origem
Eusébio +10: Ainda Vilarinho

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ainda Vilarinho

Confesso que critiquei as palavras de Manuel Vilarinho com base nos excertos que saíram na imprensa. Hoje consegui ver a entrevista na sua totalidade e confesso que mudo de opinião em relação às palavras do ex-presidente. É evidente que disse coisas que não se podem dizer em público. Mas essas palavras, completamente descontextualizadas por todos os benfiquistas (onde eu me incluo), colocam o dedo na ferida e são de certa forma criticas ao trabalho de LFV.

O seu desinteresse pelas amadoras (apesar dele dizer que ganhar é óptimo) é perfeitamente justificável pelo facto da aposta feita por LFV ser demagogica e populista no sentido em que o seu crescimento não é sustentável. LFV está a tentar ganhar campeonatos (fora do futebol), roubando dinheiro ao futebol para comprar planteis inteiros para as amadoras. É o caso do Basket, Hoquei, Futsal, Volei e Andebol... onde se têm renovado plateis (e treinadores) quase anualmente, onde temos orçamentos muito acima das receitas geradas por essas amadoras e sem grandes incentivos à formação nessas modalidades (sem termos assim tantos titulos). O mesmo se sucede em relação aos nossos olimpicos, de quem somos meros patrocinadores... Vilarinho não gosta desse caminho... eu confesso que tambem não...

Vilarinho refere-se aos 10 ou 20 benfiquistas e ao facto de preferir trabalhor com gente competente de outros clubes, numa critica muito razoável em relação às centenas de "grandes Benfiquistas" que têm trabalhado no clube sempre muito bem remunerados e sem esquecer as indemnizações na hora que saiem. Os 10 ou 20 benfiquistas a quem Vilarinho se refere são a meia duzia de pessoas que já entraram com muito dinheiro do seu bolso e nunca tiraram nenhum. Não vejo aí nenhuma critica aos adeptos do benfica que seguem a equipa apaixonadamente.

Vilarinho critica a falta de liderança no balneário e a falta de autoridade directiva que não permitiu a Quique perceber qual era o seu lugar, mas reconhece a enorme dificuldade que é impôr essa autoridade.

Vilarinho refere várias vezes algo que não foi dito na imprensa que é a falta de cultura de vitoria que se apoderou do Benfica. Tenho dito aqui n vezes que o verdadeiro problema do Benfica não é o treinador ou o guarda redes, mas a perda da sua identididade ganhadora, que se esfomou quando os adeptos começaram a idolatrar jogadores que antes de porem o pé na Portela já estão a pensar no Chelsea.

Vilarinho confia em LFV e isso dá-me algum consolo. Vilarinho pode ser fraco de espirito mas é um grande benfiquista e quer tanto como nós que o Benfica ganhe. Ele conhece o Benfica e conhece LFV, e se acredita em ambos talvez não mereça ser apedrejado publicamente.

Na minha opinião, continuo sem concordar com a decisão de Vilarinho pelo simples facto de estar a violar os estatutos do clube. Mas percebo que Vilarinho age na defesa dos interesses do Benfica e não de LFV, e que quer tanto como nós que o Benfica ganhe. Espero que Vilarinho esteja certo... se LFV for eleito (coisa que eu duvido e para a qual não contribuirei) que consiga alterar o ciclo negativo dos últimos anos... e espero que Vilarinho faça um favor a si mesmo e aos Benfiquistas e não se exponha publicamente desta maneira que apenas nos envergonha.

2 comentários:

Anónimo disse...

este post contém uma carrada de mentira

Joao disse...

talvez... são a percepção de um mero adepto que se tenta manter informado... já agora, quais são as verdades e as suas fontes?