origem
Eusébio +10: os receios confirmam-se

terça-feira, 18 de agosto de 2009

os receios confirmam-se

Camaradas, estou de férias na maravilhosa Costa Vicentina e com muito pouco vagar para escrever... tudo o que tinha para dizer escrevi-o na semana passada e infelizmente todos os meus receios se confirmaram.

O Benfica não teve argumentos contra o autocarro. Antes demais acho absurdo criticar da forma que se criticou o papel do Maritimo... o autocarro é uma táctica tão legitima como outra qualquer e nós temos que nos adaptar a ela. Queixarmo-nos dos outras é coisa de Calimero! Ora bem, o autocarro, duas linhas de 4, uma em cima da grande área e a outra pouco mais à frente, com 2 avançados muito rápidos colados nas alas. Como se joga contra o autocarro? 3 defesas onde se priviligie a velocidade em detrimento da altura, linhas de avançados e médios muitissimo subidas (os nossos defesas deviam estar sempre à frente da linha de meio campo), explorar os francos, e muito poder fisico em frente à baliza. O que o Benfica fez? 4 defesas de tracção a trás, incapacidade de explorar as laterais (sobretudo na 1ª parte), e jogadores frageis no ataque. Resultado: inconsequência.


Aspectos negativos:

Sobre David Luiz não tenho mais nada a dizer. Fez um penalti (2 se considerarmos que no mesmo lance derrubou com o pé e pôs mão na bola) e enfiou duas cotoveladas na cara dos adversários. Outros tempos e voltava a equipar na próxima pré-época. David Luiz custa pontos, já o tinha dito...

Sidney fez mais erros nos primeiros 20 minutos que Miguel Victor no ano passado inteiro. Incrivel como se exigia velocidade e Sidney (ou Luisão) jogou tanto tempo.

Saviola, como se temia, não tem nada a ver com este futebol. DiMaria regressou à sua inconsequência habitual.


Aspectos positivos:

Aimar mostoru classe e capacidade de jogar à bola no meio daquela selva de gente. Xavi idem idem. Weldon por razões óbvias. Coentrão foi brutalmente melhor que DiMaria... foi criminoso tirá-lo do meio campo quando estava a ser de longe o mais desiquilibrador.


Gostei muito pouco do papel de Jesus (apesar das evidentes melhorias em relação ao passado recente) e sobretudo das suas declarações no fim. Esteve 45 minutos a jogar como se estivesse ainda na Eusébio Cup. Devia ter reagido após 5 minutos subindo as linhas e encurtando espaços no meio campo. Devia ter entrado Shaffer para a lateral esquerda aos 30 mns. Sidney devia ter saido por um avançado (que bom seria Makukula) para se ir plantar na área. E Weldon devia ter entrado para o lugar de Saviola... tudo isto nos primeiros 45 mns. Já não estamos a jogar a feijões contra o Milan... é o autocarro do Carvalhal e a contar. Demorámos muito tempo a empurrar o Maritimo e quando o fizémos foi com coração e sem cabeça.


Por fim, o árbitro. É evidente que deixou por marcar um penalti que provavelmente nos daria a vitória. É indiscutivel. No entanto, se estivesse assim tão determinado em nos prejudicar teria expulso Cardozo e David Luiz. Para além do mais, acho que foi muito rigoroso ao não deixar os jogadores do Maritimo abusarem das faltas e do anti-jogo. Ele não os pode impedir de ficarem no chão, mas carregou-os de amarelos e teve mão pesada nos descontos. Só por isso acho que foi das melhores arbitragens que passaram pela Luz nos últimos tempos. Errou, mas não o achei tendencioso, e só por isso não me importava de o ver mais vezes. Alguem quer imaginar o que teria sido este jogo com um Xistra?

