origem
Eusébio +10: Premonicoes

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Premonicoes



Eu vou fazer como o Joao e postar algo que nao tem muito a ver com o Benfica a nao ser o facto deste jogador ter, em tempos, representado o Glorioso. Eu nao sou adepto do Braga. Nunca fui, nunca serei. Apenas gostava da atitude da turma bracarense quando esse outro ex-funcionario do Benfica, agora treinador principal da equipa de bairro da cidade do Porto, a pos a jogar um futebol interessante. Tao interessante que durante algumas jornadas na epoca passada andavam la' em cima, a aspirar qualificacoes directas para a Champions (o que nao seria descabido, dado a regularidade ate' entao demonstrada). Pois bem, o senhor presidente do Braga achou por bem despedir o treinador que consecutivamente os tinha levado 'as competicoes europeias para apostar no treinador que mandou o Belenenses para a segunda liga (independentemente do facto do caso Mateus ter dado razao aos de Belem). A qualidade deste novo treinador e' tao avassaladora que a mais recente ideia luminosa foi a de transferir o Joao Tomas, o melhor marcador da equipa nas ultimas 3 temporadas.

Eu concordo que um jogador, se for relativamente bom, deve ser transferido se o clube estiver aflito de dinheiro e sentir que o jogador sera' um fardo para as contas do clube ou se o jogador for jovem e a margem de progressao e projeccao do jogador nao for compativel com as ambicoes do clube. Por exemplo, o Maradona, por muito bom que fosse, nunca poderia ter tido a carreira que teve se tivesse ficado ao servico do Boca Juniors eternamente. Foi a transferencia para Napoles que o fez mostrar o seu futebol e que levou a torna-lo um dos melhores do mundo (logo atras do Eusebio, Coluna, Simoes, Torres, Nene, Rui Aguas, Manik, Schwarz e Mozer, entre outros). Por isso, a transferencia do Joao Tomas, ja' que o Braga vai jogar na UEFA, deveria ser, para bem dele, para um Betis, um PSG, uma Roma, Ajax, ou equipa parecida, cujas ambicoes sejam mais elevadas que as do Braga, provavelmente apostado em fazer uns trocos na fase de grupos da taca UEFA e pouco mais.

Mas nao. O Joao Tomas foi transferido para o Qatar, para o Al-Arabi. Pergunto eu: porque fazer isto ao rapaz? O Carlos Carvalhal deve ter um conhecimento futebolistico tremendo... Agora que foi repescar um extremo (Bruno Gama) ao Porto, manda o marcador dos golos que esse extremo criaria embora... Esta' certo...


2007/2008 tera' o Braga na Liga de Honra... Com pena...

2 comentários:

Nuno disse...

Os gajos venderam o João Tomás?! Mas são estúpidos?! Não sei quanto receberam, mas por muito que tenha sido, duvido que valha os 15 golos que o gajo lhes garantia. Ele tem dois tijolos nos pés, quase tão maus como os meus, mas de cabeca sempre as vai enfiando lá para dentro. E até no SLB dava jeito para os 15 minutos finais quando era preciso jogar à bruta. Enfim... administradores criativos, e treinadores brilhantes... esta gente consegue ser mais embrutecida que um trolha bêbado... ok, até mais que um trolha sóbrio...

Joao disse...

parece q emprestaram... nestas coisas e' dificil julgar. provavelmente o Joao Tomas vai ganhar 3xs mais do que ganha em Braga, onde deve ser o jogador mais caro do plantel. Deve ser muito complicado para um treinador/presidente cortar as pernas num caso destes.