do Sul. E se o Jesus insiste nele (em vez do David Simão), só por ser uma aposta sua, então o seu lugar é no Estrela da Amadora.

Anónimo disse...

Endeusamento? Isso foi com o Jesus. O melhor do mundo e arredores, hoje é só mais um para queimar.
Podes opinar o que quiseres, estamos numa democracia (mais ou menos), mas faz um favor ao Benfica, fá-lo devagarinho e sem muitos jogadores ao barulho, de uma só vez.
Mas pelo andamento do post, metade da equipa já foi. Salva-se Almeida (???), Garay e Nolito.

Matic, Witsel, Enzo, Bruno e Emerson, é tudo refugo. Entendo, assim, que Nuno Coelho, André Almeida e mais alguns portugueses, ainda a contratar, são bem melhores.

Mais calma...

Benfica Sempre

João disse...

Nao estou a dizer que sejam melhores ou piores... mas eu nao endeuso o Witsel so por ele ter custado 8 milhoes, ser internacional belga e ter olhos azuis. Muito menos o Matic que só tem nome por ser um pequeno capricho do Abramovic.

Sinceramente, todos estes reforços, salvo raras excepções, não entram de caras no onze. Garay sim, Capdevila obrigatoriamente, Nolito talvez, e todos os outros duvido muito.

A mim revolta-me que um gajo que era suplente do Corinthias, venha para o Benfica a pensar que é uma ponte para outros voos, e que os Benfiquistas ainda contribuam para esse endeusamento.
E com estes fait-divers, estoura-se dinheiro em jogadores banais e desnecessários. Acredito que é possível ter uma equipa muito mais competitiva gastando muito menos dinheiro.

Parece que ninguém se preocupa com isso mas o Benfica tem acumulado prejuízos ao ritmo de 30 milhões por ano. Este, apesar da venda de coentrão nao vai ser diferente. É gravíssimo continuarmos nesta espiral de endividamento e os activos teimam em não demonstrar o valor investido.

O tempo dirá se as minhas preocupações são válidas ou não razão, mas os relatórios financeiros, ano após ano, tendem a dar-me razão. E o numero de títulos conquistados também...

Diogo disse...

muita calma tivemos nos o ano passado. o ano do titulo com jesus trouxe um futebol dinamico e opressor para os adversarios. que perceberam o esquema. o ano passado nao funcionou, como e' obvio. alem disso, a dinamica foi imprimida por 4 jogadores cruciais: maxi e coentrao atras, di maria e ramires no meio. o ano passado so' tivemos 2 deles. este ano so' temos 1 deles. com a agravante de nao termos substitutos ha' altura.

tudo isto implica que o modelo de jogo TEM de mudar. nao se pode continuar a insistir em algo para o qual nao se tem pecas. so' jj parece nao querer aceitar isso. havera' duvidas que um treinador moderno e com garra punha esta equipa a jogar o triplo?

quanto ao comentario sobre o andre' almeida: pois e', pode nao ter mostrado muito. mas tem mais benfica por aquele corpo todo do que cesar numa unhaca do pe'. e ainda me esta' atravessado o comentario da ponte aerea. alem de que o andre' tem o que? 18 anos? e o david simao e' assim tao pior do que um gajo que nao se mexe? para gajos que nao se mexiam tinhamos ca' o menezes, que assim que viu no brasil fez logo queixinhas. esse, o keirrison, o bruno cesar, o fernandez, o shaffer e outras perolas "jesusianas" bem podem voltar para o ponto de origem, porque desses arranjam-se a rodos e mais baratos.

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas eu pensava que estavam a criticar a qualidade dos jogadores, não a quantidade contratada.
Quanto à quantidade, também eu estou contra.
Quanto à qualidade, meus amigos, temos de defender os nossos, PRINCIPALMENTE no defeso.
Quando for a sério, tudo bem, só os melhores jogam.
A minha intervenção foi, só e apenas, dirigida à qualidade.

No entanto, parece-me que, tanto Enzo, como Emerson, são de caras. O 1º é titular de caras e o 2º muma válida opção ao Capdevila.

Witsel e Matic estão um pouco atrasados, principalmente o 2º, porque o 1º chegou mais tarde.

Para finalizar, quero realçar o Aimar, Gaitan, Jara, Miguel Vítor, a espaços o Saviola e o Cardozo. Boas indicações, falta estarem todos juntos com Maxi, Luisão e Javi no seu lugar.

Garay vale o dinheiro.

Benfica Sempre