origem
Eusébio +10: Preocupacoes

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Preocupacoes

Este fim de semana ganhamos 3 pontos ao FCPorto, 2 ao Sporting, 3 ao Braga; vimos o Quaresma ser expulso (e a perder os proximos dois jogos), o melhor central do mundo a ser comido por um jogador do FCPorto B, o Jose Manuel (o unico jogador decente do Boavisto) impedido do jogador contra o Glorioso, e um momento hilariante de um avancado q em 10 anos nunca tentou sacar um penalti a estatelar-se no relvado depois de uma entrada a pes juntos de uma rajada de vento. Alem disso tivemos direito a duas assistencias do Maestro, a um golo (com direito a celebracao entusiasta) do Luisao, a 10 minutos de Mantorras, e a nova exibicao intermitente do Karagounis.

E mesmo assim eu consigo estar preocupado...

Isto do benfica ser uma equipa extremamente competitiva q consegue ganhar jogos quer jogando bem quer jogando mal deixa-me muitissimo constrangido. E' q eu estou habituado aquele Benfica 'a Benfica q procura jogar bem 'a bola mas a quem invariavelmente o azar ou as forcas do mal perseguem. Pois este fim de semana contra o Belenenses a jogar bem subido, abdicamos de jogar 'a bola e com o Simao a ponta de lanca foi chuto para a frente ate alguma coisa de bom acontencer. Um defesa central de 20 anos e um guarda redes de 45 trataram de facto q algo de bom acontecesse. Fomos pacientes e exploramos as fragilidades do adversario. Resumindo, ao contrario da tradicional abordagem "nos temos o equipamento mais bonito do mundo e como tal nem precisamos de suar para ganhar a quem quer q seja", optamos pela alternativa "estes gajos tem um buraco la atras, vamos mandar umas marradas ate escavacar com aquilo e ter muito juizinho para nao fazer borrada atras. " Assim foi, o Maestro procurou lancar o Simao e os outros 9 preocuparam-se em nao deixar o Belenenses jogar. Tenho a nitida sensacao q o fantasma do Trap veio passar o Inverno a Lisboa. E isso assusta-me. Tenho muitas duvidas q o meu sistema cardiovascular aguente outro campeonato igual ao de 2004-05.

Soltas:
  • Sabiam q o Derlei esta parado ha mais de 3 meses e que vem de uma lesao chata num joelho?
  • Estara o Benfica pronto para mudar para o 4-3-3 (Simao, Gomes, Derlei) ?
  • Ou o Derlei vem para suplente do Nuno Gomes e mantemos o 4-4-2?
  • Se o Derlei jogar fixo na frente ao lado do Nuno Gomes o q acontece ao Simao? vai para interior esquerdo fazer desarmes em carrinho?
  • Faltam 2 dias para fechar o mercado e continuamos com 2 centrais, um deles com quatro amarelos... nos nao precisamos de comprar um central, precisamos de 3!!!
  • O Beto nao foi para a 2a divisao espanhola e eu agradeco. sou um daqueles benfiquistas q raramente pode ver os jogos e q acredita piamente q o Beto ainda vai ser de alguma utilidade.
  • O Moretto tambem nao quiz ir para a 2a divisao espanhola. eu percebo e ate compreendo. aquilo nao e' para ele. eles la por espanha fartam-se de fazer remates 'a baliza e ate cruzamentos. no banco do benfica ele vai ter muito mais sucesso.
  • Pensava eu ha uns dias com os meus botoes q este campeonato esta a ser parco em arbitragens do alem. Bastou um jogador do FCPorto ser (muitissimo bem) expulso para um monte de almas caridosas mostrarem a sua indignacao. Curiosamente foram as mesmas almas caridosas q ha umas semanas encararam com perfeita normalidade um penalti caido do ceu ao minuto 94 dum jogo contra uma equipa da 3a divisao. No entanto registo com agrado a peculiaridade do nosso fantastico pais quando um suspeito de um caso de corrupcao desportiva se insurge verbalmente e exige a investigacao de outro suspeito no mesmo caso de corrupcao desportiva. eles la sabem com que linhas se cozem digo eu.
Para terminar, e o Nuno que me perdoe, mas eu consegui um furo exclusivo, tive acesso 'a cronica desta semana do MST e sem medo de violar o segredo de justica resolvi publicar um excerto no EUSEBIO+10:

