origem
Eusébio +10: Parte I - Guarda-Redes

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Parte I - Guarda-Redes

Arrumada a pré-época, apetece-me discutir um conjunto de ideias sobre o plantel actual do Benfica. Este post é dedicado aos guarda-redes, mas não seria justo deixar de realçar em primeiro lugar o trabalho absolutamente notável do Jorge Jesus nas últimas semanas.

Eu considero que o grande problema do Benfica nos últimos anos não tem sido a má qualidade dos treinadores, mas acima de tudo uma péssima gestão do plantel, responsabilidade única e exclusiva do Presidente LFV. Confesso que o atribulado processo que conduziu à sua re-eleição me deixou muito desmoralizado e não consegui deixar de ver a solução Jesus como mais uma cartada populista de LFV. Disse várias vezes que Jesus era um deja-vu do Manuel José. Não há nada melhor que reconhecer estar enganado e hoje tiro o chapéu ao Jorge Jesus e reconheço a incrível transformação que a equipa sofreu em menos de dois meses. Com um plantel pior que o da época anterior (já la vamos), Jesus cumpriu a sua promessa e em menos de um mês pôs a equipa a jogar o dobro.. ou o triplo ou o que quer que seja quando se começa no zero. Mas disperso...

Guarda redes

Começámos a pré-época com 3 guarda-redes: Quim, Moreira e Moretto. Jorge Jesus foi dando o mesmo tempo de jogo aos 3 até confirmar que o Moretto é uma aberração. Aberração é uma forma de dizer "fantochada populista do LFV" que custa 15 mil contos por mês ao Benfica... A um guarda-redes exige-se segurança e não duas defesas fabulosas e um frango monumental, ou vice-versa como era o caso.

Entretanto procurava-se um guarda redes de eleição... Parece que a única (?) escolha preferiu ir para o Catania e nada feito. Felizmente Jesus terá posto água na fervura e escolheu um jogador que conhece bem e no qual tem muita confiança, com a vantagem de ser relativamente jovem mas experiente, e acima de tudo barato.

Sendo assim vamos arrancar a época com Moreira, Quim e Júlio César.

Na minha opinião, Moreira é, indiscutivelmente, o guarda redes titular. O tormento das lesões parece estar ultrapassado. No final da época passada esteve muito seguro, nota-se uma enorme alegria e paixão pelo lugar que ocupa e percebe-se que treina com orgulho e afinco. Em relação a Quim é muito superior na velocidade com que sai da baliza e na agressividade com que sai aos cruzamentos. Não é um guarda-redes espectacular nem tem a capacidade de fazer as milagrosas defesas de um Preud'Homme, mas parece-me ser de longe o guarda-redes mais preparado para assumir a responsabilidade da titularidade.

Júlio César é uma incógnita, mas vou confiar na sabedoria de Jesus para afirmar que deveria ser o segundo guarda redes. Júlio César não é propriamente um novato e creio que será uma opção segura se for chamado para substituir Moreira. Por ser ainda relativamente jovem e um futuro titular, acho que devia viajar e equipar-se com a equipa para se ir habituando à grandeza do clube. Se conseguir mostrar nos treinos a sua mais valia em relação a Moreira, creio que irá entrar progressivamente na equipa aproveitando os primeiros jogos da Taça e da Taça da Liga.

Quim, mais afirmação infeliz, menos afirmação infeliz, mais penalti, menos penalti, foi durante a época passada e a pré-época o guarda redes mais irregular. O ano passado cometeu uma série de frangos inacreditáveis e nas últimas semanas tem vindo a comprovar a sua total inépcia para sair aos cruzamentos. Como ao longo do campeonato sofremos muito mais golos em sequência de cruzamentos do que de penaltis, não me parece que Quim seja a melhor opção para titular. Pela sua idade e experiência será sempre uma opção válida, mas na minha opinião arranca em terceiro lugar. Resta ao Quim trabalhar com profissionalismo e com a boca calada, para que seja um exemplo aos mais novos e para que seja capaz de responder com segurança na eventualidade de ser chamado à equipa.

