origem
Eusébio +10: Emprestimos, contratos e 'etica

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Emprestimos, contratos e 'etica

Esta' tudo preocupadissimo com o Fabio Faria. Nunca ninguem se preocupou, contudo, que metade das equipas da Liga tenha jogadores emprestados pelo Porto, que costumam por acaso ter lesoes lombalgia-like tres dias antes do jogo contra os donos dos seus passes.
Esquecendo as clubites, isto e' um assunto importante. Se houvesse 'etica, estava resolvido. Mas nao tenhamos ilusoes: nao ha'. Se o Fabio Faria joga, e' porque se esta' a preparar para fazer o jeitinho. Se nao joga, e' porque esta' a fazer o jeitinho.
Lembro-me de quando o ValeTudodemamemoria era o presidente, e ele decidiu que os jogadores que estavam emprestados pelo Benfica podiam jogar contra o Benfica. Dias mais tarde, o Benfica empatou em Alverca, e um dos golos do Alverca foi marcado por um tal de Nuno Ribeiro que era conhecido por Maniche, emprestado pelo Benfica.
E se um jogador ja' tiver contrato com um clube para a epoca seguinte? Como acontece agora com o Fabio Faria, e aconteceu com o Beto o ano passado (Beto que, curiosamente, teve uma exibicao desastrada contra a sua futura equipa...). O que fazer? E se for um treinador?
Imagine-se a seguinte hipotese: campeonato chega 'a ultima jornada com o clube X a precisar de ganhar o ultimo jogo para ser campeao. O jogo e' contra o clube Y. O clube X tem quatro jogadores emprestados ao clube Y, e o treinador do clube Y ja' tem contrato assinado com o clube X para a proxima epoca. Eu sei que e' uma situacao extrema, mas pode acontecer. Como e' que se resolve isto?

1 comentário:

Diogo disse...

nuno,
a solucao, parecendo complexa, nao o e'. se o clube X ou Y e' o benfica, enato nao se pode. o que quer que seja, nao se pode. se e' um outro clube qualquer, esta' tudo bem.

porque o minuto 58 do setubal andrades da epoca passada, ou o baixo rendimento do ukra e do castro nos jogos do dono contra o olhanense nao sao casos especiais. o fabio faria jogar ou nao e' que beneficia o benfica. seja la' como for. porque se o fabio faria joga, e se o ukra marca um golo, e o djuricic e' expulso, e o braga marca um golo de um cruzamento do meio campo, entao e' porque o benfica e' beneficiado. se o fabio faria nao joga, o benfica e' beneficiado.

e' o tal caso de "preso por ter cao, preso por nao ter". ainda vem os andrades clamar por justica desportiva... enfim...