origem
Eusébio +10: Parte III - Médios

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Parte III - Médios

Continuando a saga, vamos então analisar a intermediária.

O pressuposto inicial mantém-se, 3 jogadores por posição, e como é evidente assumo que a equipa alinhará no dito losango, sabendo-se à partida que o papel dos médios esquerdo e direito transcende o de meros interiores.

Jogadores sob contrato:

Médio defensivo: Javi Garcia, Yebda, Binya, Felipe Bastos, Rúben Ribeiro.
Médio direito: Ramires, Rúben Amorim, Urreta, Balboa, Andrez Diaz, André Soares.
Médio esquerdo: Di Maria, Coentrão, Ivan Santos, André Carvalhas, Yartey.
Médio ofensivo: Aimar, C. Martins, Elkeson, Leandro Pimenta, Miguel Rosa, David Simão.

Nada mais nada menos que 22 jogadores, sendo que alguns são juniores com contratos profissionais.


Médio defensivo

Por muito que eu goste (ou queira gostar) de Yebda, Garcia é inequivocamente o titular para a posição 6. Excelente presença física, rigor táctico, capacidade de colocar bem a bola sempre ao primeiro toque. Se calhar, e contra mim falo, este investimento de 7 milhões num miúdo de 22 anos é capaz de ter sido um excelente negócio. Espero que o Garcia possa ser tão bom como o Yebda nas bolas paradas e que não se limite a ficar encostado aos centrais quando jogarmos contra autocarros. Acho que Garcia vai ter muitas dificuldades a impor o seu poderio físico sem ser massacrado por arbitragens idiotas... este fim de semana apanha já com aquela amostra de gente que é o Bruno e ou muito me engano ou vai expulso sem sequer fazer uma falta. Temo que Garcia possa cair facilmente no goto dos árbitros e se transforme num Bynia...

Em relação ao Bynia, acho muito bem que seja emprestado. Não é nada mau jogador e creio que pode fazer um vistão noutro campeonato e ainda vir a render algum dinheiro. Espero que Filipe Bastos (Belenenses) e Rúben Ribeiro possam jogar muitos minutos esta época e que se venham a constituir como alternativas válidas no futuro.


Médio direito

Ramirez é aparentemente o grande reforço para esta posição. No entanto, o brasileiro esteve algo apagado durante a pré-época e fez até agora pouquíssimos treinos com o grupo. Trata-se claramente de um bom reforço mas parece ainda muito pouco enquadrado com os colegas. Quando ganhar confiança e começar a galgar kms com aquelas pernas fininhas creio que será uma máquina. Até ver, creio que a camisola é do Rúben Amorim, um jogador certinho, trabalhador e que servirá sobretudo para equilibrar a equipa em termos defensivos.

Acontece que o Rúben vai aparentemente andar a tapar buracos na defesa, o que deixa o lugar em aberto neste inicio de campeonato. Quem são então os candidatos? O mais provável será Carlos Martins surgir como opção se Ramirez e Rúben estiverem impossibilitados. Creio que o Carlos dificilmente será titular mas espero que seja um jogador útil e que aquele nervosismo todo que exterioriza sirva para empolgar os colegas em alturas difíceis. A outra alternativa é Urreta, um magnifico jogador que parece não ter o perfil que Jesus gostaria. É um jogador à imagem de Coentrão e DiMaria, rápido, bom tecnicamente, mas frágil fisicamente e pouco vocacionado para defender e para jogar como interior. Talvez sirva como trunfo quando a equipa tiver que arriscar mais, mas sinceramente duvido... não me espantaria que acabasse por ser emprestado até ao final do mês. Seria certamente uma pena ter um jogador com a idade/qualidade do Urreta na bancada um ano. E ainda há Luís Filipe....