15 comentários:

Casino Numero 1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago disse...

Espero q ainda fale do "plantel pior". Do plantel da época passada apenas sinto verdadeiramente a falta do Leo, embora aquele cruzamento do Shaffer me tenha feito ver vezes sem conta a repetição do golo.

Diogo disse...

joao,

muito bom post. e ja' que falamos de gr, deixa-me que puxe dos meus galoes e diga que ha' uns tempos (principio da ultima epoca talvez? -- tenho de ir ao arquivo ver...) que digo que o quim, embora profissional e nunca tenha voltado a cara 'a luta, nunca me passou como aquele que deveria ser o detentor do numero 1 do glorioso. as suas saidas a soco a todo o cruzamento, o nervosismo evidente em situacoes simples, o "deixa ver o que vai dar antes de me fazer ao lance" nunca me inspiraram confianca. mas admito que foi um jogador importante no ano do titulo e que teve o seu papel na luz. esta epoca, moreira a titular, ate' para confirmar, de uma vez por todas, se e' uma grande aposta ou se nao passa de promessa nao concretizada.

Diogo disse...

quanto ao jesus, pouco ha' a dizer. ainda esperando pelas partes seguintes que escreveras, tambem concordo que o plantel deste ano nao e' tao cracked up como se faz crer. mas o jesus, com mais berro ou mais chapada, pos estes gajos a jogar 'a bola e conseguiu por o dima a vir atras defender. isso nao e' para qualquer um. ou melhor, ate' pode ser, mas de certeza que nao e' para um espanhol desadaptado 'a realidade em que se viu.

as reservas que ainda restam em relacao ao jj desaparecerao quando esmagarmos o maritimo. e pelo que fizemos contra o milan (e ja' nem estou a falar dos outros 9 jogos da pre epoca), podemos esperar uma demolicao do porto c (ou d ou e...)

Joao disse...

Tiago,

lá pelo facto de Katso, Reyes ou Suazo terem tido épocas infelizes (como tiveram todos os jogadores a época passada com a excepção de Maxi) não quer dizer que não sejam jogadores de eleição.

A boa forma de DiMaria não faz esquecer Reyes... E que dulpa fantástica faria Suazo com Cardozo, apoiados por Aimar. Confesso que Saviola ainda não me convenceu...

E Leo, obviamente... apesar de eu achar o Shaffer um excelente jogador.

Diogo disse...

a noticia do dia: patric emprestado a um clube no brasil. pergunto eu: nao era melhor emprestar a um clube europeu (de preferencia portugues) para que ele se adapte ao futebol no velho continente?

mexidas na equipa: titulares na defesa para maxi, luisao, dluiz e peixoto (luis filipe, mvitor, sidnei e shaffer no banco).

o saviola e' craque joao. acho que vai comecar a partir a loica cedo. e mesmo que nao marque muitos golos, se desgastar a defesa, fazendo-os correr de um lado ao outro, e depois entregar os golos de bandeja ao cardozo como tem feito, temos jogador.

Nuno disse...

Excelente post, Joao.

Concordo plenamente na questao dos guarda-redes, e acho que o Quim devia ser convidado a sair, porque obviamente ele se acha o melhor do mundo e toda a gente discorda. O ano passado sofremos golos inacreditaveis. Nao foi tanto por serem frangos (e houve-os!) mas pela quantidade de vezes em que ele fica a olhar para a bola sem sequer esbocar reaccao. E' um guarda-redes mediano, e nao chega para o Benfica. E quanto ao mito de ele defender penalties, ele e' UMA MERDA nos penalties, e teve uma cagada gritante de ter defendido agora e contra os lagartanhosos na final da taca da cerveja. Ele atira-se completamente ao acaso, e por acaso desta vez correu bem. Parece a merda do Ricardo.
Ainda por cima, esta' num estado mental miseravel, em que so' faz asneira e nao da' seguranca nenhuma 'a defesa.
Moreira titular, JC no banco, Quim na bancada ate' que os treinos ou coisa assim mude a ordem.

