origem
Eusébio +10: Parte IV - Ataque

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Parte IV - Ataque

Vamos então analisar o ataque. Jogadores com contrato profissional são eles Cardozo, Saviola, Marcel, Weldon, N. Gomes, Mantorras, Makukula, Dabao, Adu, Hélio Vaz e Nelson Oliveira.

Não me vou perder muito a analisar individualmente cada jogador, prefiro em vez disso avaliar a utilidade de cada um em diferentes situações.

À partida Jesus aposta claramente na dupla Cardozo-Saviola para o ataque. Em relação ao Paraguaio pouco há a acrescentar. É o homem-golo. E quando temos a sorte de nos cruzarmos com um homem golo é irrelevante questionarmos o seu jogo aéreo, a falta de pé direito, ou o facto de ser perdulário... O que é relevante sobre Oscar Cardozo é que quando a bola entra no (enorme) raio de acção da sua perna esquerda tem enormes probabilidades de acabar dentro da baliza. Ponto final. Digam o que disserem sobre o Tacuará, para mim joga sempre a titular seja em que táctica for e sai assim que estejamos a ganhar por 2 golos de diferença (e leva Pablito ao colo).

Para o seu lugar entrará em principio Keirrison, o outro suposto homem-golo. Confesso que não gostei nada desta contratação e que me revolta a ideia do Benfica poder servir como clube satélite para os miúdos do Barcelona. Se o rapaz for mesmo um predestinado que faz dois golos de cada vez que toca na bola, acho bem que se usufrua da sua presença. Se não for tão bom como o querem fazer crer, acho melhor que se de oportunidades a outros jovens do Benfica que bem a merecem, ou que se aposte em jogadores dos quadros do Benfica como Marcel ou Makukula.

No apoio ao ponta de lança surge à cabeça Saviola, a grande bandeira desta época. Eu, como é praxe, deito já água na fervura. Tal como fiz com Aimar o ano passado (e não me enganei) ao fim de dois jogos percebi que aquilo não fazia sentido, muito menos num campeonato como o Português. Na minha opinião, Saviola ainda não mostrou o génio que é suposto ser. É verdade que conquistou os benfiquistas em VRSA ao marcar dois golos, onde teve aliás pouco mérito sem ser o de estar no lugar certo. Mas sinceramente, olhando para o todo desta pré-época, vejo um jogador muito mexido, solidário e pouco mais do que isso. Não lhe vejo um pique por ai alem. Não vi um pormenor técnico de abrir o olho. Não vi um remate fácil ou potente. Talvez seja uma questão de tempo, e Saviola seja mesmo um génio no sentido em que sabe estar no sitio certo na altura certa... mas eu ainda não vi nada que me faça ir a correr comprar a camisola dele. Mais, preocupa-me muito a sua possível inadaptação ao nosso futebol. Quando começar a enfrentar os autocarros e os defesas com mais 30 cms que o vão usar como saco de porrada, temo que Saviola se eclipse ainda mais. Temo que se transforme no Aimar que vimos o ano passado.

As alternativas ao Argentino são várias. Nuno Gomes é um lugar comum. Passou anos sozinho no ataque, nós a implorarmos por alguém que o acompanhe e agora que tem o seu homem golo foi encostado. O Nuno Gomes é um jogador muito inteligente... é verdade que tem uma relação difícil com a baliza mas acredito que poderá ser uma alternativa muito válida a Saviola. Talvez não tão móvel mas com mais capacidade de choque o que será certamente importante no nosso campeonato.

Sobra Weldon, jogador que eu acho que temos que analisar de duas formas. É muito rápido e forte e um jogador com instinto. É estranho como andava perdido no Brasil depois da boa época no Belém. Creio que poderá ser um suplente de Cardozo quando for altura de imprimir mais velocidade. O típico avançado que entra a 15 minutos do fim com a equipa a ganhar para pressionar os defesas e não os deixar subir. Mas eu acho que poderá ser muito útil como segundo avançado. Não a fazer o papel de Saviola, mas jogando muito mais aberto como fez contra o Milão. Na última meia hora da Eusebio Cup, quando saiu Oscar e Aimar, o Benfica alinhou claramente com 3 homens na frente: Aimar/Coentrão na esquerda, Keirrisson no centro e Welton na direita. E eu confesso que gostei muito de ver e acredito que possa a vir a ser uma excelente solução para combatermos os autocarros. Acredito que este Welson possa vir a ser um jogador pouco admirado pelos adeptos, mas muito útil neste nosso campeonato mesquinho.

O mesmo se pode aplicar a Makukula, que não será nunca um avançado titular do Benfica, mas que poderia ser o nosso 6th man. O trunfo que se joga nos últimos 5 minutos quando até as bruxas estão em cima do autocarro. Quem não treme ao ver Mak e M'Torras junto à linha lateral?