Sobre Balboa e Andrez Diaz pouco há a dizer. Em relação ao Argentino é mais uma daquelas compras incompreensíveis de LFV... E quanto ao Balboa, é empresta-lo a qualquer equipa Espanhola e rezar a todos os santinhos que ele engate meia dúzia de jogos decentes para tentarmos recuperar mais um investimento absurdo. O puto André Soares (emprestado ao Carregado) tem fama de ser craque, esquerdino, super veloz e com muita técnica, fez furor nos juvenis tanto a extremo esquerdo como na direita.


Médio Esquerdo

O famoso losango de Jesus é inquinado, porque opta claramente por jogadores com características diferentes para cada lado do losango. Foi assim com o Braga (Alan jogava colada à linha) e parece ser assim com o Benfica. DiMaria surge como titularíssimo para esta posição. O argentino parece ter a confiança renovada e, para minha surpresa, tem mostrado alguma disponibilidade para fazer todo o corredor, surgindo muitas vezes em tarefas defensivas. Espero estar enganado quando disse dezenas de vezes que o DiMaria nunca poderia jogar no meio campo e teria sempre de ser uma opção para um tridente ofensivo. Ora, acontece que o Benfica em termos ofensivos não se posiciona com dois interiores e DiMaria surge muito subido formando o tal tridente ofensivo. A surpresa tem sido a sua capacidade de pressionar e de recuperar bolas em vez de se limitar a esperar que alguém o sirva. Mais uma vez, fazer figas para que este seja o ano de DiMaria: que revolucione o futebol do Benfica com a sua velocidade, que se imponha na selecção, que seja a revelação do Mundial e que bata o recorde de transferências do próximo defesa.

Quando vendermos o DiMaria, não será grande problema, pois terá um digno sucessor em Fábio Coentrão. Mais uma vez espero estar enganado em relação à opinião que tenho sobre o rapaz e que ele seja capaz de se afirmar não só como um grande talento mas como sobretudo como um grande competidor e profissional.

Em relação a esta posição de médio esquerdo, não creio que a disputa pelo lugar se limite ao DiMaria e Coentrão. Os dois têm características semelhantes e alternarão o lugar em função da sua necessidade de repousar. Aposto que Jesus tem em César Peixoto um trunfo escondido. Sinceramente não acredito que o Peixoto venha para a Luz para disputar o lugar de lateral esquerdo. Esse está entregue (e bem) a Shaffer. Poderá pontualmente ocupar a lateral, mas eu aposto que o Peixoto será utilizado em situações em que seja preciso abdicar de alguma irreverência e apostar na segurança no miolo. Será esse o seu lugar neste plantel (quem sabe também o de Ramires)... uma espécie de Amorim para o lado esquerdo.

Em relação aos miúdos que estão a rodar, nunca vi o Ivan Santos (acho que nunca vestiu de encarnado) mas o André Carvalhas e sobretudo o Yartei serão alternativas muitíssimo sérias a médio prazo.


Médio avançado

Esta está entregue, pertence à revelação da pré-época, Pablito Aimar. Simplesmente inqualificável o que Quique Flores fez a Aimar o ano passado. Um talento relegado a disputar bolas de cabeça com adversários com mais dois palmos que ele. Seguramente, Aimar já tocou mais na bola este mês que na época passada inteira. Tem corrido kms, recupera bolas e pinta de magia o relvado. Espero que o espectro das lesões não regresse pois seria uma enorme perda para o plantel. Cardozo e Saviola dependem do seu génio para facturar.

O seu substituto natural será Carlos Martins, que tem tanto de mágico como uma pedra da calçada. Confesso que o Carlos Martins tem algum encanto... aquela irreverência e vontade de vencer é contagiante. Pena é que perca a bola metade das vezes que toca nela... Repito, que os deuses da bola (e sobretudo Jesus) saibam poupar Aimar, porque mais alternativas parece não haver... Nuno Gomes não creio. DiMaria é demasiado burro... talvez Ramirez possa ser opção. Em relação aos putos, atenção ao David Simão que esta época está emprestado ao Fátima.

