origem
Eusébio +10: factos e opiniões

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

factos e opiniões

Factos (invocados pelos carneiros):
- estamos em primeiro no campeonato
- temos mais pontos que o ano passado
- já jogámos nos estádios mais complicados
- marcamos golos em todos os jogos
- temos o apuramento para os oitavos da Champions praticamente garantido
- ainda estamos na Taça

Outros factos (certamente menos dignos que os anteriores):
- temos os mesmos pontos que os Andrades
- temos apenas mais um ponto que o Sporting
- temos 10 golos sofridos em 10 jogos
- estamos em 8º no ranking das equipas mais rematadoras
- 7 dos 10 jogos realizados foram contra equipas abaixo de metade da tabela.
- 6 das 7 vitórias foram conseguidas contra equipas abaixo de metade da tabela.

Opinião (de quem tem um cérebro e faz questão de o usar):
- dos 10 jogos disputados para o campeonato, 5 foram de uma mediocridade atroz (Gil Vicente, Feirense, Nacional, Beira Mar e Olhanense), e 2 de uma cobardia pouco dignificante (Porto e Braga). Pode-se ainda acrescentar à lista a miserável exibição na recepção ao Basileia.
- fisicamente a equipa desde Outubro que está de rastos.
- a gestão do plantel tem sido calamitosa, assente no esquema tradicional de proteger os filhos e humilhar os enteados (e ignorar os miúdos).
- é evidente o declínio acentuado de jogadores de indiscutível valor (Witsel, Nolito, Cardozo, Aimar)



Sim, é verdade que eu não simpatizo com Jesus nem um bocadinho... Mas gosto muito menos de quem acima dele anda há quase 3 anos a assobiar para o lado... será que ontem também teve de tomar banho com água fria depois de passar a noite a jogar ao quarto escuro entalado entre o Gomes e o Salvador?

7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda na pre-epoca já o teu discurso era esse. Podemos saber com quem com o quê o sr. simpatiza e o que não está mal no SLB?

Engraçado dizeres que só o sr. usa o cerebro e os outros que não concordam consigo são carneiros!

Continua a balir e chama carneiros aos outros...

João disse...

infelizmente, já as exibições da pre-epoca foram confrangedores.... já Jorge Jesus aproveitava para andar com os seus protegidos ao colo... já Vieira andava a vender estádios no Brasil...

Diogo disse...

caro illuminati,

muitas coisas estao bem. se fores leitor assiduo do blog ja' deves ter reparado que ja' elogiamos lfv quando pegou no benfica quando ninguem o quis fazer, e devolveu credibilidade financeira ao clube.

mas nao podemos coadunar com falta de espinha dorsal. se queremos um benfica competitivo em todas as frentes, desde modalidades (simplesmente ostracizadas por lfv, by the way) ao futebol profissional, entao nao podemos tirar com uma mao e dar com a outra. no que diz respeito a representar os interesses do benfica, de ha' uns anos para ca' as coisas nao sao tao claras. desde negocios menos claros em madrid e angola, com passagens pelo brasil (tudo por causa do betao), ate' a apoios a quem mais nao quer que o mal ao benfica (fernando gomes e' o epiteto destes apoios, que ja' viram lfv em compadrios menos beneficos com o amiguinho oliveira), ha' muito que apontamos o dedo a lfv.

no que diz respeito ao futebol senior em si: jj e' casmurro. joga num sistema tactico antiquado e previsivel que apenas funcionou na 1a epoca muito por culpa da surpresa em ser aplicado mas tambem por ter na equipa jogadores como ramires, coentrao, di maria, aimar, saviola, cardozo, luisao e javi. fernando santos ou koeman nao tiveram tanto e fizeram um trabalho bem bom dado o que tinham. trapatoni foi campeao com uma equipa claramente inferior.

a casmurrice de jj leva-o a insistir em jogadores como emerson, em por o ruben amorim a 70% em jogo quando a lideranca do campeonato esta' em causa, a nao tirar witsel de campo mesmo se este se andava a arrastar. a casmurrice de jj fa-lo sentar saviola no banco tempos infindaveis, fa-lo queimar nolito e witsel insistindo em que joguem no dito esquema antiquado, fa-lo jogar num esquema quiqueano em que aimar e' um jogador perdido entre os centrais adversarios, fa-lo ter medo de arriscar em jogos grandes, metendo todos atras da linha da bola e dando a iniciativa de jogo ao adversario, seja ele o braga, os andrades ou o manchester. jj e' casmurro e, muitas vezes, medricas.

sim, agradeco ao jj o campeonato de ha' 2 anos. mas esperava mais, agora que a equipa e' bem mais forte e mais bem rodada. o braga tem jogadores como o alan, o mossoro ou o hugo viana (todos contratados por jj, so' por coincidencia) e parece que nao sabiamos como o braga ia jogar.

jj andou uma semana a elogiar ferguson. ferguson mantem uma linha coerente no futebol do manchester: 4-4-2/4-3-3, em que todos sabem o que fazer. alem disso, macheda, fabio, nani, ronaldo, rooney, phil jones, de gea, sao todos miudos (ou foram) lancados por ele. aos poucos, investindo na juventude, renova-se o plantel sem perder nocao do que se tem de fazer. jj aposta em rodrigo quase que por frete, ao mesmo tempo que queima luis martins contra o basileia, queima miguel vitor ao fazer dele lateral, e nao tem interesse em lancar o david simao ou o nelson oliveira, nem a espacos.

muito de bom foi feito, sim. mas e' preciso mudar muita coisa tambem. jj nao e' o culpado principal. e' apenas vitima de quem perde mais tempo com tricas politicas que nao trazem nada de positivo ao benfica.

Anónimo disse...

Este campeonato parece o do Trapatoni! A mediocridade era muita, mas como era de todos os candidatos, lá se iam "segurando" uns aos outros! Agora novamente, os do SLB a berrar contra os seus...os do FCP a berrar contra os seus...e vão ambos em 1º lugar.

Ta giro isto, tá...ou nem por isso.

Anónimo disse...

Caros João e Diogo.

É verdade que não sou leitor assiduo cá do sitio. Gostei daquilo que li nas vossas respostas.

Diogo, a sua resposta está muito boa, melhor que o post que me parece ter sido escrito ainda na ressaca do jogo, explicito qb, o que me leva a crer que o sr. é bem capaz de melhor prosa.

Fica bem.

Anónimo disse...

Uma pergunta para o João,

E quando se acaba de ler o seu post e chegar-se à conclusão que ambos (carneiros/não carneiros) têm razão? E que há verdade dos dois lados? Uns mais que outros, claro.

Acho que chegamos a uma encruzilhada!

Fica bem.

João disse...

sao factos... incontornaveis e indesmentiveis.

e a minha opinião é a apenas isso, vale o q vale...