origem
Eusébio +10: Acabe-se com a Taca

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Acabe-se com a Taca

Pronto, ja disse. Acho q deviamos definitivamente acabar com estas competicoes menores e sem graca q so servem para tornar o futebol bem mais aborrecido. Estou-me a referir 'a (futura) Taca da Liga, 'a Super-Taca, e 'a Taca de Portugal.

Dantes a Taca proporcionava espectaculos epicos com equipas de divisoes inferiores a fazer a vida negra aos primo-divisionarios. Ninguem saberia quem sao os Dragoes Sandinenses nao fora a sua outrora tendencia para eliminar equipas teoricamente superiores - eram os famosos TOMBA-GIGANTES. Nao so tinha imensa graca ve-los encher estadios por onde passavam como proporcionavam sempre festa de arromba. Era um gozo ve-los comemorar no final do jogo qual Campeoes Europeus. E havia sempre a estrela da equipa, normalmente seria um Carlitos ou Zezinho (qq coisa acabada em inho ou ito) ou entao um jovem com nome de craque dos anos 80 (Caniggia ou Futre), que invariavelmente ja estava a ser cobicado pelo Real Madrid e pelo Inter.

A Taca tambem tinha graca porque os tomba-gigantes so apareciam de vez em quando e normalmente os jogos davam direitos a grandes goleadas. Eu gostava muito de ir ver os jogos da Taca contra equipas menores porque nao so enchia a barriga de golos como via as nossas promessas a dar os seus primeiros passos. Lembro-me de um Benfica-Golega (seria Golega?) em q o Manuel Bento re-encontrava a equipa onde deu os primeiros passos, e perto do final do jogo (estariam uns 10 a 0) o Bento oferece um brinde (ate se desviou da bola) para oferecer uma prenda aos seus conterraneos. A Luz aplaudiu de pe.

Evidentemente o futebol moderno nao se compadece com estes sentimentalismos. O Benfica jogou a serio contra uma equipa da 3a divisao e cometeu a proeza de marcar 5 golos, dois deles do Kikin. Por falar no Kikin, q sorte tem ele de eu nao estar em Lisboa porque da proxima vez q ele imitasse uma aguia a voar enfiava-lhe logo um zagalote no lombo por causa da coisas. Quem e' q ele pensa q e' para imitar uma aguia a voar? O Chalana... o Simoes... o Simao... imitarem uma aguia ainda va. Mas o Kikin? Era chumbo #2 para se lembrar q nao passa de um pombo.

De resto, o costume... penaltis inventados, descontos interminaveis... mas os bons ganham sempre. nao tem graca. Acabem-se com estas competicoes menores q nao dao gloria nem dinheiro a ninguem e passemos a ir para o Dubai 2 vezes por mes ate ao estadio estar pago.

Benfica Esmaga!!!

PS - Q irritacao deve ser para os socios daquela laboriosa associacao "quaresma-'a-seleccao" quando o homem passa uma tarde dentro do bolso de um jogador da terceira divisao e ainda mostra q apesar de fazer maravilhas com a trivela nem um penalti marca com a parte de dentro do pe.

3 comentários:

Diogo disse...

O problema nao e' a competicao em si. Este fim de semana ouve taca em Inglaterra tambem. Na falta de bola na televisao um tipo ate' ve o Norwich City-Tamworth, que corresponderiam 'a nossa II Liga vs. distritais. Um jogo bem jogado, com rapidez, com as duas equipas a quererem ganhar. Deve ter custado muito ao Tamworth chegar 'a 4a ronda para levar uma sova do Norwich City. E mesmo assim, as equipas de topo (como o Liverpool, Chelsea ou Man U) jogam com as reservas as eliminatorias mais faceis ate' porque tem mais 3 ou 4 jogos nos proxios 6 ou 7 dias.

Agora, na mentalidade futeboleira tuga, um futebolista so' pode fazer um jogo por semana. Ou seja, quando o Oliveira do Bairro vai jogar com o Benfica o FS nao quer poupar os jogadores para ver se estes nao perdem o ritmo para continuar o campeonato. Resultado: o Oliveira do Bairro e' cilindrado nos primeiros 45 minutos, para garantir a elminatoria, e depois entrarao os rapazes que precisam de jogos nas pernas (Rui Costa, p.e.). Depois vamos para o Dubai bater em alemaes. Entretanto, de campeonato nada.

Se o Benfica tivesse que jogar ao domingo e 'a 4a todas as semanas, assim como o resto das equipas, a gestao de esforco e de plantel era feita de acordo com objectivos principais. Claro que o Benfica entra em tudo para ganhar. Mas se o campeonato e' a prioridade, entao de certeza que jogariam rapazolas novos a querer mostrar servico nos jogos das competicoes secundarias. E' o que acontece em Inglaterra. O Robben nao joga os jogos todos do Chelsea. Nem o Terry ou o Ronaldo. Jogam nas competicoes que o manager quiser assegurar ou considerar como mais importantes.

Outro ponto. Em eliminatorias em que entram equipas primo divisionarias, estas deveriam ser sempre visitantes. Eu percebo que os rapazes da Bairrada se tivessem deslumbrado ao entrar na Catedral. Entendo ainda que os campos das equipas de divisoes inferiores devem deixar muito a desejar. Mas e' tambem por aqui que passa a profissionalizacao (e voltamos ao assunto da exportacao do jogador portugues). Deveria ser obrigatorio um clube que jogue em campeonatos organizados pela federacao em ter um campo relvado pelo menos, com as medidas a serem iguais para todos (nao se admite que Benfica, lagartos e bimbos sejam os unicos a ter um campo com medidas normais). Ai sim, ver-se-ia um aumento da competitividade, apareceriam muitos mais Ronaldos, e os pequenos poderiam mais vezes criar surpresas.

Nao e' preciso acabar com a Taca. E' preciso e' fazer com que as competicoes secundarias tenham incentivos para os clubes grandes mas proporcionem aos pequenos feitos maiores (premio consideravel ao vencedor, por exemplo).

Se isso acontecer, ai sim teremos Taca a valer. E nao deixaremos de ter o Benfica a golear ou os bimbos a levarem na tromba.

Joao disse...

Diogo, bom comentario, mas estava sobretudo a ser ironico (mais uma vez) relegando para a normalidade o facto do campeao nacional ser batido por uma equipa da 3 divisao.

Nuno disse...

Vocês, não sei.
Mas eu ando a sentir-me mesmo atlético. E nem é de andar a treinar... mas que ando atlético... ando...

Benfica esmaga.