origem
Eusébio +10: Mantorras

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mantorras

Corre por ai' que o Mantorra (assim, sem "s") amuou porque nao foi convocado no ultimo jogo para poder ser campeonico. Nao sei se e' verdade ou nao, mas nao me espantaria que fosse.

O Benfica deve ao Mantorra o bem mais precioso: saude, a carreira dele. Depois da lesao assassina que teve (e um tal central do Varzim mais o arbitro corrupto desse encontro ainda se devem estar a rir alarvemente!), a carreira dele ficou obviamente nas lonas. Dava para jogar cinco ou dez minutos aqui e ali, deu para marcar uns golitos que valeram o titulo de 2005, deu para ocasionalmente mostrar aquele sentido quase sobrenatural de saber onde a bola ia cair 'a espera de levar a estocada final la' para dentro do banastro. Acredito, sinceramente, que sem a lesao e com um bom treinador, ele teria de facto valido os 18 milhoes de contos que LFV preconizou.
Mas isso nao invalida que Mantorra seja burro e grotescamente indisciplinado. No campo, caia invariavelmente em foras-de-jogo atras de foras-de-jogo. No auge da sua lesao, quando Rodolfo Moura estava no Benfica e o tentava recuperar, era comum chegar atrasado 'as sessoes de fisioterapia, ou baldar-se 'as mesmas. Como naquele ano em que, depois de progressos minimos arrancados a ferros, foi de ferias para Angola no verao levando com ele um plano detalhadissimo de trabalho, e se baldou 'aquilo porque tinha muitas solicitacoes do povo e nao queria dizer que nao. Compreensivel, mas inaceitavel num profissional. No fundo, esse sempre foi o grande problema de Mantorra: defice de profissionalismo. Ele sabe que o Benfica nao esta' completamente inocente no que se passou, como tambem nao esta' ele. Mas o facto e' que o Benfica honrou o contrato com ele, e ele sempre teve um tratamento muito acima do comum jogador. Tanto por parte dos adeptos como por parte da direccao. E' ver o que acontece de cada vez que Mantorra vai aquecer, o estadio fica electrico. Mas ele nao parece ter a capacidade de, como profissional, perceber que nao e' a vedeta dos bairros pobres de Luanda onde nasceu. Vai ser sempre um heroi na Luz, mas isso nao invalida que tenha que respeitar quem manda. Seria simpatico que ele tivesse jogado uns minutinhos no jogo contra o Rio Ave, escrevemos aqui isso uns dias antes do dito. Mas nao jogou. E sejamos racionais: jogo decisivo, contra um arbitro douradinho, o treinador quer ter os que lhe dao absolutamente as melhores garantias. Mas claro que a racionalidade nunca se aplicou a Mantorra, nao marcasse ele golos sem que ninguem conseguisse perceber como.
Quando Angola foi despachada da CAN este ano, ele disse que ia fazer declaracoes bombasticas. Burro. O LFV deve ter-lhe dito para estar caladinho, e ele la' se calou. Agora resolveu pirar-se das comemoracoes do titulo porque estava de beicinho.
Eu quero dizer o seguinte ao Mantorra: seras sempre um dos nossos, rapaz. Mas nao es maior que o Benfica. Isso, so' o Eusebio. O verdadeiro. Desapareceres sem mais nem menos no jogo do titulo, com o estadio a rebentar de gente de entusiasmo de vibracao de fe', nao foi apenas um amuo. Foi uma falta de respeito a todos aqueles que sempre te trataram bem, que sempre te trataram acima dos comuns mortais.
Por isso, meu carro Mantorra, se nao estas contente, sabes onde fica a porta da saida. Se estas contente onde estas, nos tambem estamos. Por mim, serias nomeado embaixador do Benfica para Angola, ou qualquer coisa assim, que permitisse manter-te ligado ao Benfica, sem te dar a ilusao de que ainda podes jogar 'a bola. Agora, se estas lixado da vida porque nao podes jogar 'a bola, eu entendo-te: tambem nunca perdoarei o facto de ter dois tijolos nos pes, ser bruto que nem uma porta, e so' conseguir acertar na bola duas vezes seguidas por acaso. Mas isso nao me da' o direito de faltar ao respeito a toda a gente.

Boa sorte, carro Mantorra, onde quer que estejas e para onde quer que vas. E deixa de ser burro, que ja' nao tens idade para andar por ai' a emendar passaportes 'a mao ou a conduzir sem carta.

2 comentários:

Diogo disse...

pois e'. o nosso amigo pedro. eu sei que nos, benfiquistas, temos coisas que nao conseguimos perceber. que gostamos de ter "dos nossos" entre nos. eu pessoalmente fico muito contente quando vejo o simoes, o eusebio, o mario wilson, o humberto, o rui costa, o pietra, o rui aguas, o alvaro, o toni, e por ai fora, ligados ao clube ou a proclamar eterno amor 'a instituicao que lhes deu tudo o que eles, enquanto miudos, sonharam ter.

e assim fez o benfica o mesmo ao mantorras. veio do alverca ainda catraio, jogou 'a bola no maior clube portugues e nos, que gostamos de historias de tipos que nasceram transviados mas se fizeram astros da bola, acolhemos o mantorras de bracos aberto. perdoamos todos os fora de jogo em que ele, invariavelmente, em 10 anos a jogar no clube, sempre caiu e nunca aprendeu a regra. perdoamos porque sempre marcou golos. perdoamos porque, a bem ou a mal, marcou golos decisivos na caminhada para o titulo de 2004/05.

mas eu nunca me deixei ir em grandes veleidades com este gajo. e' melhor que o luis filipe, mas todas as silly season sempre pensei que era desta que ele ia.

eu sei, e' contra tudo o que e' benfiquista. mas o pedro mostrou que ele tambem nao e' assim tao benfiquista. fazer birra porque nao tocou na chicha e' de puto, pedro. o benfica sempre te pagou o ordenado. e, sejamos realistas: a quem ias tirar o lugar? ao cardozo? ao saviola? mesmo ao kardec?

como benfiquista agradeco o que deste ao meu clube. mas como benfiquista peco-te respeito. e esse nao me deste quando decidiste "dar 'a sola". por isso, se feliz. onde estejas e para onde possas ir. por esta atitude ja' estavas em angola, entre o povo, como tu gostas...

Da Velha Guarda disse...

Também notei a falta do Mantorras,durante as comemorações.
Penso que perdeu uma oportunidade única, numa altura que o Povo Benfiquista estava presente em massa. Teria a sua noite memoravel. Ele sabe que o Povo gosta dele, faz parte da galeria dos grandes .
Acaba com a birra e aparece, serás bem recebido e não te esqueças que para além do futebol há outras coisas para fazer.
Saudações Benfiquistas