Uma nota sobre os miúdos. Já vi o puto Nelson oliveira um par de vezes e não tenho qualquer duvida em afirmar que está ali um ponta de lança que será uma estrela mundial a médio prazo. Tem físico, tem talento, tem garra e faro de golo. Parece que o rapaz fica mais um ano nos juniores, o que me parece razoável pois é sempre educativo continuar a encher a baliza dos lagartos de golos. Mas por favor, muito cuidado com este menino. Se não conseguirem arranjar uma redoma, algemem o puto ao Álvaro assim que sai do relvado e obriguem-no a dormir com a camisola encarnada vestida até que esta se cole para sempre ao seu corpo.

5 comentários:

dezazucr disse...

até estava a gostar das tuas análises, mas a partir do momento em que defendes o "poder de choque" do nuno gomes, perdeste a credibilidade toda. Epa, o melhor que pode acontecer ao Benfica este ano é não chegarmos ao ponto do nuno gomes jogar - antes o coxo do Mantorras, sempre empolga e empurra a equipa para a frente quando já estão a dormir. Ao nuno gomes, ainda estou para perceber os méritos. Welldon muito bom. Saviola a rever. Aí concordo, ainda mostrou pouco, mas olha que já fez umas arrancadas. O problema é que o campeonato português é bem mais difícil que o Milan.

João disse...

Eu não "defendo" o Nuno Gomes. É um jogador diametralmente oposto ao Saviola, para o melhor e para o pior. Eu acredito que o Nuno Gomes pode ser uma mais valia em algumas situações de jogo. Nada mais. Não estou a defender que seja um titular indiscutível.

Contra uma equipa toda recuada e fechada em cima da linha de grande área para que serve o Saviola ou o Weldon. A sua velocidade não vale nada... Para esses jogos precisamos talvez do poderio físico de um Makukula.

Quer a gente goste mais ou menos da "Amélia" ele é o melhor que temos a receber a bola de costas para a baliza e a coloca-la nos pés de alguém para fazer golo... concordas?

Antes da vinda do Quique, a minha opinião sobre o Nuno Gomes era a de que não tinha lugar em nenhum platel da Liga, e no entanto, no meio da miséria total que foi o ano passado, o Nuno foi dos poucos que ensaiou algumas jogadas básicas de futebol.

Fico contente por saber que não sou o único a estar preocupado com o rendimento do Saviola e com a sua possível inadaptação ao nosso campeonato.

Diogo disse...

confesso que o nuno gomes e' um jogador que tem sido mal amado na luz. nao admira: este rapaz tem aquele toque especial de falhar mais golos de baliza escancarada do que o mantorras em estar fora de jogo. mas adiante.

o nuno gomes e' um excelente 2o ponta de lanca. nao e' um finalizador puro, nao e' um tacuara, mas de costas para a baliza faz coisas muito interessantes, geralmente ao primeiro toque. mas a sua utilidade acaba ai. nao e' jovem nem e' tao rapido como ja' foi e falha muitos golos.

eu gosto dos meus craques e dos meus fantasistas e o saviola entrava de estaca em qualquer lado. jogando ao lado do cardozo (outro craque, embora nao fantasista) acho que vamos partir muitas defesas. mas isto acaba 'a 3a jornada. porque? porque em portugal, embora digam maravilhas de ciganos que acham que sao bons, nenhum jogador portugues atura um fantasista. entao se forem do benfica, pior ainda.

ou seja, 'a 3a jornada prevejo que o saviola esteja esticado com uma rotura no ACL, que o dima tenha 2 peronios a menos e que o aimar ande a jogar com um iron lung (o que, convenhamos, nao e' facil).

brincadeiras 'a parte, o saviola, embora eu goste muito dele e quero que marque e de a marcar muitos golos, e' jogador a mais para jogar nos barreiros, na mata real ou no campo do olhanense. alem da falta de espaco, quando o saviola comecar a ser cuspido junto 'a linha lateral por animais que se dizem adeptos de futebol, entao nada a fazer... o tacuara sera' sempre o titular porque aquele poderio fisico nao e' para qualquer um, mas os nossos meias lecas este ano (mais do que o ano passado ja' que nao causamos grande furor) vao servir para treino de boxe, parece-me....

Diogo disse...

uma nota: algum de vos leu as "novas regras" da arbitragem para esta epoca? quero ver quantos meninos dos porcos vao levar cartoes amarelos por discutirem com os arbitros... se a lei fosse justa, a partir da 5a jornada (por acumulacao de amarelos) os corruptos passariam a jogar com os juniores... estou a ver o meireles fazer peito ao olegario em pleno estadio do cabrao e o santo arbitro a mostrar o cartao a um jogador adversario, ja' que saia morto do campo se mostrasse ao meireles...

Tiago disse...

O jogo ainda está no intervalo mas tenho que concordar com a tua passada critica acerca do David Luiz. Meu deus, que nódoa.