origem
Eusébio +10: dar o peito as balas

terça-feira, 12 de setembro de 2006

dar o peito as balas

Mau: Perder
Pessimo: Por 3
Inaceitavel: Jogar com 8
Inqualificavel: Petit

Primeiro, nao vi o jogo, 'vantagens' de estar a uns milhares de kilometros da patria.
Segundo, infelizmente vi o resumo e li os jornais.

Vamos entao matar uns borregos:

Como muitos queriam fazer crer, a culpa nao e' do sistema losango, do 4-3-3 ou do 4-4-2. Todos os sistemas sao bons desde que bem interpretados e parece q nao foi esse o caso.

A nossa super defesa com dois centrais imponentes e dois laterais muito atacantes nao resultou. Para alem dos erros individuais, a estrutura da defesa (independentemente dos valores individuais) pode nao ser tao boa como isso. Para haver condicoes para os nossos super laterais atacarem tem q haver medios capazes de fazerem as devidas compensacoes. Alguma razao parecia ter o Koeman q raramente usava o Leo e o Nelson em simultaneo e normalmente punha o Beto a tapar o flanco mais desguarnecido.

Mais, o Rui Costa passou ao lado do jogo, dando alguma razao aos meus temores q independentemente do valor do maestro, jogar no Bessa nao e' para artistas do calibre dele (o Picasso nao sabia concerteza pintar graffitis). Mais valia ter poupado o Rui a esta batalha e guarda-lo para o jogo contra os Dinamarqueses.

Jogar com o Mantorras a extremo direito, o Nuno Gomes a extremo esquerdo e o Nuno Assis nas costas do ponta Kikin da-me vontade de chorar... convido-vos a ler os meus posts de ha 2 meses atras onde eu questionava o q iriamos fazer ao excesso de avancados e ainda 'a falta de vocacao de todos eles para jogarem descaidos para as alas.

Passaram 3 meses desde que o Fernando Santos comecou a trabalhar na Luz e parece inqualificavel como e' q o benfica nao tem nada q se assemelhe a um fio de jogo. Se a culpa e' do fernando Santos ou nao e' muito relativo. Sempre disse que o fernando Santos e' um curioso do futebol, um amador, um fulano que pouco mais percebe da poda do que o comum adepto. Chegado ao benfica deparou-se com uma equipa sem extremos e optou por um sistema de jogo com mais peso nos medios interiores e numa dupla de avancados (o q sempre fez sentido para mim). Como as coisas nao lhe correram bem, como os reforcos nao colmataram NENHUMA lacuna do plantel e como o Simao acabou por ficar, ouviu a voz dos adeptos e voltou ao sistema base, teoricamente substituindo o Geovanni pelo Manu/PJorge e integrando o Rui Costa num lugar q o ano passado esteve desocupado pelo Beto/Karagounis/Geovanni. Creio q este sistema (tal como o losango) tambem pode ser usado com sucesso. Para isso e' preciso q os jogadores se encontrem, q recuperem rapidamente a forma, a confianca e a humildade. E' exclusica responsablidade do F Santos a indefenicao dentro do plantel, a falta de qualidade dos reforcos, a ma forma fisica e as contantes lesoes, as falhas individuais dos jogadores, e as agressoes aos arbitros? sinceramente nao sei...

Muitos benfiquistas ja pediram a cabeca do Fernando Santos, sao de facto demasiadas derrotas por 3-0. Como ja disse, eu nao gosto nem nunca gostei do Fernando Santos, porque vejo nele pouco mais do q um vulgar adepto de futebol, teimoso, bruto e pouco inteligente. imagino q se eu fosse treinador do benfica, nao fosse muito diferente, escolhia os melhores 11 atletas, dava-lhes palmadinhas nas costas e dizia-lhes para irem para cima deles. os resultados nao iriao ser muito diferentes. Nao vejo no entanto como e' q os lencos brancos vao ajudar o benfica. O LFV e O Veiga nao sao homens de dar o braco a torcer. Em ano de eleicoes, nao vao despedir um treinador ao fim de 3 jogos. O Fernando Santos esta para durar e e' bom que os benfiquistas se apercebam disso e comecem a apoiar o homem.