"As forcas sulistas que mais uma vez passaram a semana a insinuir q o FCPorto do Jose Mourinho precisa de comprar arbitros para vencer o fraquissimo Estrela da Amadora voltaram a atacar. Consumada foi a condenacao publica atraves da podre imprensa desportiva lisboeta do dirigente q em cima dos seus ombros carrega a gloria que este mal agradecido pais se recusa a reconhecer. Os abutres, aqueles q supostamente sao pela verdade e justica e q no entanto foram eles sim apanhados em inumeras escutas telefonicas a solicitar os seus arbitros preferidos, nao perderam tempo. Atraves das forcas especiais comandados pela General Morgada e Capitao Elmano, lancaram-se num ataque feroz contra uma instituicao nobre e honrada simbolo de uma regiao de gente humilde, trabalhadora e contribuinte. O q se passou este fim de semana em Leiria foi o maior escandalo futebolistico q tive a oportunidade de assistir. Assistir nao, porque estive a cacar perdizes na Beira Baixa mas um amigo meu Benfiquista confessou-me a vergonha q sentiu face ao desenrolar dos acontecimentos. Primeiro, um penalti por assinalar contra o Leiria quando o Lizandro remata para a baliza vazia e um defensor Leiriense, em voo, faz uma defesa com os punhos para canto, q o estadio inteiro aplaudiu e so o arbitro se recusou a ver. Depois a inexplicavel expulsao do melhor jogador da Liga e do Sistema Solar. Estava o Quaresma a cobrir a bola, preparando-se para rodar sobre um adversario e num slalon alucinante passar por toda a equipa adversaria e marcar golo quando um jogador leiriense o pontapeia repetidamente por tras, esmurra-lhe os rins com uma violencia inconcebivel, faz-lhe uma gravata ao pescoco com a intencao clara de fracturar, insulta toda a sua familia e a honrada comunidade cigana residente em Portugal, puxa-lhe os calcoes e enfia-lhe dois dedo no anus. Quando o Quaresma, futuro titular e estrela da nossa seleccao nacional, q lutava entao estoicamente pela sua sobrevivencia, se vira para tras e faz suavemente uma caricia no queixo do adversario com o seu antebraco como quem diz "colega de profissao, por favor vamos honrar o espirito de fair-play e jogar com lealdade e alegria". As forcas sulistas no seu odio visceral ao FCPorto viram aqui uma tentativa de agressao por parte do maior artista futebolistico da actualidade e resolveram expulsa-lo do espectaculo para desespero de todos os verdadeiros adeptos da modalidade independente da cor clubistica. Condenado o espectaculo, fica ainda o registo do golo que ditou a derrota dos Dragoes. Para nao fugir 'a regra, um Leiriense depois de se lancar para o chao e arrancar uma falta motivo de gargalhadas para quem seguia o jogo em Marte, agride o melhor defesa central do mundo repetidamente no baixo ventre ate o deixar completamente inconsciente, podendo depois cabecear livrmente para o fundo da baliza do estupefacto Helton, titular incontestavel do escrete canarinho."

BENICA ESMAGA

11 comentários:

Joao disse...

entrementes o pinto e o reinaldo ja estao na judite... aposto q nao estao a discutir a performance do elmano...

Diogo disse...

por partes:

O Simao deve ter telefonado ao Trap. E o Trap deve ter-lhe dado nas orelhas pelo facto do grupo ter desaprendido algumas licoes. Nao interessa se temos holandeses, portugueses, alemaes ou espanhois 'a frente da equipa, a jogar em 4-4-2, 5-3-2, 1-2-3-4, ou qualquer outra combinacao numerica que componham uma tactica. O que interessa e' que se tem de ser matreiro e aproveitar os erros do adversario e as oportunidades do jogo. Assim, diria o Trap, se ganham campeonatos. Bem ou mal, tenho de concordar. Nao temos uma constelacao de estrelas Barcelonianas que nos permitam jogar em ataque continuado. Alem disso, tivemos a brilhante ideia do Jorge Jesus a querer ser irreverente ao jogar com a defesa no meio campo. So' temos de aproveitar. Que tenhamos muitas assim. Ha' jogos em que podemos dar 4-0 ao belenenses, ha' outros em que temos de nos contentar com um golo de diferenca. Mas que no fim sejamos campeoes.