15 comentários:

Tiago disse...

João, estou a gostar muito desta análise detalhada do plantel do Benfica. Achei no entanto que dedicaste poucas palavras ao Yebda. Estará ele resignado a passar a época no banco? Foi um dos jogadores que mais me impressionou no ano passado apesar de talvez ter alguma falta de rigor táctico. Continuo a considerá-lo um jogador de enorme potencial.

Diogo disse...

joao,

mais uma vez, concordo com 99% da analise. acho no entanto engracada a diferenca que temos na analise do medio defensivo.

para mim, um medio defensivo sera' sempre um javi garcia ou um katso ou um petit, nunca um yebda ou um bynia. nao que nao sejam bons jogadores, mas a sua agressividade e falta de leitura de jogo com e sem bola e' um facto que me leva a nao apostar neles como alternativas crediveis para a zona mais nevralgica (a par da posicao 10) do terreno. no fim de contas, se esta zona falha, o meio campo ve-se aos papeis e o caldo fica entornado.

mas qual e' o problema do javi ou do katso (mais do que o petit, por enormes diferencas fisicas)? o grande problema deles e' a qualidade inegavel dos arbitros que temos. sao ambos jogadores fortes, altos e que tem uma leitura de jogo impressionante. comparando com um rapaz que passou pelo relvado da luz ainda na semana passada com o numero 21 do milan, o tal medio defensivo com mais magia naqueles pes que todo o beto no corpo todo e que se da' pelo nome de pirlo, um medio defensivo tem de ser um jogador muito inteligente e capaz de fazer jogar a equipa desde tras. ora, sem descurar a raca e a imponencia fisica do bynia e do yebda, falta-lhes esse bocadinho fundamental, na minha opiniao. e isso faz com que eu os descarte.

tambem concordo contigo quando acho que o nosso losango e' mais um triangulo do que outra coisa, ja' que o ramires (ruben/carlos) sao para jogar mais pelo meio deixando o corredor ao maxi talvez. a aposta no dima para a esquerda parece-me acertada pelo simples facto de ter ganho esse lugar apos a saida do reyes. mas o coentrao esta' crescidinho e parece-me mais objectivo que o argentino, andando pelo campo com menos floreados e sempre a impor velocidade na ala, o que pode ser necessario para abanar as coisas. jogos na taca e na taca da liga a titular podem dar-lhe o estrelato que ele procura para ser, na epoca seguinte, o extremo esquerdo do benfica de vez.

a aposta no peixoto continua a deixar-me intrigado. e' interessante a tua analise e quero ver como o jesus vai interpretar a utilizacao dele, mas nao descardo a utilizacao principalmente para a lateral esquerda (dizem as mas linguas que o jj nao esta' contente com o que viu na pre epoca -- inconsistencias do patric e do shaffer).

ja' o carlos martins, tem aquele condao de me irritar. e quando um jogador me irrita pode ser por duas coisas: ou e' irremediavelmente estupido (beto, pringle, thomas, balboa para enunciar dos mais recentes) ou porque se ve que ha' potencial mas que o jogador se desliga do jogo. o carlos e' um jogador da categoria 2. tem um talento enorme, e isso ve-se em pequenas coisas, tem raca, tem vontade de vencer, mas perde-se no jogo em quezilias e guerrinhas com os arbitros desnecessarias. as perdas de bola constantes sao enervantes mas acho que aparecem para mostrar ao arbitro que ele e' que tem razao e que sofreu falta aqui e ali. corrija-se isto e temos um suplente de luxo para o aimar.

aimar: e' inqualificavel mesmo o que o quique andou a fazer a este rapaz. que jogador diferente que ele anda. tem de controlar o temperamento, mas e' claramente acima da media.


os jovens nao conheco bem. o romeu ribeiro ainda jogou um ou outro jogo com o camacho e sei que o ivan santos veio do boavista em termos pouco claros mas todos lhe antevem um futuro promissor e o andre carvalhas parece que e' um daqueles que escavaca defesas com uma facilidade impressionante.

