origem
Eusébio +10: aleluia

domingo, 13 de agosto de 2006

aleluia

in MaisFutebol

Inglaterra: clubes exigem que os árbitros tenham acesso a repetições televisivas

Os árbitros ingleses podem vir a ter, já nas próximas épocas, acesso a repetições televisivas para os auxiliar em decisões mais duvidosas, avançou este sábado o jornal The Guardian.

De acordo com o diário britânico, os principais clubes ingleses chegaram a um consenso para ajudar os juízes a decidir de forma correcta sobre grandes penalidades, lances de golo, agressões ou entradas mais duras. O primeiro passo seria a introdução de micro-camâras nos postes das balizas para ajudar a dissipar dúvidas sobre lances em que não há certeza sobre se a bola entra ou não na baliza. Caso se confirme, este sistema poderia ser introduzido, num período de teste, na época 2007/2008.

Numa segunda fase, a Premier League pretende introduzir outros métodos que permitam ajudar nas decisões sobre grandes penalidades, agressões ou entradas mais duras. Segundo Richard Scudamore, director executivo da liga, os clubes tomaram esta posição por verem que os adeptos estão saturados de ver as suas equipas prejudicadas por algumas decisões erradas das equipas de arbitragem.

«Os clubes foram bastante claros ao dizer que querem a utilização de tecnologia», disse Scudamore, acrescentando que «se existirem dez lances polémicos numa época, a tecnologia resolve nove».

Esta seria uma decisão aplaudida por alguns dos principais treinadores da Premier League, como Sir Alex Ferguson ou Arsene Wenger, que há muito defendem o recurso à tecnologia por parte dos árbitros.

1 comentário:

Nuno disse...

Eu sou completamente a favor da utilizacão de tudo o que possa ser utilizado para ajudar a clarificar as coisas. Mas isto de se usar as repeticões tem muito que se lhe diga: é que as repeticões aparecem quando o realizador quer, quando o realizador quer, e onde o realizador quer. E os realizadores não aparentam ter qualquer dever de neutralidade relativamente ao fenómeno desportivo: ainda agora no Mundial, se viu que cada falta cometida por ingleses e italianos era repetida quatro/cinco vezes logo ali, mais duas ou três um bocadinho depois, mas não me lembro de uma falta cometida pelos alemães ter sido repetida uma vez que fosse. E parece que já estou a ver que em jogos disputados a norte do Douro só se repetem as jogadas que interessam. Mas no fundo, não se faria mais do que entregar o poder de controlar o jogo a quem, no fundo, o vem controlando por baixo da mesa - as televisões. É pena que o único gajo que teve pomodoros para ir contra isso fosse um camarada que era tão mafioso como eles e, naturalmente, mafioso que se vire contra a máfia está obviamente lixado, que os padrinhos servem para alguma coisa.
Resumindo: repeticões sim, MAS se e só se todos os jogos tiverem o mesmo tipo de cobertura, as mesmas directivas de realizacão, o mesmo número de câmaras, se os realizadores e os operadores de câmara forem de algum modo sujeitos a controlo de imparcialidade, se as empresas que transmitem os jogos forem penalizadas à séria cada vez que houver asneira. Porque, de outro modo, as repeticões não servirão para mais do que alagar o tacho e desresponsabilizar toda a gente. O que, naturalmente, é o que vai acontecer em Portugal, no submundo dos bobis, dos tarecos e dos pintos.