origem
Eusébio +10: quem nao sabe, nao faz

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

quem nao sabe, nao faz

eu nao quis dizer nada no sabado para nao me antecipar, mas o que previ cumpriu-se. nao duvidei que portugal fosse ao play-off, mas tambem nao duvidei que iamos jogar mal em ambos os jogos e o gajo que escolhe os jogadores iria ser laudado como um grande arquitecto e um grande treinador e afinal nos e' que nao percebemos nada de futebol porque ele e' que e' professor. pois entao o que vi eu do meu sofa ou do meu computador deste lado da piscina atlantica:

1) nao temos lateral esquerdo. o duda e' uma aberracao e encostar o veloso a essa posicao e' estar a gozar com a malta. se e' para andar a inventar, joga la' o paulo ferreira. ou o peixoto. agora, ninguem devia era pagar bilhete ao duda para jogar outra vez nem se devia fazer com que o veloso jogasse la'.

2) tanta coisa que iamos ter o carinha de fome a jogar a avancado e passamos de um sistema que priveligia (ou deveria) o poder fisico de jogadores como o hugo almeida ou o makukula para se apostar num raquitico que deve conseguir fazer menos flexoes que eu... marcamos 7 golos em 2 jogos e contam-se pelos dedos de uma mao os que foram marcados pelo raquitico. todos sabem que o raquitico e' rapido mas que precisa de um jogador ao lado dele (ele joga nos lagartos com um avancado ao lado...). estar a forcar um esquema tactico que e' claramente inadequado para este jogador e' estar a brincar com a malta...

3) o pedro mendes e' dos melhores medios que estiveram em campo nestes 2 jogos, mas jogou na posicao... do veloso. num losango de jeito o pedro mendes jogava a interior, nao a trinco. jogando com um desequilibrador no lado oposto, o deco a organizador e o veloso a trinco seria mais inteligente, mas enfim...

4) o que me leva ao meu odio predilecto deste momento, o "melhor do mundo". continua a mostrar que nao e' um jogador com fibra para seleccao. muito menos deveria ser capitao da equipa. e' um jogador bom no real como o foi no manchester, mas na seleccao, por culpa da imprensa e do gajo que escolhe jogadores, e' endeusado desmesuradamente, sem necessidade. tal como no ultimo mundial, ou no europeu, portugal mostra uma inexplicavel dependencia de uma jogador que nao e' um kaka' ou um messi. sem duvida que e' bom jogador mas ainda nao me convenceu a nivel de seleccao.

5) o eduardo e' um jogador que enfim... outro over-rated. 'nuff said. ou talvez nao. o quim faz bem melhor o lugar mas teve a infelicidade de sofrer 6 golos no brasil num jogo em que toda a equipa jogou mal. o rui patricio ou o moreira seriam optimas alternativas tambem. mas o eduardo e' que vai ganhando projeccao sem razao nenhuma...

6) por fim, a insistencia em jogadores em fraco rendimento: deco e bosingwa (embora nao tenha estado mal hoje, contra uma equipa muito fraquinha) sao exemplos gritantes. o deco parece um corpo estranho e a bola pouco lhe chega, o bosingwa ainda nao convence.


no fim de contas, vamos a um play-off que todos esperam seja simples, contra uma equipa facil. espero que nao nos calhe a ucrania. porque ai veremos quao limitada e' esta equipa e quao pobrezinho e' o gajo que escolhe os jogadores. pensando melhor... venha de la' a ucrania!!!



PS: Recuso-me a chamar aquela besta arrogante que escolhe os jogadores de "seleccionador". um seleccionador selecciona baseado em criterios semelhantes aqueles que eu e o resto dos adeptos vemos nao serem aplicados -- jogadores em forma nos clubes, sem lesoes pendentes, que facam a diferenca para os jogos que se tem de jogar. por o cristiano a jogar quando nao treinou com a equipa ou apostar no deco e' de casmurrice ou pura burrice...

3 comentários:

Nuno disse...

Eu estava tao entusiasmado que me esqueci completamente do jogo. Ok, o facto de a demo do FM10 ter saido ajudou um bocadinho, mas so' me lembrei dos malteses algumas cinco horas depois do jogo ter acabado.
E se o Professor e' tao bom, e se a seleccao e' tao boa, estao com medo de que? Da Bosnia?! Da BOSNIA!?!?!??!?!?!?!?!!??!

Estar com medo de defrontar qualquer um de um grupo de quatro derrotados e' triste. Ainda mais triste quando se esta' tambem noutro grupo de quatro falhados.

