origem
Eusébio +10: Actualidade

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Actualidade

De volta depois de umas complicacoes bloggerianas.

Primeiro, louvar a Carla pela qualidade dos seus posts. E' de facto um trunfo do Eusebio+10 ter este toque feminino que atraves de algumas pinceladas esporadicas consegue dar algum brilho a este espaco.

VIVA O REI, PARABENS AO REI.

Quanto 'a actualidade gloriosa:

- Mantorras: Finalmente alguem teve a coragem de revelar a situacao clinic0-desportiva do Mantorras - nao pode jogar mais do que 45 minutos. Obrigado Fernando Santos pela informacao q ja todos desconfiavamos saber. Mantenho a minha opiniao em relacao ao Angolano. O seu valor transcende muito a sua qualidade tecnica e disponiblidade fisica. Ver o Mantorras levantar-se do banco produz um efeito no terceiro anel que nunca nenhum treinador conseguira reproduzir. O Mantorras e' a alegria do povo, e' o mito e a esperanca, e' a forma de um treinador dizer "se for preciso um milagre para ganharmos tenho ali o Mantorras". O Mantorras nao sera nunca o ponta de lanca do benfica (alem do mais porque nao sabe a lei do fora-de-jogo), mas tem uma capacidade enorme de assustar adversarios e empolgar companheiros e adeptos quando tudo parece estar perdido. A perder a 10 minutos do fim, sem o minimo de fio de jogo, virar um jogo a eliminar parece impossivel. O Mantorras nao sabe o significado da palavra impossivel. Sabe o q e' a bola e sabe o q e' a baliza. Ele acredita e faz-nos a todos acreditar que quando tudo o resto falha, ele e' o unico q consegue meter a bola na baliza. O Mantorras e' um milagre e deve ser esse o seu papel no plantel do Benfica.

- Kikin: adeus o' vai-te embora. Algures durante o defeso disse q achava incompreensivel esta contratacao e que o mais provavel seria o Kikin estar no Estrela da Amadora em Janeiro. Nao foi o Estrela da Amadora mais foi o Estrela de Cancun ou la para onde ele foi. Alguem alguma vez sonhou q seria ele o nosso goleador? Ou veio para jogar os ultimos 15 minutos quando a coisa corre mal? Nao e' para isso q temos o Mantorras?

- Micolli: Falou-se do peso do italiano e ele nao gostou. Devem ser entao as caries as culpadas pelas lesoes musculares. "Se nao me querem ca entao vou-me embora" disse o italiano. "Grande Micolli, grande profissional, antes o Micolli aleijado ao Marcel no plantel" disseram as hostes benfiquistas. Eu, so para chatear, vou discordar. Primeiro, porque apesar de achar o Micolli um talento e de ser de facto uma mais valia no nosso plantel, aquilo de ele medir 1.63 faz-me mesmo muita confusao. E nao me venham com o Maradona porque nos dias de hoje se ele tentasse repetir o melhor golo da historia, tinha levado com os pitons do Gerard nos joelhos antes de passar a linha do meio-campo... divago. Os responsaveis do Benfica q facam uma analise custo-beneficio: O Micolli deve custar qq coisa como 2 milhoes de euros/ano. Nesse periodo ele marca um golo em moinho ao Liverpool, marca outro com um chapeu surprendente e faz uma finta alucinante a um defesa do Beira-Mar. Analise-se o mercado e estude-se a possiblidade de encontrar alguem q pelos mesmos 2 milhoes tenha a capacidade de fazer 2/3 dos jogos numa epoca e uma media de 15 golos... nao deve ser dificil. Bem sei q exagero na minha avaliacao do Micolli. Ninguem mais do q eu queria ver o Micolli de aguia ao peito por muitos anos. Mas se o plantel do Benfica nao tem alternativas para o ataque (vejam nota anterior sobre o Mantorras e o Kikin) nao faz qualquer sentido fazer um investimento tao grande num jogador que da tao poucas garantias. Valerao os minutos de magia proporcionados pelo Micolli as horas de angustia q sao o Nuno Gomes sozinho na frentre com o Simao a #10? Haja bom senso. Usem-se os 2 milhoes de uma forma mais eficaz.

Derlei - Bem sei q isto foi so uma piada daquela palhacada jornalistica esverdeada entitulada Record. Se o Derlei e' a alternativa para a frente eu de facto prefiro o Micolli aleijado. Independetemente da fantastica carreira futebolistica do Derlei, creio q ele representa tudo o que o Benfica nao precisa num reforco. Nao e' um matador classico, alguem para fazer dupla com o Nuno Gomes na frente. E' de novo uma segunda linha, alguem q aparece de tras ou pelas alas, de uma forma muito semelhante aos nossos avancados. Veja-se q no Porto jogou sempre solto em relacao ao McCarthy e Postiga. Nao e' virtuoso, antes pelo contrario. Faz da entrega e da luta a sua mais valia. Hoje em dia, cheio de titulos e dinheiro, a garra ja foi ha muito, e' um jogador vulgar. Nao se arranja ai um rapazote de 24 anos, cheio de vontade de singrar na Europa, vagamente tosco, mas alto, rijo e com instinto?