Quanto aos nossos "rivais" (entre aspas porque nao ha' equipa que nos chegue aos calcanhares e nao tem o historial e a mistica do nosso clube):

1) Ler que o Alecsandro sentiu o toque e caiu e vir clamar inocencia por nao simular mergulhos e' o mesmo que ter a Britney Spears gravida a dizer que ainda e' virgem.

2) O Porto perder e' como chocolate: sabe sempre bem! Alem disso, ver o cigano expulso e' tipo chocolate coberto com fudge. Depois, saber que o MST e outros anormais que tal se vao mandar ao benfica, a espumar da boca, por saberem que a distancia pontual e' minima, e' como chocolate coberto com fudge e enfeitado com chocolate strips e Redi Whip! Ah que bem que sabe!!!


No fim de contas, estamos a 5 do Porto, estamos num momento de forma excelente, o Luisao vai aguentar os 4 amarelos ate' ao fim do campeonato, o Rui Costa vai acabar por ser o rei das assistencias so' jogando 45 minutos de cada vez em meia epoca, e o Mantorras vai ainda marcar uns 20 golos a jogar 10 minutos por cada 2 jogos.

A moral esta' elevada e ninguem nos pode parar.

ultimo ponto: o Derlei. Ja' sugeri que a provavel hipotese e' o Benfica apostar num 4-3-3 com o Petit e o Katsouranis a fecharem o meio campo, o Rui Costa a pintar o lindo quadro, Simao na esquerda, Derlei na direita e o Nuno sozinho la' na frente. Depois variacoes ao tema poderao ser feitas para aproveitar a velocidade do Derlei e do Simao.

Nuno disse...

O melhor jogador do sistema solar foi-se, e o resto é conversa. Como diz o Diogo, isto é como "chocolate coberto com fudge e enfeitado com chocolate strips e Redi Whip" - eu não sei o que é o Redi Whip, mas tenho a certeza que aquilo tudo vem servido num prato de cristal com desenho do Siza Vieira, e entregue pessoalmente pela Charlize Theron em vestido de noite.

Nuno disse...

Quase me esquecia.

BENFICA ESMAGA!!!!!!!!!!!

Joao disse...

Concordo com o 4-3-3. No entanto nao deixo de notar o papel perfeitamente extraterreste de alguns jogadores do plantel. para q e' q servem concretamente o Paulo Jorge, o Marco Ferreira, o Karyaka e o Manu? Da-me ideia q so terao oportunidade de jogar na eventualidade do plantel inteiro se lesionar e os juniores terem jogo no mesmo dia. Acho supreendente sobretudo o caso do Paulo Jorge q fez um inicio de epoca espectacular e de um momento para o outro saiu de circulacao. Nao se sabe q esteja lesionado ou castigado, por e simplesmente nao entra nas opcoes... acho incompreensivel.

De qualquer forma comeco-me a convencer q SE de facto o Derlei estiver minimamente em forma fisica q vai ser muito util. Tenho no entanto uma duvida, se o Benfica nao pagou nada pelo emprestimo, e se ele aceitou reduzir drasticamente o ordenado, porque e' q o Ninja nao voltou ao Porto q tambem gosta tanto de ir atras dos retornados e ate esta no mercado 'a procura de um ponta de lanca?

A noticia do dia e' o Pinto da Costa e o Reinaldo estarem na Judite. Para mim noticia sao os dias em q eles nao la estao... enfim... da-lhes Morgado!

Diogo, essa cena da Britney nao ser virgem estavas so a reinar nao estavas?

Joao disse...

Redi Whip e' a Angelina Jolie com lingerie encarnada equipada com um chicote.

Joao disse...

a resposta 'a minha pergunta em relacao ao Derlei esta no BlogdaBola: "Jorge Mendes já não é o empresário de top do FC Porto. Devido a vários factores ligados a interesses e questões de índole pessoal que têm esbarrado com algumas guerras do nosso futebol, o empresário mais conceituado cá do nosso burgo, tem sido afastado de alguns negócios lá para os lados do dragão. O podium é agora ocupado pelo argentino, Isidoro Gimenez o responsável pela vinda de Fucile, Mareque e Renteria e também de Andrés Madrid para o Braga e que me garantem que já tem, para mais tarde, lugar reservado no Olival.Até aqui tudo bem, não fora o caso de Isidoro Gimenez, viver na cidade do Porto num apartamento na Rua da Constituição cujo proprietário é… isso tudo: Reinaldo Teles"

Diogo disse...

joao, estava a reinar sim.

mas agora outra questao se levanta: o Manuel Fernandes renovou com o Benfica ate' 2011. Por mim tudo bem, ja' que e' um jogador decente. Mas o Everton nao o quer no fim da epoca de qualquer maneira? Nao vao pagar os ditos 9 milhoes de dolares? Nao percebi a jogada.