Diogo disse...

voltando ao javi: vai ver 5 cartoes amarelos nos primeiros 5 jogos da liga. vai uma aposta?

Joao disse...

Pois, bem visto Tiago... e a razão pela qual eu lhe dediquei poucas palavras é mesmo essa. Eu gostei muito do Yebda o ano passado. Não sei o que teria sido do Benfica sem a sua presença omnipresente no meio campo. Um facto é que o Benfica o ano passado não jogava no meio campo... a transposição defesa-ataque consistiu sempre num pontapé do Luisão para o Reyes, Aimar ou DiMaria. Num futebol tão pouco trabalhado ao meio campo, Yebda destacou-se como um monstro a correr atrás da bola (e nos lances de bola parada).

Agora, espera-se um pouco mais do número 6 do que ser um Pitbull. O seu papel é fazer a bola circular bem e depressa, e estar sempre na sobra dos interiores.

Obviamente que isto não passa de um feeling mas Garcia parece-me muito mais culto tacticamente e muito mais desenvolto a circular a bola. Yebda prende muito mais bola (joga sempre a 3 toques com a bola enrolada na parte de fora do pé) e vê-se claramente que joga com a cabeça virada para baixo (bola) em vez de levantada (colegas).

Dito isto, acho de facto que Yebda não vai ser titular... mas ou muito me engano ou Garcia vai ter tendência para os amarelos e Yebda vai acabar por jogar muitas vezes. Apesar de estar a dar de barato a titularidade ao Garcia, parece-me que um colosso físico como o Yebda, para a técnica razoável que tem e a sua idade, tem tudo para aprender os pressupostos do seu novo papel e vir a afirmar-se daqui por 2 anos quando vendermos o Garcia ao Barcelona por 50 milhões (ou 60 se for para o Real).

Joao disse...

Diogo, tens toda a razão em relação à importância da posição 6 e da necessidade de ter alguém que sirva para mais do que destruir... aliás, isso foi o que eu sempre critiquei em Petit. Yebda de facto não tem essa capacidade nos pés, mas eu acredito que a possa vir a adquirir.

Outra coisa muito importante... o nosso campeonato não é o mesmo do do Milan. Nós temos que ganhar ao Paços de Ferreira com 10 gajos em frente à área. Por vezes o talento na ponta do pé não vale muito, e é mesmo preciso um touro capaz de enfiar o autocarro dentro da baliza.

O plantel do Benfica tem sido nos últimos anos muito fraco fisicamente. Nos últimos dois anos isso tem-se vindo a inverter. mas com pesos plumas como Saviola, Aimar, DiMaria e Ramirez, precisas mesmo de uns gorilas para quando a coisa ficar feia.

Por exemlo, o que mais me impressionou no jogo contra o Milan foi a sua compleição física. São praticamente todos umas torres. só assim se podem dar ao luxo de ter um meia leca como o Pirlo a fazer de trinco.

Diogo disse...

oh joao,

se vendessemos o javi por 50 milhoes, podiamos ir buscar o meia leca (ou um como ele)? ;)

Joao disse...

era bom não era...

mas olha que o pior que podia acontecer ao Benfica era vender dois jogadores por uma fortuna e ir a seguir comprar estrelas em pré-reforma.

O Benfica precisa de vender jogadores mas para isso tem que ter as soluções já dentro de casa. Repara para o ano vendemos o Xavi por 25, e no outro a seguir o Yebda por 30... e dois anos depois o Felipe Bastos por 40...

