origem
Eusébio +10: Fenomenos

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Fenomenos



Li agora um comentario de, desculpem a expressao, uma besta no MaisFutebol que me deixou enfurecido. Tudo porque, durante a apresentacao do seu livro, o Mantorras disse que e' um fenomeno, dentro das suas limitacoes. A referida besta dizia que se ria, ele e os adeptos dos outros clubes, sempre que via o Mantorras entrar no campo. Para todas essas bestas, que nao conseguem ultrapassar os estereotipos racistas e a quem o nome Benfica causa mal estar, dedico esta peca.

O Mantorras nasce num pais em guerra, numa situacao carenciada, e mesmo assim, talvez recorrendo a bolas de trapos, a latas velhas, ou outros arteficios, consegue desenvolver uma aptidao especial para jogar 'a bola, muitas vezes o recurso que tira meninos como ele em muitos cantos do mundo de um dia-a-dia triste e deprimente e que, durante algumas horas, lhes consegue dar sorrisos. Por meio de olheiros, alguem descobriu o Mantorras e, eis senao quando, o Mantorras estava a viver o sonho de muitos desses meninos e, sem dar por isso, era contratado pelo maior clube portugues. Escolhe o numero 9, numero de avancado, esperancado em fazer as delicias dos que o apoiavam, em agradecer da forma que podia em quem tinha acreditado nele e por lhe terem dado, a ele e 'a familia, tudo com que sempre sonhou e muito mais. O menino feito homem comeca por ir para o seu novo local de trabalho de transportes publicos, so' ele sabendo os sacrificios que tem de fazer para se apresentar a horas no emprego.

Mais tarde, em 2001, num Benfica-Sporting, lesiona-se. Que azar, Pedro. Mais azar teve ele com diagnosticos errados, operacoes multiplas, e um joelho que teimava em nao colaborar. Passa muito sofrimento, sempre sozinho, so' ele sabendo o que custava. Mas o Mantorras esta' num clube especial. Num clube que nao esquece os filhos da casa, num clube que faz com que um moco italiano diga que nao a salarios melhores para jogar num rival, por preferir o clube que o acolheu no estrangeiro. E assim, com a forca dada por adeptos, colegas, treinadores, dirigentes, o Mantorras la' foi recuperando. Com Trappatoni ao leme do futebol benfiquista Mantorras marca golos determinantes na caminhada para o titulo, mesmo jogando 15 minutos de cada vez. Foi rotulado de salvador da patria, de talisma. Mas ele sempre foi humilde e sempre fez o que melhor sabia: jogar 'a bola e nao desistir.

O Mantorras em 2007 e' um homem diferente daquele que chegou a Portugal, daquele que ingressou no Benfica. O Mantorras e' um fenomeno porque tudo o que ele fez e continuara' a fazer foi sempre por amor ao futebol. O Mantorras sera' sempre um fenomeno. Porque mesmo com meio joelho o Mantorras vai continuar a dar tudo em campo, vai continuar a nao saber o que e' desistir de perseguir a bola (mesmo se os fiscais de linha insistirem em assinalar foras de jogo). O Mantorras e', no fundo, a alma e a paixao que nos faz gostar de futebol. Oxala' houvessem mais Mantorras!

Mas aquelas bestas que nao conseguem ver para alem da cor do Mantorras, que nao conseguem aceitar o facto de ele ter escolhido o maior clube do Mundo e nao o clubezeco de bairro que eles apoiam, nao o consideram um fenomeno. Consideram-no uma aberracao, fazem de tudo para o denegrir. Mas enquanto que Luchos, Quaresmas, Moutinhos, e Nanis jogam 'a bola para ganhar notoriedade e fama, o Mantorras fa-lo por gostar de futebol. E isso, meus caros, so' esta' ao alcance de fenomenos.

10 comentários:

dezazucr disse...

Esqueceste-te só de mencionar que por altura desse jogo com o sporting, pouco depois do Natal, o puto Mantorras já levava 11 golos, carregando uma equipa de geraldos e que tais às costas.

Nuno disse...

Diogo,

bem postado.
O problema deles é duplo: ficam chateados porque a este não o conseguem desviar; e depois, ficam chateados porque só no Benfica é que ainda se vão encontrando jogadores que recusam ser desviados. E isso deixa os gajos com uma azia...
Já quando o Koeman o quis dispensar, escrevi algures aqui que o Mantorras é o Benfica, é a vibração dos corações vermelhos. O homem não precisa de joelhos, porque tem aurículas e ventrículos que cheguem. Eles que riam. Nós vamos sorrindo...

Quetzal Guzman disse...