Como diz o Joao, admira-me o Derlei nao ter sido solicitado para ir para as Antas. Mas depois de ler os imbroglios representativos fica explicado. O que leva a crer que o Jorge Mendes tem melhores jogadores que o Isidro e que o Porto nao nos vai chatear a propor contratos ao Pellegrino ou ao Cirillo ou outros centrais que tenhamos em vista.

Mais uma nota: Concordo com o Joao quando diz que ir buscar um central e' curto. O Mourinho andou de candeias 'as avessas com o Abramovich por causa de reforcos e andava a jogar com o Paulo Ferreira a central, tal nao era a escassez de centrais. O mesmo se passa connosco: se o Luisao ve um amarelo no Bessa tenho a certeza que o Anderson se constipa. E la' teremos o Beto a entrar na equipa...

Mas concordo com a inutilidade de alguns dos nossos rapazes (os enunciados pelo Joao). So' mesmo quando estiver tudo com gripe e' que devem ter esperanca de jogar. O Manu faz um jogo decente e deve ficar tao borrado que fica encostado 10 jogos. O Paulo Jorge corre que se farta quando joga, mas algo me diz que deve ter so' um bocadinho mais de jeito para a bola que eu. O Karyaka e' uma incognita, sera' uma incognita, e partira' incognita: acho que nao pode joga a extremo mas a 10 ainda nao mostrou nada. O Karagounis e' um pastelao que apetece esbofetear. O Marco Ferreira ocupa espaco. Enfim... O emagrecimento do plantel tambem passa por colocar aqueles que nao sao titulares ou que nao fazem parte dos planos do FS... Alem de que se corta na folha salarial, algo de muito importante num clube que ainda tem dividas a pagar...

Joao disse...

bom, pregaste-me um susto... bem sei q tem dois filhos, anda na borga com a Paris e rapa-se la em baixo, mas dai ate nao ser virgem... fonix, temos q ter fe nos jovens de hoje em dia.

como diz o Bill Maher, o lema das jovens conservadoras personificadas pela Britney: "sorry but I am saving that from my husband, but you can still fuck me in the ass and come in my mouth if you would like."

Joao disse...

«Não prometo golos, prometo trabalho»

Camarada Derlei, caso tu nao saibas o benfica tem no seu plantel muitas vedetas de calibre do Petit e do Beto. Se a unica coisa q tu acrescentares e' trabalho no proximo inverno garanto-te q estas a amoxar no frio da siberia com 20 ex-soldados da uniao sovietica a pisarem-te os tornozelos. O nosso Nuno Gomes, nao tem mostrado grande afinidade pelos golos e o outro pequenino gorduchito anda sempre ou magoado ou zangado. Donde, tu comecas ja por mudar o discurso e dizer q nao so vais ser o melhor marcador da liga como vais bater o record de golos marcados com a nuca, barrica e cu, entendidos?

Diogo disse...

por acao isso e' das coisas que me causam nervos. Se o gajo fosse um trinco ainda percebia o discurso, dado que nessa posicao os golos aparecem muito de vez em quando (embora o Katsoranis ja' tenha uns 3 ou 4) e e' uma posicao que representa trabalho (dai a expressao de "carregador de pianos" por vezes rotula os medios defensivos ou de cariz mais defensivo -- vide Pirlo, Manuel Fernandes, Tiago, Petit ou Maniche). Agora um ponta de lanca nao prometer golos e' estar a desculpar-se para a ma forma que se prepara para apresentar. Fazia-nos falta o Argel por duas razoes: (1) Mandava uns berros ao Miccoli para ele comecar a correr e a transpirar para perder peso ou mandava-se ao rapazito e (2) espetava uma chapada no Derlei por cada 10 minutos em que nao marcasse um golo. A ver se os rapazes nao andavam motivados.