origem
Eusébio +10: a lateral esquerda

terça-feira, 6 de outubro de 2009

a lateral esquerda

A imprensa hoje bate forte e feio no Schaffer e no Coentrão, sugerindo que muito dificilmente poderão lutar pela titularidade contra Peixoto e DiMaria. É verdade que o Paços ontem atacou 90% das vezes pelo lado direito, mas isso é culpa do Schaffer ou do Coentrão? Foi por culpa deles que surgiam sistematicamente 3 ou 4 jogadores no corredor direito, obrigando o Coentrão a jogar recuadissimo, e o David Luiz e o Javi a jogarem quase encostados à linha? Não creio.

Quem por aqui passa sabe inclusivamente que não morro de amores pelo Coentrão, mas também não vou apertar o gatilho por o homem ontem ter tido dificuldade em passar do meio campo. Na minha modesta opinião, o jogo de ontem podia ter sido um descalabro com a dupla preferida de Jesus, Peixoto-DiMaria, que apesar de se mais irreverente é também muito mais permeável. Schaffer e Coentrão foram muito rigorosos e voluntariosos, e se não conseguiram estancar todos os ataques pelo seu lado, conseguiram parar a grande maioria, sempre muito apoiados pelo David Luiz e pelo Javi.

Quem passou ao lado das criticas foram Ramirez e Amorim, que no meu entender fizeram um jogo miserável. Se o Paços colocava 3 e 4 jogadores do lado esquerdo, não faria certamente a mesma coisa do lado oposto. Do lado direito da nossa defesa pouco se passou e mesmo assim o nosso corredor direito foi praticamente inexistente todo o jogo. Ramirez foi muito voluntarioso e como sempre correu kms, mas parece que nada lhe saiu bem dos pés. O Amorim parece profundamente perturbado, fez alguns bons cortes mas teve pormenores assustadores. No lance do golo quem fica mal na fotografia não me parece que seja o Schaffer ou o Coentrão, mas o Ramirez que comete a primeira perda de bola, o David Luiz que falha o corte com mais um pontapé de karaté na atmosfera, e o Ruben que escorrega na pequena área e fica a ver para quem vai a bola antes de se levantar.

Destaques muito positivos (até para alguns mal amados):

- Quim, de quem por vezes nos esquecemos mas que nos últimos jogos tem feito defesas muito importantes.

- Carlos Martins que provou poder substituir Aimar quando é necessário mais coração e menos inteligência.

- Cardozo, apesar do golão, acho quer voltou a fazer um jogo fabuloso a segurar a bola e a abrir jogo para os seus colegas.

- Saviola, finalmente a conseguir jogar de trás para a frente, apareceu no jogo e fez a diferença.

- Luisão e Javi Garcia, simplesmente intratáveis.


PS - Parece-me que o Menezes podia muito bem ir fazer companhia ao Keirrison para um clube do fundo da tabela na segunda volta do campeonato. Ontem foi inexistente e o grande responsável pela subida do Paços na segunda parte. Jesus foi rapidamente obrigado a empurra-lo para o lado direito onde estorvasse o mínimo possível e a colocar o seu faz-tudo César Peixoto ao lado de Javi para tentar estancar o meio campo. Em boa hora o fez e não foi por acaso que o Paços não se viu nos últimos 15 minutos.

5 comentários:

Bola7 disse...

os 2 jovens talentos brasucas são um pouco estranhos...não sei se servirão para alguma coisa esta epoca...

Joao disse...

Servem para tapar e desmotivar dois prodígios da nossa cantera: Nelson Oliveira e David Simão...

Se em relação ao Keirrison acho a sua contratação incompreensível (porque não somos o Barça B), espero que a do Menezes seja um simples caso de inadaptação que se resolve com um ou dois anos a rodar numa equipa menor.

Diogo disse...

joao,
concordo. o barcelona ainda deve estar a pensar se tera' sido bem feito gastar tanto dinheito numa jovem promessa que... enfm... eu tinha esperancas neste miudo e queria que ele desatasse a marcar golos que nem um animal, mas parece-me um tiro ao lado...

o felipe menezes penso que e' um caso diferente. pode ser um jogador de futuro. o problema e' que nao e' ainda um jogador do presente...

se e' para apostar em jovens, porque nao nos da casa? temos o exemplo do miguel victor que, infelizmente, esta' tapado por um karateca e pelo sub capitao. mas bem se podiam dar minutos 'as pernas dele aqui e ali. e o mesmo se passando com o nelson, o david simao, o roderick, o romeu ribeiro... e' preciso dar valor aos nossos miudos de vez em quando...

Joao disse...

Eu não sou nenhum fundamentalista que acho que os putos do Benfica são muito melhores que os que lá estão. A grande maioria deles (a começar no Rui Costa) precisa de ir penar um ano para o Desportivo das Aves para ver como elas doem no mundo dos crescidos. O que não quer dizer que não se possa incentivar um pouco mais a integração dos juniores.

Também não sou totalmente contra estas contratações. É estúpido dizer mal do Meireles quando do mesmo cesto veio o Ramirez e o David Luiz. Umas acertam-se mais que outras. Os meus amigos brasileiros garantiram-me que o Keirrisson é um grande jogador pronto a entrar em qualquer equipa do mundo... se calhar ainda não vimos esse Keirrisson.

Acima de tudo o que eu acho é que temos de diversificar um pouco a origem dos nossos jogadores. Nem só na cantera, nem só na América do Sul... e dá-me ideia que a balança pesa desmesuradamente para o lado dos brasucas que nunca ninguém ouviu falar, que obviamente enfurecem os putos que andam há anos no Seixal a sonhar com o manto sagrado.

Diogo disse...

pois eu assumo parcialidade para com esses mesmos miudos que andam no seixal a penar. e nao sao todos portugueses. mas todos tem ambicao de jogar pelos seniores do benfica e ja' sabem (ou vao sabendo) o que e' que o manto sagrado significa.

nao acho que o menezes seja mau jogador. antes pelo contrario. ir buscar um jovem com potencial a um clube da terceira divisao brasileira nem sempre e' mal pensado (vide david luiz). ha' aqueles que pegam de estaca (ramires) e ha' aqueles que precisam de ser acarinhados para mostrarem o real valor (menezes e keirrison). o problema e' que o acarinhamento nem sempre e' o indicado e entrar o keirrison para os ultimos 10 minutos de um jogoque esta' ganho significa que ou se espera que ele so' corra ou que se quer que ele entre e parta a loica.

volto a dizer: acho que o keirrison, pelo que vi aqui e ali no youtube e pelo que ja' li, e' um miudo cheio de valor. tal como o menezes. mas sera' que nao os estamos a lancar 'as feras sem os acarinharmos e lhes mostrarmos o que significa vestir aquela camisola?

no computo geral, o que eu quero mesmo e' ver os produtos das nossas escolinhas vingarem com o manto sagrado. numa equipa sub-19, uma sub-17, uma sub-16, uma sub-14, umas 3 ou 4 de iniciados e umas 10 de escolinha, num total que deve andar perto de uns 200 miudos, devem haver 3 ou 4 que vao vingar. eu quero e' aproveitar esses! se juntarmos estes miudos ao felipe e ao keirrison e lhes dermos tempo com os crescidos, entao temos bases sustentadas para o futuro. e quem sabe se o keirrison nao explode e se torna mesmo craque e o barca nao o empreste por mais 2 ou 3 anos, enquanto o bojan e o ibra nao se reformam....