A saida de Katsoranis e' uma perda colossal. Nao vale a pena estar com paninhos quentes, mesmo a jogar mal o gajo era uma maquina, foi um dos grandes jogadores que foi miseravelmente subaproveitado pelos treinadores raquiticos que tivemos nos ultimos anos.

Quanto ao Reyes, acho um disparate nao se ter ficado com ele a menos que fosse com o proposito expresso de deixar o DiMa explodir. Se for assim e o pseudo-puto-maravilha argentino passar a puto-maravilha, entao esta' bem.

A saida do Leo foi uma desgraca, mas ja' la' vai. Tambem convem nao esquecermos as bastas vezes em que o Leo estava a atacar e tinha uma auto-estrada atras dele... Mas foi o melhor defesa-esquerdo desde o Schwarz, e o resto e' conversa.
E devo dizer que o Schaffer me deixa de 'agua na boca por causa daqueles cruzamentos teleguiados. Se o unico problema era o posicionamento, mais berro, menos berro, aquilo vai ao sitio. Mas obvia e infelizmente com a chegada do Peixinho o gajo vai sentar a bunda na bancada a ver...

E alguem que me explique: como e' que o "novo Maicon", titular da sub-21 do Brasil, da' esta barraca toda?! Isto e' piada, ou que raio se passa aqui?

E para terminar: que sentido e' que faz emprestar um jogador que nao se adapta ao futebol portugues... a um clube brasileiro??!?!?!?!?! Dassssssse...
Faz lembrar a macacada do Diego Souza e de muitos outros passageiros do famoso autocarro...

Joao disse...

Mas algum clube portugues quer o Patrick? Quantos jogos fez o homem como titular na 1ª divisão brasileira? Acho muito bem que seja emprestado... não percebo é porque é que durou tanto tempo na pré-época.

E quem é que disse que o Jesus não está contente com o Shaffer ou que ele é mau defesa? ANteontem ele disse claramente que o Schaffer está cheio de ritmo e que a unica razão pela qual tem jogado o David Luiz é por este precisar de ritmo e estar tapado no centro, o que aliás eu concordo em absoluto.

Diogo disse...

joao,

2 pontos.

a) acho o schaffer um bom jogador, mas eu nao sou o jesus e nao sou eu que vou escalonar o 11. com a vinda do peixoto, o shaffer vai ser encostado, joga na taca da liga e 'as vezes no campeonato, para ir fazendo as vezes. uma chapada no lombo quando deixasse a defesa 'a nora e ia ao lugar. a ver vamos como corre o resto da epoca.

b) o patric e' verdinho. nenhum clube de 1a liga lhe pegaria, sim. mas nao se pode emprestar a um da liga de honra? (era por estas merdas que sempre defendi a existencia das equipas b, mas enfim... so' existem equipas b para outros clubes, mas ninguem acha estranho...) mas mandar o gajo para o brasil para se adaptar ao futebol do benfica e' o mesmo que dizer "ganda noia... enganamo-nos 'a brava com este camone..." e eu ate' acho que o puto pode ter categoria. mas precisa de levar no toutico para crescer. e nao me parece que va' emprestado para ser titular no corinthians, mas sim para aquecer o banco do sao caetano...


quanto 'as saidas, sabemos bem quem perdemos: reyes, katso e leo. quem os substitui? um puto argentino, um puto espanhol e um outro puto argentino. trocamos experiencia e qualidade por experiencias em quantidade. espero que o novo numero 6 parta a loica toda e se torne o novo jonas thern, quero que o shaffer se torne o novo alvaro e que o puto-maravilha faca esquecer o chalana. mas cada um deles tem uma autoestrada a percorrer...