Shame, shame, shame.

(E por curiosidade: desde que o CR9 saiu no ultimo jogo, marcaram-se quantos? Simao, o maior. Always.)

GloriosoTube.blogspot.com disse...

Saudações Gloriosas,

Venho apresentar o GloriosoTube.blogspot.com
Trata-se de uma colecção de vídeos Benfiquistas no YouTube que vai sendo actualizada à medida que os vídeos são publicados.

Cumprimentos Benfiquistas,

Joao disse...

Grande post Diogo,

Eu fui à Catedral ver o jogo com Malta e para quem se anda a habituar a ver o Benfica jogar naquele estádio foi de facto uma experiência no minimo aborrecida...

Concordo contigo em muito, mas não tudo.

1) em relação ao lateral esquerdo, o Duda é de facto uma aberração e qualquer equipa que apresente um jogador deste nível devia ser proibida de ir ao Mundial. Alternativas também não são fáceis... o Paulo Ferreira há anos que não deve jogar 90 minutos complets. o Peixoto é uma adaptação recente. O Veloso idem... por estar em relativa boa forma (para os standards dos lagartos) e por ter talvez mais rotina que o Peixoto, compreendo que seja o Veloso o titular... mas sinceramente, se é para adaptar, ao menos adaptem alguem que saiba jogar à bola... de certeza que o Simão, se o mandarem, faz muito melhor serviço a lateral esquerdo que o Duda, o Veloso e o Peixoto juntos. Espero sinceramente que nos próximos meses o Peixoto se destaque no Benfica e que faça por merecer a titularidade na selecção.

2) Por muito que me custe, discordo contigo em relação ao cara de fome... nunca pensei ser possível, mas fui dos 50 mil que bateram palmas ao corno quando foi substituído. É incrível a entrega do homem ao jogo e o trabalho invisível que faz em prol da equipa. No jogo contra a Hungria foi o único que honrou a camisola. Sorte a dos lagartos de terem inventado este gajo.
É óbvio que ele sempre jogou com um avançado ao lado... mas sinceramente, com esta selecção que tem excesso de alas e népias de avançados, o cara de fome a jogar sozinho na frente é mil vezes melhor que o Hugo Almeida... é caso para dizer que antes sozinho que mal acompanhado... deixa lá estar o gajo sozinho e mete na equipa o Ronaldo, Nani, Simão e Deco que eles hão de lhe inventar uma maneira de lhe meter a bola nos pés.

3) Tens toda a razão em relação ao Pedro Mendes. O lugar dele é como interior e nunca como trinco! Sempre achei o Pedro Mendes um dos pilares do sucesso do Mourinho e no entanto parece que quando ele se foi embora para o Tottenham deixou de prestar. Na minha opinião tira o lugar de caras ao Meireles ou ao Tiago... Mas a questão persiste quem joga a trinco? Antes o Pedro Mendes que o Pepe...

4) O Ronaldo quer ser a solução de um problema que nem sequer existe... precisa de descontrair e perceber que é só mais um... o treinador (como fazia scolari), devia ser capaz de tirar a pressão sobre o homem... mas não o faz... com a sua atitude derrotista ainda coloca mais pressão no pseudo salvador da pátria. Em relação à braçadeira, é evidente que com Simão e Carvalho em campo a braçadeira não devia nunca ser de Ronaldo... muito menos de Deco...

5) O Eduardo é um bluf... assunto encerrado... apesar do Patricio estar em boa forma, quer se queira quer não, o Quim continua a ser a opção mais segura... sempre foi e sempre será.

6)Concordo que esta dupla jornada o Deco e o Bosingwa foram totalmente mediocres... dois jogadores que me por sinal duvido que saibam o hino nacional... a sua entrega nestes jogos foi inaceitável.

Resumindo e concluindo, estes dois jogos vieram confirmar que esta selecção é uma manta de retalhos, sem chama, sem carisma, sem qualquer fio de jogo ou rigor táctico composta maioritariamente por jogadores em péssima forma (Simão foi na minha opinião uma sombra do que é capaz), estupidos e individualistas (nani e Ronaldo).

Duvido muito que esta equipa que andou a coleccionar empates com a Suecia, Dinamarca, e Albania consiga bater qualquer uma das 4 hipóteses para o play-off. Mesmo que nos consigamos apurar, esta equipa está a anos-luz da pior selecção do Scolari e duvido que nos dê qualquer alegria no Mundial.