origem
Eusébio +10: coisas que eu sei

terça-feira, 10 de julho de 2007

coisas que eu sei

O FCPorto anda ha meses a tentar negociar o Pepe para a Juventus, exigindo como contrapartida o pequeno Micolli. Como já disse várias vezes, há duas coisas pelas quais o PC se perde: putas brasileiras e ex-jogadores do Benfica.

Confesso que contrariamente à massa adepta benfiquista, torci para que este negócio se realizasse. Antes de mais, admito que ia doer ver o Micolli de azul. Mas independentemente do valor dos atletas, o campeonato portugues ganha-se com jogadores como o Pepe e não com Micollis. O Micolli que ganha 40 mil contos/mes, que esta lesionado metade da época, que marca oito golos por ano e faz as fintas mais surpreendentes do campeonato, não tem metade do valor competitivo de um Pepe. Que os adeptos prefiram um Micolli eu percebo e até concordo. Mas se eu fosse treinador não hesitava um segundo. O camponato português ganha-se com gajos tesos como o Pepe.

Infelizmente o negócio perdeu-se. Por um lado o Real encheu os bolsos do Pepe e por outro o Micolli nem aceitou conversar. Acabou o PC por ceder... Ficámos a saber que o ódio do Papa ao Benfica afinal tem um preço.. 30 milhões.

Confesso que é impressionante realizar 60 milhoes de euros com dois jogadores... mas a verdade é que esses 60 milhões têm muitos asteriscos e provavelmente não entrarão nos cofres mais de 40. Esses 40, nao cobrem os prejuizos dos últimos dois anos, por isso não se surpreendam se até ao final da semana sair pelo menos o Luxo.

Algo que me surpreende e deprime são os Benfiqusitas que se insurgem contra a contratação do Cardoso afirmando que este custa o dobro do Micolli. É o equivalente a afirmar que o Nani é melhor que o Henry porque o primeiro custou 25 milhoes e o segundo apenas 20. Acontece que o Henry ganha 10 milhoes por ano e o Nani deve ganhar 2. Amigos, o Micolli custa 5 milhões de euros (passe) mais 2 milhões (limpos) por ano, ou seja, o micolli com um contrato de 5 anos custaria qualquer coisa como 12 a 15 milhoes de euros. Mais, o Micolli com as limitações que tem (idade, altura, e o facto de nunca se ter afirmado no topo da série A) dificilmente se valorizará acima dos 5-10 milhoes de Euros. Já o Cardoso, com 22 anos, titular da selecçao do Paraguai, 1.93m, e (facam figas) 20 golos por época pode muito bem valer 30 milhões. Espero que o Benfica tenha feito o trabalho de casa e que o homem seja de facto bom...

Como dizia um amigo lagarto... o Benfica esta a apostar alto e não tem o orçamento assim tão controlado que se possa dar ao luxo de meter um barrete de 10 milhões de euros.

Até um dia destes que tenho de ir ali acender umas velinhas.

10 comentários:

Diogo disse...

joao,
eu quero muito que o Cardozo seja o novo Manique. Que marque golos com a cabeca, os pes, as maos, as orelhas, os dentes, o cu e outras partes que tais. No fim de contas, o miudo so' tem 22 anos. apenas gostava que tivesse saido mais barato, mas pode muito bem acontecer que o rapaz seja o melhor negocio do benfica dos ultimos anos.

se juntarmos um chines com vontade de jogar, um argentino que quer ser titular, um angolano com meio joelho mas muita raca, um capitao dedicado, um magico inspirado, um pitbull com os dentes afiados, um grego mais repousado, um brasileiro a mostrar que e' intransponivel, um costa-marfinense que veio de italia, dois pequenos motorzinhos, e um homem elastico, temos equipa +2 para atacar o campeonato, a taca, a taca da liga e a champions.

se o fernando santos nao comeca a ganhar meia hora antes dos jogos comecarem, e' ja' manda-lo de volta 'a grecia.