Tiago disse...

O Shaffer vai ser titular, não duvido. é capaz de ser o jogador que melhor cruza no Benfica.

Emprestar o Patric para um clube brasileiro é um erro recorrente. Sucedeu com o Roger, Diego Souza e outros e sempre sem resultado prático algum. Equipa B já!

Acredito que o plantel é superior quando me apercebo que dois dos melhores jogadores da época passada (Yebda e R. Amorim) vão ter que lutar muito para poderem ser titulares.

Gostava do Reyes mas a verdade é que não se pode pagar o que se pagou pelo Di Maria e não lhe dar oportunidades para jogar. As primeiras duas épocas do C. Ronaldo no Manchester foram para os ingleses muito fraquinhas mas viam que ali estava um craque. Deram-lhe tempo na equipa e o resultado foi o que foi.

Ter Reyes, Di Maria e Dábio Coentrão era um desperdiçio tremendo. Apenas lamento que tal não tivesse sido assumido para com o jogador.

Joao disse...

Tiago, isso é tudo verdade... mas é incontornável que o Reyes é o melhor dos 3, ou não?

Se estivesses no balneário e tivesses que escolher entre o Reyes o DiMaria e o Coentrão para ganhar um jogo não escolhias o Reyes?

E entre o Saviola e o Suazo não escolhias o Suazo?

E entre o Katso e o Garcia não escolhias o Katso?

Eu não discuto o potencial de valorização dos jogadores, o seu crescimento e evolução ou mesmo o seu benfiquismo. Eu estou simplesmente a dizer que se estivesse no lugar do Jesus preferia ter o Reyes, o Suazo e o Katso, é só isso. Mas repito, não discordo de forma nenhuma do teu argumento.

Diogo disse...

discordo apenas da escolha do suazo, mas isso e' porque sempre fui adepto do saviola e acho que o rapaz e' bom. ainda para mais a jogar com bons avancados e bons medios, e' de rebentar o esquema. de resto, venha o reyes e o katso em qualquer dia da semana, que entrariam de caras no 11 inicial.

Joao disse...

Diogo, tu já não distingues o fabuloso Saviola do FM do Saviola pequenino que faz que corre mas não anda.

Diogo disse...

ahahahah

oh joao, fm 'a parte, o saviola que eu vi na televisao, aquele que nao para sossegado e ora esta' direita como a seguir esta' na esquerda, esse mesmo, tem pinta de craque. e' dar tempo ao mocito, mas o caninito ainda nos vai dar muitas alegrias. vai por mim. tambem malhaste no coentrao (e bem) mas ve la' se o puto nao anda cheio de genica e se nao e' um jogador interessante? nao e' o chalana, mas o dima tambem nao. alias, o dima comeca a apresentar os tiques de vedeta outra vez e o jj poe-no no banco para jogar com o coentrao. vai por mim.

Tiago disse...

João aceito os teus argumentos. Sem dúvida que o Reyes é melhor jogador que o Di Maria ou que o Coentrão. Pelo menos por enquanto. Acredito que isso possa ser alterado em breve.

Ficaria na dúvia entre o Saviola e o Suazo até porque o Suazo me desiludiu imenso. Quem marca tantos golos em Itália tem que os marcar na Superliga. Enfim eles é que são os reis do catenaccio. Não deveria ser mais fácil marcar aqui? Na verdade ainda estou na espectativa em relação ao Saviola.

Ok o Katso era o Katso. Embora eu tenha fé no Garcia a verdade é que ainda não deu para ver muito. Seja como for no esquema do JJ talvez funcione melhor o Garcia sendo um médio de conteção puro. Veremos...

Continuo a achar o plantel mais rico. Do meio campo para a frente temos jogadores de grande qualidade a lutar pela titularidade algo que não via em tanta abundância no ano passado.