Ficava bem ao Benfica punir severamente o Petit. Parece q 'a pala do Mateus nao vai haver castigos tao depressa mas creio q seria uma optima ideia matar a indisciplina pela raiz. Os actos dos dois capitaes do benfica sao inaceitaveis e desprestigiantes para a grandeza da Instituicao que representam. Independentemente do castigo a aplicar pela Liga, o Benfica devia castigar HOJE o Nuno Gomes com 1 jogo e o Petit com 2 e retirar ambos da lista de capitaes de equipa ate ao final do ano. Independentemente do valor desportivo dos dois atletas e da mais valia que representam para os importantes jogos q se avizinham, o sucesso desportivo a longo prazo conquista-se com solidariedade e disciplina. Estes valores tem de se sobrepor 'a capacidade tecnica do onze.


Para terminar, apesar do cenario estar muito negro e as perspectivas de melhorias nao serem famosas, vamos relembrar q apenas perdemos 3 pontos. Ainda vamos peder muitos mais e os nossos adversarios tambem. Isto e' claro, partindo q as arbitragens tambem se vao compor. O sportem ganhou com um golo precedido de falta e parece q ninguem viu. Sem duvida q qualquer escuta q envolva o veiga (antes de ter qualquer vinculo ao benfica) e o Avelino F Torres e' muito mais importante que os beneficios aos 'especiais' e 'ao seu gang de adolescentes sobredotados. Siga para bingo que muita agua ainda vai correr debaixo da ponte, vamos comer agora os Dinamarqueses e para a semana na Luz as coisas vao-se comecar a compor.

BENFICA SEMPRE

2 comentários:

Diogo disse...

Boa analise Joao. Tens razao que nao podemos crucificar o FS pela falta de neuronios do Petit, das chuteiras calcadas ao contrario pelo Nuno Gomes, da falta de maturidade do Manu para jogar a titular no Benfica, do joelho de cristal do Mantorras ou dos musculos pesados do Miccoli que lhe dao lesoes mesmo a dormir.

E' preciso perceber que pouco foi feito para melhorar o plantel da epoca passada. Se o Beto foi substituido pelo Katsouranis, o Geovanni pelo Paulo Jorge e o Karagounis pelo Nuno Assis temos de perceber que Kikin, Rui Costa e Manu pouco trouxeram (a nao ser uma transferencia relativamente barata).

Eu nao faria melhor que o FS, mesmo se ache que ele deveria jogar com jogador A em vez de jogador B. A aposta nos medios interiores, embora pareca acertada, nunca foi do meu agrado. Precisamente porque o Petit e o Katsouranis deveriam descair cada um para uma lateral para compensar as subidas do Leo e do Nelson. Mas e' preciso dar minutos aos rapazes para se aperceberem disso. Depois jogamos com uma princesa no meio campo que, embora seja muito bom jogador, ja' nao tem 20 anos e vai levar com 3 trincos e 2 centrais em cima em todos os jogos, mesmo na Luz. Por isso, a epoca do Rui Costa vai ser dura...

Quanto ao Petit, concordo contigo. Ou tem cabecinha para ser capitao ou tira-se o gajo da lista. Refilar com o arbitro, mesmo que tenha razao, nao se faz. Tem de se cortar o mal pela raiz, dar a bracadeira ao Simao e ao Rui e nao se fala mais nisso. A questao de maioridade no plantel e' uma falsa questao. O capitao deve ser um homem calmo e que consegue serenar animos e falar com o arbitro com calma. Logo, nunca podera' ser o Petit, por muitos anos de casa que tenha... mas enfim...

Vamos esperar que tenha sido tudo um pesadelo e que acordemos depressa. Vem ai a Champions e nao se pode falhar. E' preciso recuperar os jogadores para esse jogo. Castigue-se o Petit (nem jogava na Champions se fosse comigo), aposte-se no esquema que se quiser, mas vamos a chamar 'a concentracao e 'a calma. E' preciso o espirito trapatoniano de estar a perder por 2 mas ter cabeca para dar a volta ao jogo.

VIVA O BENFICA!

lobo mau disse...

como querem ganhar se não têm equipa jogam com "rapazinhos"
http://abecedariodofutebol.blogspot.com