origem
Eusébio +10: Embrulhem!!!

sábado, 26 de novembro de 2011

Embrulhem!!!

Grande jogo e grande vitória!!!

Antes de mais, os parabéns a Jorge Jesus pela aposta em Jardel. O central entrou a medo, tremendo cada vez que tinha a bola nos pés. Mas com o decorrer do jogo, e com as bolas a choverem por cima da sua cabeça, limpou tudo o que tinha para limpar com distinção. Grande jogo deste mal amado.

Maxi e Emerson tiveram imensas dificuldades nas laterais. Capel e Carrillo foram duas dores de cabeça e mais uma vez os nossos laterais não contaram com qualquer apoio dos jogadores que estavam à sua frente. Jogo muito difícil para ambos, onde foram esmagados por sucessivos ataques e onde foram muitas vezes ultrapassados.

César e Gaitan foram, para não variar, uma nulidade. Não fizeram uma recuperação de bola, não apoiaram atrás e foram completamente inconsequente. Jesus precisa de reconsiderar a titularidade destes dois. Eu compreendo que, teoricamente, eles encaixem que nem uma luva no modelo táctico de Jesus... infelizmente, o seu rendimento em campo é sistematicamente medíocre: dois ou três fogachos (hoje nem isso) numa hora de jogo é demasiado pouco para jogadores que deviam ser o motor das transições ofensivas.

Witsel voltou a fazer um jogo absolutamente brilhante. Deve ser penoso para as duas almas acima mencionadas pisar o mesmo relvado deste belga. Witsel encheu o campo, a defender e a atacar, foi um monstro que estava em todo o lado. Sempre com vigor, muita entrega, muito talento e muita coragem. É o parceiro ideal para Aimar. Hoje, tal como tinham feito em Manchester, estes dois génios encheram o meio campo e durante uma hora jogaram por quatro.

Javi pode não ter o talento de Witsel e Aimar, mas tens um coração do tamanho do mundo e merece o nosso maior respeito e admiração. Já o disse várias vezes, e hoje ele voltou a dar-me razão: Javi Garcia é um símbolo vivo do Benfica. Espero que fique muitos anos de águia ao peito pois não há dinheiro nenhum no mundo que pague a coragem e o voluntarismo de um jogador assim. Hoje marcou o golo da vitória, e sinceramente, foi o que de menos importante fez em campo. Orgulho enorme neste espanhol!!!

Cardozo terá assinado hoje o fim do seu reinado no Benfica. Mais um jogo em que batalhou mas onde foi incapaz de ganhar uma bola... E das poucas vezes que teve a bola nos pés só fez asneiras. Culminou uma exibição desastrosa com uma expulsão patética... Cardozo pôs-se a jeito e Capela fez o serviço: dois amarelos idiotas e o Benfica a jogar com 10.

Acrescente-se que com a expulsão de Cardozo a entrada de Rodrigo foi uma lufada de ar fresco. Eu ainda não me rendi a Rodrigo mas a sua entrada mexeu com a equipa como da noite para o dia. Rodrigo foi muito mais incómodo do que Cardozo tinha sido até então e até teve nos pés a oportunidade de matar o jogo após grande passe de Nolito (que demorou tanto a entrar Jesus.....). Aliás, as 3 substituições foram perfeitas e só pecaram por tardias. Mais uma vez, Ruben foi crucial a equilibrar a equipa quando Maxi já não sabia para onde se virar.

Lindo o Estádio da Luz a levar a equipa ao colo quando as forças já faltavam. Foi bonito ver que jogadores e adeptos ficaram largos minutos depois do fim do jogo a trocar aplausos.

Há gente que não merece que se perca muito tempo com eles, mas as declarações de um tal de Pereira Cristovão a denunciar condições pré-históricas para os adeptos especiais são vergonhosas. A entrada dos adeptos no estádio decorreu sem quaisquer problemas e as acusações de sobrelotação são absurdas. No sector onde estavam havia várias cadeiras vazias (nos topos), e só estavam adeptos em cima uns dos outros porque se recusaram a subir mais uns degraus. A questão da rede foi empolada de uma forma vergonhosa e a sua presença é de tal maneira discreta que muitos adeptos se questionaram se estaria ou não instalada. Por fim, os especiais, que por serem tão finos achavam que lhes devíamos oferecer nada menos que os camarotes do estádio, acabaram por dar um bonito exemplo de todo o seu civismo e superioridade moral, queimando tudo o que podiam. Três mil bilhetes no topo da cocacola acabou por ser bem mais do que eles mereciam. Eles e a equipa do Sporting, que tem excelentes jogadores e são para mim um sério candidato a ficar em segundo lugar no campeonato.

PS - Artur foi a melhor contratação do ano!

5 comentários:

Luis Rosario disse...

Olá Joao

Concordo com parte. Gaitan ajudou imenso Emerson e Maxi, tendo inclusive sacada uma bola que ia para a baliza, que me lembre. Bruno Cesar efectivamente apoiou pouco.

Abraço

LR

Diogo disse...

por onde comecar?

em primeiro lugar, enorme artur! estou rendido e quero que lhe oferecam um contrato vitalicio. ja'!

depois, aimar. que jogao de aimar. que enorme jogao de aimar. contrato vitalicio vezes dois para pablito. ja'!

witsel esteve enorme, javi foi imperial e os centrais (sendo eu da mesma opiniao que tu de que miguel vitor merecia este jogo) estiveram impecaveis.

menos bem, os do costume. discordo do luis quando diz que gaitan ajudou imenso. gaitan teve momentos, como tem em todos os jogos. o mesmo se passa com bruno cesar.

depois temos cardozo. tendo a concorrencia feroz de um miudo que tem as ganas de rodrigo, nao percebo como e' que cardozo nao sacode o bicho que o morde e mostra o porque de ser o melhor marcador da equipa dos ultimos 4 anos. gostava de ter visto mais. a perdida em frente ao guarda redes especial (precedida de um promenor interessante ao tirar os defesas da frente, 2 vezes) devia ter sido ocncluida 'a matador. esta' dificil a vida de cardozo...

os tres pontos ficaram muito bem entregues. venha o maritimo!

BENFICA SEMPRE!!!

Diogo disse...

ja' agora, uma nota aos especiais:

a "jaula" parece ser mesmo o termo apropriado para a rede de seguranca que foi posta na bancada. porque so' selvagens e' que sao capazes de incendiar cadeiras de um estadio apos um jogo que perderam.

agora a liga que multe o benfica. porque a rede era incomoda e segregacionista...

Unknown disse...

foda-se o que tens contra o tacuara ? Não basta o capela ? 1 minuto antes de ser expulso o oniéu pregou-lhe uma cotovelada. Depois sofreu mais uma das n faltas feitas pelo preto americano e levou com um amrelo quando o carriço ceifou o tacuara pelas costas na primeira parte depois de já ter um amarelo e o árbitro fez que não viu ? Não fez nada ? Quantas bolas ganhou de cabeça ? Quase sempre decidiu bem com a bola nos pés e se não esteve mais em jogo foi porque a equipa chegou pouco à frente. O Gaitán acertou duas vezes nos ferros e não fez nada ?

João disse...

B
Eu gosto mto do Cardozo e tenho-o aqui defendido vezes sem conta.
Se é verdade q Capela abusou, mais verdade é que Cardozo se pôs (estupidamente) a jeito.
Eu nao vi o jogo na tv e nao posso comentar os lances que falas. O Cardozo que eu vi no Estadio nao ganhou uma única bola e passou o tempo todo a pedir faltas até ser expulso.