Rocha - Q erro!!! E eu ate alinho q nao ha pachorra para as recorrentes insinuacoes do Rocha de q e' bom demais para o Benfica. Mas acho esta saida um grande erro de gestao do plantel. Verdade que 5 milhoes e' muito dinheiro por um central de 29 anos. O Rocha nao e', nem nunca vai ser, o Humberto, o Ricardo ou o Mozer. O Rocha nao e' nenhum portento q daqui por 2 anos vai valer 20 milhoes. E' no entanto um profissional serio e competente, perfeitamente enquadrado na realidade do Benfica e das competicoes em que o Benfica esta envolvido. E' um profissional q da o litro contra o Barcelona e contra o Rio Ave. O Rocha com 29 esta na sua plenitude como jogador e tinha tudo para ser o nosso Jorge Costa nos proximos 6 anos e para ser um simbolo da mistica do Benfica. Gostava q o Benfica tivesse feito um esforco maior para q ele se mantivesse por muitos anos. Ainda para mais quando a saida do Luisao se avizinha para breve... temo q vamos gastar muito mais q 5 milhoes para encontrar um central tao solido e tao adaptado. O Rocha achou-se maior q o Glorioso e resolveu sair, salva-se nesta historia o facto de ele ter mandado o Jorge Mendes ir apanhar num determinado sitio.

Veiga - Por falar em empresarios, folgo em ver q o Veiga esta finalmente no seu lugar - nos bastidores a servir o Benfica, ao inves de na Luz a denegrir a imagem do Benfica. Que seja por muitos anos o nosso homem sombra.

MST - Invariavelemente tenho q trazer o nome deste dejecto para o eusebio+10. Q me desculpem os colegas e leitores, mas e' mais forte q eu. O MST e' como o grande elefante q esta sentado no sofa e toda a gente acha tao estranho q ninguem diz nada. Pois eu digo. Alguem reparou q o famoso opinion maker vai na quinta ou sexta cronica consecutiva em q tenta de uma forma ou de outra reduzir o Apito Dourado 'a suposta tentativa de corrupcao de um arbitro para um jogo Porto-Estrela? Sera q ele nao le a Bola 'a quinta-feira ou e' de facto tao tapado (vendido) q nao percebe q a corrupcao na arbitragem nao e' uma relacao linear entre prostitutas e penaltis? E a biblia continua a dar espaco a este anormal porque?

Recomendo a todos a leitura diario dos melhores sites de informacao desportiva independente do momento: Sportugal e Blog da Bola.

4 comentários:

Nuno disse...

Devíamos mandar um cartão do Eusébio+10 ao Eusébio. Como é que se faz isto!?
Temos que arranjar maneira de ele um dia almocar connosco. Vai ser uma coisa logisticamente complicada, mas um marco histórico é sempre complicado...

Diogo disse...

Joao,

como sempre consegues ser frio mas certeiro nas analises que fazes. Eu deixo-me empolgar pelos factos e so' mais tarde analiso as coisas por um prisma mais distanciado. Adiante.

Concordo com todos os pontos. Agora que se preve a desmantelacao do plantel ate' ao final da epoca, o Mantorras personifica o Benfica. O Mantorras e', hoje em dia, o Eusebio do Coreia-Portugal de 66. Entra a 20 minutos do fim contra o Arsenal, resultado em 5-0, e tem o coracao, a raiva e a alma necessaria para acreditar que ate' o arbitro o mandar para o balneario ele vai marcar pelo menos 8 golos. E isto nao se compra em lado nenhum. Que pena e' que nao possa dar mais ao clube. Estou rendido ao rapaz.

O Fernando Santos surpreendeu-me. Achei que o homem andava com paninhos quentes a ver se conseguia satisfazer todos os benfiquistas. De um dia para o outro deu a cara e explicou 2 ou 3 coisas que tinham de ser explicadas: o Miccoli esta' gordo, o Mantorras so' joga 45 minutos e o Rui Costa nao e' o salvador da patria. Simples, claro, duro, mas realista.

O Miccoli tambem me surpreendeu, mas pela negativa. Se ele nos alegra no principio da epoca ao dizer que ou a Juventus ou o Benfica, bastou ser lembrado que tem de se manter em forma para se chatear e fazer birra. Nao ha' no plantel um avancado com o jeito dele para a bola. Mas deem-me um outro Mantorras e fico contente, mesmo sem o fantasismo do Miccoli.