Diogo disse...

isso e' que era. mas melhor que isso, era ficar com o javi por 12 anos, ganhar 12 campeonatos, chegar pelo menos 'a final da champions 2 vezes nesses 12 anos, ganhar 1 competicao europeia nesses 12 anos...

se assim fosse, repara bem:

1) dima por 30 milhoes depois do mundial
2) coentrao por 30 depois do europeu
3) andre carvalhas por 50 depois do mundial de 2016
4) saviola acaba a carreira na luz, com a jersey retirada
5) cardozo por 60 milhoes depois da 2a final da champions


isto e' so brincadeira, mas the core e' que eu quero e' que os bons jogadores do benfica fiquem ca' por muitos anos, para que tenhamos, todos os anos, oportunidades de chegar longe em todas as competicoes. este ano tenho um feeling que nos podemos dar bem na liga europa e que temos uma grande chance de ganharmos o campeonato. e eu quero estes feelings todos os anos.

Diogo disse...

correccao: claro que o mundial e' em 2014, nao 2016...

Nuno disse...

O meia-leca no Benfica... bolas... ate' guinchava... ui...

Mas so' um ponto nesse aspecto: o Pirlo e' uma maquina bestial, e eu se tivesse dinheiro comprava-o para o por a jogar so' para mim na sala de estar.
So' que ele nao e' bem trinco-trinco, quem faz de trinco/tractor/barra e' o Gattuso ou, 'as vezes, o Ambrosini.
Por isso, se vendermos o Javi por 50 milhoes para o nao, vem o Pirlo e o Gattuso. E nao se fala mais no assunto...

(Vou fechar os olhos durante um minuto e imaginar que isto esta' a acontecer. Alguem telefone ao patrao durante este periodo para ele nao me vir ca' incomodar) :D

Diogo disse...

esqueci-me do pormenor de que o nuno e' o nosso expert em assuntos milaneses. mas o gattuso e' mais um meia leca como o pirlo, embora mais feio e com um cadito mais caparro e com a ar de quem vai cuspir nas trombas do adversario se este levantar cabelo.

o ambrosini sim, e' um armario. desata 'a chapada ao adversario se for preciso, com o gattuso a cuspir nas fucas do gajo quando este estiver a espernear no chao...

Diogo disse...

estava curioso e tive que ir confirmar:

pirlo: 1.77m
gattuso: 1.77m
ambrosini: 1.83m

media da defesa do milan: 1.80m (mais ou menos)
media do meio campo: 1.80m (mais ou menos)
media do ataque: 1.80m (mais ou menos)

bem curioso. no benfica:

javi: 1.86m
yebda: 1.87

media da defesa: 1.85m+
media do meio campo: 1.m (muito por culpa do nosso meia leca que veste o numero 10 que tem uns miseros 1.70m...)
media do linha da frente: 1.85m+

altura temos. agora um programa de musculacao bem 'a maneira (coisa que nao se incentiva em portugal va'-se la' saber porque...) e temos compleicao...

Nuno disse...

Bom, se o problema e' tamanho, eu arranjo um gajo com 1.85m de altura e aproximadamente 2.5m de largura, cerca de 250Kg de peso. Para os primeiros cinco minutos em campo, ninguem me para!!!! :D:D:D:D

dezazucr disse...

epá, finalmente gente que concorda comigo em relação ao Yebda.
O próprio Jesus já veio a terreiro defendê-lo e explicar que o que lhe pede agora é completamente diferente do que lhe era pedido o ano passado e ele ainda está a assimilar. Acaba por ter de jogar quase como um 3º central e ser o homem das compensações. Compensações dos centrais e compensações dos laterais. Para além disso tem de ser o homem das linhas de passe proporcionando sempre aos seus colegas uma linha segura e ágil.
O próprio Yebda já percebeu isso e, mesmo compreendendo que provavelmente não será titular, já disse que quer continuar no Benfica, ao contrário dos jornais que já lhe faziam a cama.

João disse...

Digo, sem querer questionar a veracidade dos teus numeros, digo apenas que o plantel do Milão fez a maior parte do aquecimento a 20 metros de mim e o que mais me impressionou foi a sua estatura e sobretudo o cabedal daqueles tipos.