origem
Eusébio +10: Poupancas milionarias

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Poupancas milionarias

Depois de uma pre'-temporada de alguma indecisao, o Rui e o Simao estao bons para jogar 'a bola na mesma equipa, ja' frente ao Boavista no proximo Sabado. Os jornais discutem se sera' acertado fazer dos dois titulares ou se mais vale esperar pelo jogo com o FC Copenhaga da quarta feira seguinte, a contar para a Champions.

Dado o desenvolver do caso Mateus, da teimosia estupida de gente irritante de clubes de dimensao imensamente reduzida, a presenca do Benfica na prova europeia de maior importancia esta' ameacada (pela propria FIFA). Ou seja, depois de muito trabalho, suor e querer, estamos 'as portas de nao jogarmos a Champions mesmo depois de termos garantido a passagem 'a fase de grupos. Ou seja, nao vale a pena poupar o Simao nem o Rui. Nem o Kikin, ou o Leo, ou o Luisao, ou qualquer jogador que possa dar um contributo preponderante 'a equipa.

Em consequencia, independentemente do resultado do jogo com o Boavista, o Benfica deveria processar o Gil Vicente, na eventualidade da participacao na Champions ficar anulada. E o processo deveria obrigar o Gil Vicente a pagar ao Benfica o que o Benfica perdera' por 3 casas cheias (aprox. 5 milhoes de euros), 6 premios de participacao (aprox 1.5 milhoes de euros) e pelo menos o equivalente a 6 empates (aprox 2 milhoes de euros). A acrescentar os premios de transmissao televisa e os danos materiais e de reconhecimento na Europa. Total: 50+ milhoes de euros, a pagar de imediato ao Benfica. E defendo que, para bem da verdade desportiva, uma pena semelhante a favorecer as restantes equipas portuguesas que tem a participacao nas competicoes uefeiras em risco. Em termos desportivos, uma relegacao com efeitos imediatos para a distrital de Barcelos, a comecar o campeonato com 50 pontos negativos.

Em resumo, acho que o Benfica tem que comecar a pensar apontar baterias inteiramente para o campeonato nacional, para o ganhar nos 2 ou 3 anos em que o futebol portugues vai estar afastado das competicoes internacionais. E eu que pensava ir ver o Manchester 'a Luz quado estivesse em Lisboa...

1 comentário:

Nuno disse...

Parece-me que a pena adequada era mais ou menos isso que disseste, com uns detalhes: o presidente do Gil Vicente, que é quem tem a responsabilidade, ter que pagar PESSOALMENTE todos os prejuízos que as equipas que estão nas competicões europeias sofressem por causa de ele se andar a armar em chico-esperto. Ou seja, o rapaz ia pagar ao Benfica, Porto e Sporting como se os três fossem campeões europeus durante cinco anos (ou quanto tempo durar a eventual suspensão), incluindo receitas de bilheteira, televisão e valorizacão dos jogadores; ao Nacional, Braga e Setúbal como se eles ganhassem a taca UEFA durante os próximos três anos. E, claro, uma brutal quantia para pagar os danos morais, de imagem e de marketing. O Tonho Analfabruto Fiúza havia de ter que vender as cuecas dele, as da mulher (se esta entretanto não lhe calcasse os patins) e dos filhos para pagar o que devia, havia de ter que vender a sandes do almoco, e provavelmente os rins, um de cada vez. Com animais destes, com cavalgaduras desta dimensão, só pode haver uma resposta: no f***ing mercy. Que é para as cavalgaduras do mesmo calibre que se estão a aprontar para entrar em cena se acalmarem e irem tomar um copinho de água a ver se refrescam as ideias (Leixões e Moreirense, nomeadamente). E, claro, o Gil Vicente era irradiado, a sede queimada em acto público onde os cidadãos decentes que ainda sobram em Portugal iam bater palmas e atirar pinhas e gasolina, e depois os sócios do dito iam limpar a porcaria que lá ficasse (sim, que os sócios têm o poder de calar o presidente, mas estão armados em parvos, como os vizinhos deles de Felgueiras fizeram com aquela foragida da justica que basou para o Brasil). Depois disto tudo, escavacava-se-lhes o estádio, e fazia-se ali um centro de armazenamento de resíduos tóxicos e lixo nuclear. E depois eles que se limpassem à parede.