Diogo disse...

os negocios do porto: estao a vender a roupita toda... sem o anderson (que lhes valeu muitos pontos no principio e fim do campeonato), o pepe (central bom para o campeonato portugues mas nao sei se sera' o indicado para jogar ao lado do cannavaro) acho que as coisas nao vao ser faceis. se juntarmos o quaresma e/ou o lucho... e' desta que vao para os distritais!

Diogo disse...

ja' agora:
nao se arranjam mais um ou 2 fabios coentroes? o puto percebe da coisa... ar de reguila, estilo de gangster, mas o que interessa e' que jogue bem 'a bola. e esquecam la' esquemas: quando se e' bom joga-se em qualquer esquema tactico.

Nuno disse...

Bem postado, Joao!
Confesso que fiquei contente por o Micolli nao ter voltado. Fez um bom final de epoca, mas cheira-me que so para chamar a atencao de clubes italianos. Passou meia-epoca no estaleiro, e mais um quarto a resmungar. Nos jogos, reclama demasiado quando nao lhe dao a bola, e perde-a demasiado quando a tem. E um gajo fixe, mas num Benfica a serio, nunca seria mais do que um bom suplente. O Cardozo pode falhar completamente, mas para vencer ha que correr riscos. Facto: e o tipo de ponta de lanca que se anda a pedir desde que se despachou o Yuran e o Brian Deane - um tractor que marque golos e jogue bem com o Nuno Gomes. O Bergessio esta cheio de ganas de ganhar, e parece-me que vai fazer o dobro do que o Micolli fez por um quinto do preco. E quanto aos nove milhoes pelo Cardozo... caros sao os que nao prestam - por exemplo, o Fernando Santos custa cada centimo que recebe...

Ainda a proposito do Micolli: nao acredito que o PC tenha desistido de o ter la na bimbalhada. E uma novela nova para as epocas de transferencia - FCP interessado em Micolli. O Record deve estar a babar-se de alegria.

Joao disse...

folgo em ver tanta gente a concordar comigo... pensava que era o unico benfiquista anti-micolli (salvo seja).

o nuno poem o dedo na ferida: o micolli fez uns jogos bons no final da epoca para chamar a atencao. o resto do tempo ou esteve lesionado nas pernas ou na cabeca.

a grande incognita continua a ser o real valor do Cardoso. Lanco o debate: Quantos jogos pode o rapaz ter em branco ate (1) ser assobiado, ou (2) ser substituido pelo Nuno Gomes?

Ja agora, sou eu o unico que estou aterrado com a ideia de voltarmos a iniciar a epoca com o nelson como unico lateral direito de raiz?

Diogo disse...

acho que ja' comentei isto num post anterior:

o benfica esteve muito activo na pre epoca, e todos os que vieram serao bem vindos e espero que tragam muita qualidade ao plantel. mas atente-se a quem se contratou:

cardozo (homem de area), bergessio (um tipico 9?), coentrao (extremo/ala/avancado), zoro (central polivalente) e trouxe-se de volta o manuel fernandes (um dos tais box-to box). ou seja, as lacunas gravissimas da epoca passada continuam:

- nao temos alternativa ao nelson: o zoro nao deve ser para ter no banco, parece-me. ou seja: ou o zoro joga na direita com o david luiz no eixo ao lado do luisao, ou joga no centro ao lado do luisao (o que me parece que ja' andam a fazer nos treinos). resultado: nao ha' ninguem com tomates no sitio para dar luta ao nelson. e nao percebo como e' que isto nao e' evidente ao FS.

- da mesma maneira, nao temos concorrencia ao leo, ainda que o miguelito ande por la'. se o leo for o nosso "maldini", precisamos de um suplente que seja o nosso "leo", se e' que me faco entender.

- a vinda do manuel fernandes nao sei se vai trazer algo de novo ou se nao vai complicar o que se andou a fazer o ano passado. a entrada do rui costa, do manel e do nuno assis, pode trazer concorrencia mas alguem tem de ficar no banco. cheira-me que nao vai ser o ano do assis.

