origem
Eusébio +10: Procurem as diferenças...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Procurem as diferenças...

Reconheço o simbolismo e enalteço a ideia. Mas enquanto o manto sagrado estiver conspurcado com o logotipo da adidas, caixas azuis da TMN, barras pretas da MEO, nomes de cerveja e todo o tipo de listas, estrelas e risquinhas, considero que estamos a atentar contra a nossa gloriosa história em vez de a honrar.

Eu tenho todo o tipo de merchandising oficial do Benfica, menos o manto sagrado, que nunca comprei nem tenciono comprar. O manto sagrado é encarnado, tem o logotipo do glorioso e as quinas no ombro... e deve ser usado apenas e só pelos maiores de entre os grandes.

5 comentários:

Nuno disse...

Tem piada pores a coisa nesses termos, Joao. Ando ha' anos a pensar se compro ou nao a camisola. Decidi comprar a camisola de treino porque por um lado nao tinha publicidade e, sobretudo, eu nao considero merecer vestir a camisola sagrada. Continuo a pensar se abro uma excepcao para a vestir quando vou ver um jogo. Ainda nao decidi.

E de facto, nao se arranja publicidade a vermelho e branco, tipo Manchester e Arsenal? Aquele azul da' dores...

Joao disse...

Pois... eu encontrei ha muitos anos uma tshirt encarnada com o simbolo do glorioso bordado, e desde então é o que visto nos dias de jogo.

Acho que era original o Benfica tratar a sua camisola oficial como se de um bem religioso se tratasse (ou trata). Cada jogador tinha direito a duas que eram lavadas e usadas as vezes que fossem precisas.

Reconheço que os tempos são outros e que vender camisolas é uma fonte de receitas. Bem bonito seria todos os adeptos usarem a camisola oficial do clube nos dias de jogo.

O que eu acho absolutamente intolerável é o bilboard em que se transformou o manto sagrado. Se os tempos da FNAC escrito em letras brancas já me chocava, o que dizer dos Sapos verdes, rectângulos azuis, e todo o tipo de merdas que inventam para florear algo que para ser bonito só tem de ser encarnado.

Mais, a publicidade que conspurca o nosso equipamento viola claramente os estatutos do clube.

Jorge disse...

boas. como comentei em outros posts tirava a linha branca na horizontal patrocinador so em letras brancas e o embelema chegava mais a cima de forma a ocupar um pouco mais o escudo branco e a estrela por fora do escudo

Jorge disse...

mas nao somos nos que aprovamos ou desenhamos a camisola por isso temos que nos contentar com isto

Diogo disse...

carissimos,

desde que me lembro que tenho camisolas do benfica. das dos jogos. vermelha. com o simbolo do glorioso. in felizmente, nos ultimos anos, a camisola tem mesmo passado a billboard e isso nao me agrada. nao me detem de vestir, com muito orgulho, o manto sagrado, mesmo quando dou uns chutos na bola com espanhois ou argentinos, cada um orgulhoso da camisola que tras vestida.

mas nao deixa de ser triste. para que aquela caixa azul? para que o nome da sagres por todas as costuras, porque o nome do espirito santo em cada dobra de tecido?

eu tenho a linda camisola de 2004 com os cordelinhos (a branca, com a gola vermelha), tenho a de 2006, simples. ambas tem publicidade (vodafone, pt, espirito santo, adidas...) mas o que conta mesmo e' aquele bordado lindissimo.

sim, eu tambem queria uma camisola tao limpinha de publicidade como a do barcelona. mas nos nao temos (por agora), a capacidade financeira para o fazer. o que choca e' o benfica, como detentor da marca e com todo o interesse em satisfazer os sues direitos, nao ter "guidelines" minimas que tem de ser obedecidas pelos patrocinadores.

vejam la' se a camisola dos juniores nao e' tao mais simples...