O Ricardo Rocha vai ser dificil de substituir. Bem podem mandar nomes, mas nao vai ser um Cirillo ou um Pellegrino que vao trazer a mistica. Estes vem por dinheiro e curriculo, nao nos deixemos enganar. O Ricardo Rocha e' que nao percebeu que podia ter uma historia na historia do clube bem bonita. Mas, tal como o Tiago, achou que o Benfica era mais um passo e nao um objectivo. E isso tambem nao se pode permitir. Achar que o Tottenham e' melhor que o Benfica e' nao saber o que e' o Benfica. O Mozer ao menos sempre soube que melhor que o Benfica nao ha'.

Quanto ao Derlei e outros nomes: Nao se arranja ninguem na Academica, Rio Ave, Ipatinga, Sao Caetano, Artmedia, com menos de 25 anos, que de o litro e que faca a diferenca?

Joao disse...

nuno, creio q e' daquelas coisas q basta pegar num envelope e escrever "Eusebio, Benfica, Portugal" q a coisa ha de lhe chegar as maos. Alias, acho q ate valia a pena experimentar.

Todos os jornais dao o assunto Derlei como coisa seria. se o derlei for de facto contratado pelo benfica aviso ja q considero a melhor contratacao de todos os tempos e q acredito fielmente q o Derlei do alto dos seus 31 anos nao so nos vai ajudar a ser campeoes, como ainda vamos ganhar a UEFA. Alias, o Derlei vai ser o melhor marcador de ambas as provas.

Dando este assunto como encerrado, outra duvida me assalta. Se o benfica nao foi buscar um numero 9 (ou o Derlei vai jogar fixo na frente?), quer isso dizer q vamos voltar ao 4x3x3? So pode nao e'? Da-me ideia q a vinda do Derlei deve obrigar a equipa a jogar com o Simao na esquerda, Nuno Gomes na frente e Derlei na direita. Atras o Rui Costa, e dois trincos a descair para cada lado (Petit e Katsouranis). Problemas: Nuno Gomes como matador esta mais q visto, nao adianta estar a bater mais no seguinho; o Petit e o Katsouranis serao obrigados a fechar as alas, algo q nao sabem nem gostam de fazer. Sera isto q o Fernando Santos esta a pensar?

Ou o Derlei vai emparelhar com o Nuno GOmes na frente e vao jogar com o Simao na esquerda e Manu na direita? Sera q vamos jogar com dois extremos? e o Rui Costa? Duvido...

Na minha opiniao vamos jogar num 4-3-3 quando estamos sem bola com a linha da frente composta por Simao Gomes e Derlei, e a segunda linha por Costa Petit e Katsouranis. E quando temos a bola num 4-1-3-2 com Petit a trinco, Simao na esq, Costa no meio e Katso/Nelson na ala direita, com o Gomes e Derlei fixos na frente.

No entanto, quanto mais olho para o nosso plantel mais me convenco q de facto o 4-4-2 em losango e' o sistema mais adequado. Infelizmente, o nosso jogador mais valioso (Simao) nao tem lugar neste sistema. Nao pode ser um dos dois da frente, nao e' grande coisa a #10, e como medio interior parece ser um desperdicio. Q fazer entao ao Simao?

Diogo disse...

A questao da tactica a usar e' sempre muito relativa e tem tambem muito a ver com o adversario que se vai encontrar pela frente. Ter 2 trincos nao acho piada. Ter o Nuno Gomes sozinho na frente tambem nao. Mas se calhar, com a vinda do Derlei, a tactica adequada seria a do Trapatoni, o 4-2-3-1, com o Petit e o Katsouranis a fecharem o espaco entre a linha avancada e a defesa (com o Petit com funcoes mais defensivas e o Katsouranis como um box-to-box), Simao na esquerda, Derlei na direita, Rui Costa a 10, Nuno Gomes na frente. Nenhum dos nossos avancados e' para jogar fixo, mas se se tem que sacrificar um entao que seja o Nuno Gomes, que ja' esta' habituado 'a seca. Tudo porque o Nuno nao tera' capacidade nem visao para jogar como um extremo ou avancado encostado 'a linha, como quiserem chamar, algo que o Derlei e o Simao poderao fazer. Se e' esta a ideia (ou mesmo o 4-3-3) entao mandamos embora um avancado que joga fixo na area...

Agora, o Benfica podera' sempre jogar em 4-4-2 directo, com o Rui Costa a transportador de jogo, o Petit ou o Katsouranis a trinco, o Simao 'a esquerda e o Paulo Jorge ou o Manu 'a direita, com o Nuno Gomes e o Derlei como avancados soltos, sem estarem presos na frente, puxando os centrais com eles e criando espacos na defesa contraria. O Nuno Gomes joga bem de costas para a baliza e o Derlei e' rapido, o que poderia criar situacoes de golo interessantes.

No entanto, vamos esperar para ver se e' mesmo o Derlei ou um outro rapaz qualquer que vem para o Benfica. Tudo isto e' especulacao ate' a nova estrela ser contratada.