origem
Eusébio +10: inevitável

quinta-feira, 26 de julho de 2007

inevitável


Antes de mais, parabens Simão e muito obrigado.

Esta é uma notícia que tem tanto de triste como de inevitável. Deixemo-nos de demagogias... o Simão trocou o glorioso por um clube espanhol de segunda linha, mas vai ganhar mais do dobro do que ganhava no Benfica (300 mil por mes, mais de 60 mil contos) e vai jogar na liga mais mediática do Mundo. É verdade que este ano não vai jogar a Champions mas em vez de andar a mostrar a sua classe no Estadio da Reboleira, vai ao Barnabéu e a Camp Nou... Alguem no seu perfeito juizo o pode criticar?

Confesso que nunca fui capaz de idolatrar o Simão como muitos Benfiquistas o fazem. No entanto, tenho um enorme respeito por ele. Para além de ter sido de longe o melhor jogador do plantel nos últimos anos, foi sempre um profissional exemplar. Contra o Liverpol ou contra o Rio Ave nunca virou a cara à luta. E após todos estes anos a receber propostas milionárias para sair nunca usou a imprensa, nunca se virou contra o próprio clube... nem quando o mandaram sair do avião que o levaria para Liverpol. O Simão não é só bom de bola, também é bom de cabeça e merece que tudo lhe corra bem. Mais uma vez, parabéns Simão e desejo-te boa sorte.

Gostava também de louvar a actuação do nosso Presidente. Após os disparates de outros anos quando deixou o Simão ir passear para Valência, desta vez foi capaz de respeitar o desejo do jogador e ao mesmo tempo manter uma postura de total intransigência em relação ao direitos do clube. É evidente que o Simão estava mortinho para sair, mas o LFV foi capaz de manter uma postura de serenidade que não só defendeu os interesses do Benfica como deu uma grande lição a todo o plantel. Creio que mais do que o negócio que foi feito, o LFV mostrou a toda a gente a como é que se negoceia com o Benfica: não estamos em saldos e não vendemos jogadores com bocas. Por fim, o negócio Simão que foi tão criticado há 3 ou 4 anos, acabou por ter um rendimento extraordinário. Não só o Benfica usufruiu do melhor jogador da Liga dos últimos anos, como ainda rentiblizou o seu passe em 100%... Houvesse mais negócios assim.


E agora Benfica?

Apesar de o fernando Santos já ter metido uma argolada ao lamentar-se da eventual perda do Simão, creio que seria fundamental pôr o tema Simão para trás das costas o mais rápidamente possivel. Não esta cá, paciencia, siga com os que estão. Espero que o Presidente seja muito claro e que não tolere qualquer atitude derrotista ou desculpabilista tão tipica no nosso treinador. Não há nada pior do que começar uma prova com desculpas para a eventualidade de não a ganhar. Espero que a Direcção e a Equipa Técnica percebam isso.

É evidente que técnicamente perdemos um grande jogador. Um jogador que não sabia jogar mal, que jogava e fazia jogar. Aliás, não perdemos só um, este defeso perdemos três jogadores extraordinários: Micolli, Karagounis e Simão. Para os substituirem chegou uma estrela paraguaia (que não duvido que seguirá as pisadas do Simão) , uma mão cheia de incógnitas (Zoro, Coentrão e Bergessio) e os renascidos Manuel Fernandes, Nuno Asis e Rui Costa. Até ver, parece evidente que perdemos alguma qualidade técnica. Pergunto-me no entanto se não teremos um plantel mais equilibrado e mais ajustado à realidade do Campeonato Português?

Sem querer minimizar a perda do Simão, acho que o Fernando Santos curou hoje uma dor de cabeça que o perseguia à 1 ano - que fazer ao melhor jogador da equipa quando ele não encaixa no esquema táctico? Hoje, sem qualquer sombra de dúvida, o Benfica terá de apostar no losango e apenas um milagre chamado Coentrão e Manú podem fazer o engenheiro mudar de ideias.

O Benfica tem agora 5 jogadores para os 4 lugares do losango:
Trinco - Petit (ou katso)
Int Dir - Katso (ou Assis)
Int Esq - Fernandes (ou Assis)
10 - Costa (ou Assis)

Parece-me um meio campo de muitissima qualidade que precisa apenas de ser reforçado em quantidade, de preferência com alguma juventude e irreverência. Fala-se de um miudo chileno que foi vedeta no recente mundial... parece-me bem. Se há situação em que se podia apostar numas esperanças é esta, em que temos uma base muito sólida e experiente.

Gostava de apelar para que houvesse muito bom senso no uso destes 20 (ou 25) milhões de euros. Nunca, jamais, em tempo algum, o Benfica deve ir á procura do novo Simão. O Simão é insubstituivel e o benfica tem lacunas muito mais graves do que um número 10 que faça esquecer o Simão. Para isso temos o Rui Costa e o Assis que são muito razoáveis. E ir à procura de extremos é um disparate porque estes não encaixam no esquema do engenheiro.

- O Benfica precisa de 2 médios que possam rodar com os actuais titulares e dar algum descanso às pernas do Petit, Katso e Rui Costa. Creio que não precisamos de gastar uma fortuna num Riquelme mas sim em uns miudos novos cheios de garra e talento. Como disse, o tal Chileno e um tal de João Coimbra podiam ser muito úteis se o engenheiro soubesse apostar neles.

- O Benfica precisa de um defesa direito que seja uma alternativa válida ao Nélson. No 442 losango os laterais desempenham um papel fundamental e é crucial ter jogadores capazes de fazer todo o corredor (o Zoro nunca o fará). Aqui sim, valia a pena o Benfica abrir os cordôes à bolsa e apostar num valor seguro. Fala-se num tal de Icinho, desconheço, mas gosto do perfil.

- O Benfica precisa de um central com provas dadas. Porque o Anderson não conta, o Zoro é uma incógnita e o David Luiz um puto. Os nossos defesas centrais são demasiado jovens e inexperientes e seria muito útil juntar-lhes um nome com algum peso, que não venha necessáriamente para titular mas que possa ser uma alternativa segura.... um ao estilo do Ricardo Rocha.

E quanto ao resto do dinheiro, banco com ele, pagar dividas que os juros continuam a ser o nosso maior inimigo. No dia em que o Benfica estiver livre de dividas e puder negociar o contrato televisivo não teremos de vender o Simão. Ate lá, optimismo que as coisas não estão assim tão más.

BENFICA ESMAGA

4 comentários:

Joao disse...

gostava muito que nos cofres do benfica entrassem mesmo os ditos 20 milhoes de euros comunicados à CMVM. Fundos de investimento, comissões... alguem terá mamado?

Joao disse...

queria recomendar esta:

http://diariodeumultra.blogspot.com/

Diogo disse...

nunca se podera' criticar o simao. deu tudo o que tinha (e por vezes o que nao tinha) ao clube. parabens simao.

e concordo contigo: vamos com calma e nada de loucuras. para ja' temos direito a 2 jogadores do atletico, parece. e depois e' usar o dinheiro para reforcar uma ou outra posicao. e estamos preparados.

dinheiro no banco, pagar dividas, siga para bingo!

el niño rosso disse...

Para quem não tem mais nada a fazer toca a votar de hora a hora:
http://www.voteyourteam.com/vote...aspx? TeamID=502