- as alas continuam entregues a 1 jogador: simao. e sinceramente ele nao pode fazer tudo sozinho. parece-me que o coentrao vem para o benfica jogar mais directo e mais quadrado em 4-4-2, com o dito na esquerda e o simao na direita. mas se um se lesiona, estamos outra vez ao papeis, sem alternativas: vao buscar o helio roque para fazer as vezes do simao? nao me parece.

- por fim o ataque: parece que a lesao do NG e' mais complicada do que parecia. temos o bergessio e o cardozo (se o homem se lembra de jogar so' com o cardozo alguem tem de lhe espetar umas chapadas valentes). ou seja, o dabao vai emprestado (esta' visto que o FS nao tem vontade de apostar nele), o mantorras senta no banco ate' o NG estar 100% operacional, e o bergessio vai para o banco quando o NG tiver ritmo. ou seja, temos avancados a mais e defesas a menos.

- por falar em defesas: o quim devera' ser o titular. o quim e' bom rapaz, trabalhador. mas desde os tempos do Preud'Homme que o benfica nao tem um guarda redes de calibre inegavel. o moreira, esse, ja' tera' tido os seus dias de benfica ao peito, quer-me parecer.

- nota final: o anderson muito se queixou que nao e' central, que e' para jogar mais descaido. com a esperanca de que ele podera' ter uma epoca como 2005/2006, podera' ser a alternativa ao Nelson? deixo 'a consideracao.

Joao disse...

Diogo, curto e grosso, o Anderson nao sera nunca, jamais em tempo algum, uma alternativa para lateral. Onde ele disfarca as lacunas é no meio da defesa sendo bastante forte nas bolas bombeadas por alto. se a bola corre rapida pelo chao é uma catastrofe.

Ainda em relacao ao Pepe:
"O Corinthians Alagoano e Marítimo vão ter direito a uma percentagem da transferência, pois o “mecanismo de solidariedade” da FIFA atribui 5 por cento do valor para distribuir pelos clubes que participam na formação do atleta. Acresce que Pepe jogou ainda no Napoli e Clube de Regatas, ambos doCeará e também vão lucrar. Em Portugal, quem também lucra é o First Portuguese Group, pois Pepe é um dos atletas que integra o portfólio através de uma participação de 10 por cento. E não só. O Marítimo, que vendeu o central por 1 milhão, poderá receber mais quatro, correspondentes a 15 por cento do passe que ficara na sua posse."

Conclusao: 15% do maritimo, 10% do FPG, 5% de direitos de formação, e mais as comissoesinhas da praxe... ups!!! subitamente 30 milhoes sao apenas 20!!!

Duvida Metafisica: que percentagem do passe do Cardoso pertence unica e exclusivamente à SLB SAD? Alguem arrisca?

Diogo disse...

joao,
se eu tivesse o anderson ou um tipo como eu disponiveis para jogar a lateral, seria sempre o 2o a ser a alternativa. depois de tanta banhada na epoca passada comeco a convencer-me de que a epoca de 2005/2006 foi um flop do anderson e que o average dele deve ser o que mostrou o ano passado. adiante.

cardozo: nao faco ideia. diria entre os 10 e os 30% talvez. 50% num fundo qualquer como o MSI, e os outros 50 a dividir entre os clubes. talvez. nao sei.

on another note: o curt schilling foi para os yankees. ptui para ele. o opener dos red sox tem um eczema na mao. o closer e' muito bom.

Unknown disse...

so podes estar a gozar.... eu leio a espn todos os dias e isso nao me ia passar ao lado... estas a confundir com o roger clemens? os red sox tem os melhores pitchers da liga: beket e Matsuaka... e ainda falta o Schilling comecar a render.

Diogo disse...

j,
foi-me dito por um Sox fan, enquanto me explicava as razoes matematicas e estatisticas por detras das escolhas dos batters. Li agora que anda com o ombro aleijado e que agora (depois do jogo dos all-stars) vai entrar na rotation dos Sox.

portanto, nao sei se o dito Sox fan estava so' chateado porque o schilling anda pelo estaleiro.

bonito bonito e' ver o matsuzaka e limpar o A-Rod. isso e' quase tao bonito como o golo do simao em old trafford.