Grande posta Diogo! O Mantorras, infelizmente, vai sendo a arma de arremesso mesquinha dos que vivem obcecados pelo Benfica. E o pior é que há alguns benfiquistas que alinham no discurso e de tempos a tempos lá soltam um "o Benfica não é uma instituição de solidariedade". Enfim, tristes daqueles que não compreendem a verdadeira essência do nosso clube.

Joao disse...

Ja aqui tinhamos discutido o verdadeiro valor do Mantorras.

O Mantorras desempenha um papel especial no Benfica e tera sempre lugar no plantel. Porque o valor do Mantorras transcende muito a sua capacidade de marcar golos.

O Mantorras quando entra em campo a 10 minutos do fim e estamos a perder 2-0, ACREDITA que vai marcar 3 golos. E ele ACREDITA tanto, que contagia os adeptos na sua fe. Quando entra em campo, altivo, em passada larga, os adeptos tambem ACREDITAM que o Mantorras vai marcar 3 golos. Os adeptos ACREDITAM e esse sentimento extende-se ao resto da equipa. E quando todos ACREDITAM que o mantorras vai marcar 3 golos, os proprios adversartios comecam a convencer-se do triste destino que os espera... depois, bom... as vezes perdemos 2-0, outras 2-1, poucas 2-2 e um dia viraremos um jogo com 3 golos do Mantorras em 10 minutos. EU ACREDITO! Contra as bruxas, Mantorras Mantorras!!!


PS Sera possivel alguem explicar ao homem a regra do fora de jogo?

Diogo disse...

A lei do fora de jogo nao consta dos livros do Mantorras. E' que ele quer tanto tanto tanto marcar golos que nao percebe o que esta' um senhor vestido de preto a fazer com uma bandeirinha a fazer ali do lado de fora do campo. "Se calhar", pensa o Mantorras, "tambem quer jogar 'a bola. Nao se arranja uma bola a este menino?". Mas esse menino nao partilha da tua paixao Mantorras. Esse menino e' tipo policia e so' la' esta' para chatear. Mas como vivemos num mundo em que nos sao impostas regras e costumes, la' temos de aceitar os policias que nao te deixam correr para a baliza a rir, porque vais marcar golo.

Mas fazemos assim Mantorras. Fica bem perto do primeiro menino que nao e' o guarda redes, porque eu sei que o vais ultrapassar. Depois, quando o Rui ou o Manelele, ou mesmo o Fabio ou o menino novo que nao sabe portugues e vem da America, te mostrarem nos olhos que te vao passar a bola, deixa-os tocar na bola, porque ela, bem comandada, vai parar ao teus pes. E depois de vires a bola partir, corre Mantorras. Da-lhe o trato que so' tu sabes, e fa-la andar ainda mais depressa. Ultrapassa esse menino da outra equipa e aponta 'a baliza. Corre como nunca, e assim que o guarda redes se assustar, encosta a bola 'a parte de dentro do pe' e fa-la entrar na baliza. E depois ri. Ri muito. Porque foi golo e o policia nada podia fazer.

E como o Joao diz, um dia vamos estar a perder por 2-0 e quando tu entrares em campo viramos o resultado para 2-3, tudo com golos teus, tal como o Eusebio contra a Coreia em 66. Porque o Eusebio, como tu, e' uma pessoa simples e que ama o Benfica como eu amo. Como o Joao ama. Como o Nuno ama. Como eu sei que tu amas. E um dia, quem sabe, tambem poderas ter uma estatua, ao lado do Eusebio, como sendo o simbolo do crer e da paixao que o nosso clube nos inspira.

jose disse...

Diogo, o unico espanto e prestares atencao aos comentarios do mais futebol
Esses energumenos que la postam, e so mais um exemplo do porque os pais deviam por child filter nos computadores
Putos malcriados e de ferias so podem ter tempo a fazer postos de merda.

Diogo disse...

jose',
tens razao. eu tenho sempre a esperanca que o facto dos jornais electronicos deixarem um espaco a comentario leve a que se fale de futebol a serio: o porque das contratacoes, os resultados, etc.

no entanto, com o passar dos anos, fui percebendo que quem faz comentarios sao, de facto, miudos de 14-15 anos sem nada para fazer a nao ser maltratar a nossa lingua e insultar tudo e todos.

nao so' parent filters mas tambem um grammar filter deveria ser imposto nesses sites. da'-me volta ao estomago ver abreviacoes de "que" para "k", de escrever "acho" como "axo" e coisas afins. enfim... mal vai a nossa educacao aqueles que serao a geracao seguinte 'a nossa.

N.M disse...

Existem pessoas que so sabem é falar mal e deitar a baixo o trabalho dos outros!!!

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anónimo disse...

Dont touch WIKILEAKS, faked DEMOCRACY!!!
Thank you