5 comentários:

Diogo disse...

joao,

concordo com a analise 'a defesa do benfica: david luiz passava uns tempos na bancada para ver se acalma, a titularidade no centro tem de ser para o miguel, o shaffer ou o cesar na esquerda e o ruben para desenrascar a direita.

agora, nao podemos abdicar de uma defesa solida. isso seria suicidio contra o autocarro. porque assim que o manu ou o kanu ou o cu que os valha se apanhassem em 3 para 2, sendo eles mais rapidos, as coisas poderiam descambar depressa.

alem do autocarro, tivemos um desacerto tremendo, muito por culpa da referida defesa (o ruben nao atacava para nao comprometer e o david luiz sempre que atacou fez asneira). concordo que nao jogamos pelas alas, mas quem tinhamos para o fazer? o cesar em ritmo de jogging? o bidon? teria sido melhor apostar num 433 com o weldon e o saviola abertos na ala e o cardozo plantado em frente ao pessonha.

o dima, que tanto prometeu na pre-epoca, voltou ao seu joguinho de merda, individualista e perdulario. esta' uns pontos acima que o ano passado, mas mais uma destas e ia para o banco por troca com o coentrao. coentrao esse que esta' um senhor jogador.

o aimar espalhou classe e tentou agitar as coisas, mas nao era noite para ele.

nota final para o senhor de amarelo: nao gostei, acho que influenciou o resultado para os dois lados. o lance do penalty do maritimo vem de uma mao na bola nao assinalada ao manu, ficaram cartoes de outra cor no bolso (david luiz, por exemplo), e nao foi assim tao simpatico com o tempo dado. o pessonha levou sempre mais de 10 segundos (eu estava a contar!!!) para repor a bola em jogo, os camones deixavam-se deitados no chao por tudo e por nada, nao teve autoridade nem tomates para a impor. uma exibicao fraquinha a meu ver.

5a vamos rodar as reservas e no domingo EXIJO demolicao das bestas de guimaraes, em homenagem aos adeptos benfiquistas que foram agredidos no fim do torneio desse clube de bairro.

dezazucr disse...

pá, passando de soslaio por essa blogosfera, concluo que não passamos de um bando de chorões.
É autocarro para aqui, árbitro para ali. Nada muda.
E se repararem não é nada que não tenha acontecido nos últimos anos e que não esteja destinado acontecer neste campeonato. Idem para a arbitragem. Dualidade de critérios nos penáltis, mas nada de anormal. Tá certo que não mata mas mói, mas já deveriamos estar habituados.

O que me irrita é que também se manteve a forma amorfa de entrar em jogo, dando de barato a primeira meia hora. O Benfica pôs-se a jeito e pagou por isso, como normalmente paga. Se o Benfica tem caido com tudo na primeira meia hora, como vinha fazendo na pré-época, tería marcado e o marítimo nem tería chegado perto da nossa área. Não houve pressão, não houve intensidade. Depois, como já vinha alertando nos meus últimos comentários, correr atrás do prejuízo, algo que não costuma correr muito bem ao Benfica.

Espero sinceramente que Jesus tenha aprendido a lição e a partir de agora entre em jogo sempre demolidor, sem tréguas até chegar ao golo.

Shaffer a titular, Di Maria para o banco e Coentrão para o 11 - ah, ok, com o CMartins no estaleiro já deve entrar :)

Jogaços de Coentrão, Javi e, embora muitos não gostem, segurança de Amorim.

dezazucr disse...

Cheguei a mencionar o jogaço do Coentrão?

Diogo disse...

deza,
nao e' ser chorao. no computo geral do jogo acho que o arbitro nao esteve bem. concordo que nao foi por ai que o benfica perdeu. quem tem um caudal ofensivo como o benfica e nao o traduz em golos sujeita-se a resultados menos conseguidos. foi o que aconteceu. espero que contra as bestas da cidade berco facamos melhor. ate' la', quero destruicao macica dos ucranianos, para nos dar descanso para a eliminatoria.

aposto no keirrison e weldon na frente, com o shaffer na esquerda, coentrao a titular, ramires a interior direito. nao? talvez nao. mas gostava de ver o keirrison, o weldon e o coentrao de inicio...

Joao disse...

Diogo, em relação à defesa, eu arriscava em apenas 3 jogadores a partir do momento em que estamos a perder. Até lá jogava com 4 mas apostaria sempre nas opções mais rápidas (Amorim, MVictor, Luisão e Shaffer).

Em relação ao árbitro não me parece que ele pudesse ter feito mais do que o que fez para impedir o anti-jogo. Talvez amarelar o Peçanha mais cedo... mas ele não pode impedir os jogadores de ficarem caidos... Acho que muitos árbitros não teriam dado os 5 minutos. Se tivessemos empatado no 6º minuto de descontos o idiotas irião passar um ano a berrar "colinho".