origem
Eusébio +10: um post diferente

quinta-feira, 13 de maio de 2010

um post diferente

nao sabia que titulo dar a este post. mas vem no seguimento de um post da tertulia com o qual concordo em absoluto e que diz respeito ao acordo ortografico.

eu gosto de evolucao. o darwin la' explicou porque e' que a evolucao acontece como acontece no reino animal, em que o mais bem adaptado geneticamente (vir-se-ia mais tarde a revelar) e' o que tem mais condicoes para sobreviver. no entanto, este conceito de evolucao nao pode passar para uma imposicao naquilo que nos define enquanto povo: a nossa cultura e a nossa lingua.

por imposicoes da minha vida, vejo-me privado de teclados sem cedilhas ou qualquer tipo de acentos, e abreviar esquerdo ou direito quando se quer mandar uma lembranca a familia ou amigos resume-se a um E ou um D. mas prezo-me em escrever bom portugues e, embora distante e as influencias anglo-saxonicas ja' se sintam bem, esforco-me por falar correctamente a lingua de camoes. por isso, com ou sem acordo ortografico institucionalizado, para mim um fato sera' sempre algo que se veste, enquanto um facto e' algo que e' irrefutavel. e por ai fora.

os meus colegas bloguistas (ou blogueiros, ou como se querera' adoPtar) podem nao concordar comigo e, numa accao bem democratica, podem retirar o laco que agora esta' no canto superior direito deste blog. mas a distancia do meu "outro" pais ao meu pais de origem (e os anos que ja' passaram) faz com que eu ardemente me oponha a accoes que eu julgue estarem a tirar-me um bocadinho daquilo que sempre foi meu: a minha lingua e a minha cultura.

1 comentário:

Nuno disse...

Retirar o laco? Nem por sombras! O laco fica ali e e' um facto. Eu exerco a minha liberdade civil de nao dar cabo da lingua mais bonita do mundo.
Mesmo que soe melhor falada com acucar do Brasil, nada se compara 'a pureza escrita do portugues de Portugal.
Sera', possivelmente, o que resta de Portugal.