origem
Eusébio +10: mini-super liga

terça-feira, 15 de agosto de 2006

mini-super liga


Nem 30 minutos de jogo e ja estamos a perder outra vez. Se nao fossem os 3 pontapes de bicicleta do Kikin q estao para vir na segunda parte e ate ficava preocupado.

Escrevo entao a proposito de estarem menos de mil adeptos a assistir ao jogo entre o Estrela e o Glorioso. Bem sei q isto e' a feijoes e q os internacionais parece q ainda estao a banhos... mas menos de mil adeptos? Confesso q o Estrela ate e' uma equipa pela qual tenho alguma simpatia... tenho tendencia a gostar de todas as equipas a sul do Mondego com a devida excepcao daquelas q se transformam em filiais do FCMaia (leia-se Leiria, Belenenses, etc). Infelizmente nao sao assim muitas as equipas pelas quais eu tenho grande simpatia...

Bom, escrevo estas linhas para indagar junto dos restantes editores, cronistas e visitantes em geral, a vossa opiniao em relacao 'a realizacao de uma SuperLiga Portuguesa formada por 10 equipas, jogada em quatro maos, ou duas maos mais um playoff. Confesso q apesar de nao ter grande opiniao, considero q equipas como o Nacional, Estrela, Moreirense nao tem qualquer razao de existir. Ou melhor, podem existir 'a vontade, mas e' para jogar nos distritais. Pelo contrario, enchem-se de dinheiro do estado para contratar uma camioneta de brasileiros especialistas no 'passa a bola nao passa o homem' e promovem espectaculos de baixissimo nivel incapazes de atrair qualquer adepto.

Creio q uma mini-Super Liga seria muito benefica para o futebol portugues e para o desporto em geral. Iria aumentar a competitividade e as receitas, promovendo o futebol de boa qualidade. Evidentemente q dos 40 clubes q constituem a Liga, 30 ficaria a arder... pois... creio q e' mesmo ai q este assunto vai morrer.

Ja agora, um topico q ficou por comentar: as recentes eleicoes para a Liga de Clubes... cheira-me q o Benfica foi comido pela frente e por tras e q e' o Sportem q se saiu a rir. Penso eu de que.

2 comentários:

Diogo disse...

Joao, dois bons topicos. Tenho algum gosto em discuti-los por gostar de futebol mas sei que nunca muito sera' mudado...

Primeiro, a reducao (a real reducao) do numero de clubes da Liga. Muito se discute se a Liga portuguesa deve ter 10, 12, 18 ou 20 clubes na superliga, fazem-se comparacoes com Italia e com a Escocia e morre ai o assunto. Do meu ponto de vista deveriam ser 10 ou 12 as equipas na 1a liga. Porque clubes como o Nacional, Beira-Mar, Sanjoanense, Farense, e por ai fora nao tem condicoes (nao pondo em causa os profissionais que la' trabalham) para andar na primeira liga. De que nos vale ter o Quaresma, o Simao ou o Moutinho a levarem trancada de meia noite, de partir a canela? Onde e' que o futebol beneficia? Depois, o jogo do empata a que as equipas se resumem durante 28 jornadas (salvam-se as 6 em que jogam com os 3 grandes) e' chato e nao leva a lado nenhum. Mas o ponto mais importante prende-se com aquilo que ja' mencionei num post antigo: guito. Se ha' 18 equipas na 1a liga, o dinheiro de toto-bolas, tv, etc, e' repartido por todos. Os grandes pouco fazem com tostoes (dai que nos vejamos rendidos a ter que vender as chamadas joias da coroa para podermos contratar um ponta de lanca mais ou menos eficaz), e os pequenos tentam com esse dinheiro pagar os ordenados em atraso que tem desde o homem que limpa a sanita ate' 'a estrela do plantel.

Uma reducao a 12 equipas, sabendo 'a partida 5 delas (Benfica, Sporting, Boavista, Braga, Porto), faria com que o numero de jogos a valer fosse maximizado (nao aturariamos um Belenenses - Estrela de meio de temporada...). O espectaculo melhora, o povo adere. Em principio.

Tambem acho que e' preciso acabar com o estatuto de igualdade para brasileiros. Ter equipas como o Nacional com 11 brasileiros no 11 titular, mais um treinador, um massagista ou o camionista nao ajuda a desenvolver e a potenciar o nosso futebol. Logo, os grandes compram fora ou criam os seus (tem de ser dado credito ao bombar de potenciais estrelas que a academia lagartica manda ca' para fora todos os anos)

Por fim, a equipa em 20 lugar do Calcio deve ter um orcamento muitas vezes superior ao orcamento do Benfica. Isso obtem-se com contratos bons pelas televisoes. Controlo exclusivo da liga a canal faz com que o dinheiro da transmissao dos jogos va' para todos os intervenientes, incluindo o canal. Ou seja, os clubes sao roubados 'a grande para favorecimento de alguns. Ao menos que deem mais dinheiro ao clube da casa...

14 equipas (ou 10), jogando a 2 voltas e com um sistema semelhante 'a NBA no fim das 2 voltas melhoraria consideravelmente o futebol portugues. Um sistema de melhor de 3 jogos ate' 'a final (jogos tambem 'a 4a feira, porque nao?) seria um bom incentivo para as pequenas jogarem mais ofensivamente (ou seja, jogarem 'a bola). A final poderia ser jogada a 5 jogos, por exemplo. Se pensarmos bem nao sao assim tantos jogos: 12 pelas duas voltas (3 meses - outubro estava feito) + 3 por cada round of elmination (max 9) + 5 = 26 jogos. Bem bom. Com potenciais derbys a acontecer frequentemente! E' um caso a pensar. Seria bom...


As eleicoes: fomos comidos 'a forca. Para a frente e' que e' o caminho e quem vier leva. Mesmo que seja um ex-Secretario de Estado que parece que gosta de mandar pontapes na bola para as camaras. Porque nao apostar em gente sem ligacao ao futebol ou ao governo (ou ex-governos) para a Liga? se bem me lembro, os cursos com mais alunos em Portugal sao Direito, Gestao e Economia... Sera que nao se arranja ninguem de jeito, de preferencia sem ligacoes a clubes ou agremiacoes???

Vail disse...

Agora vamos ver quem é que é levado ao colo ;)

SLB4EVER